Enquanto estamos aqui no Brasil sonhando com a cidadania italiana, que tal conhecer a Itália por meio de filmes inspiradores

Não é segredo para ninguém que o processo de cidadania italiana pode levar alguns anos. Nesse meio tempo é comum imaginarmos como seria conhecer a Itália e estar no país dos nossos familiares.

Mesmo que você já conheça o país, os filmes tecem uma visão poética e diferente daquelas que normalmente elaboramos.

O olhar de um artista pode ter muito a acrescentar. Conhecer a Itália por meio de filmes clássicos e inspiradores pode ser uma ótima fonte de inspiração para alimentar todos os sonhos que desejamos realizar quando o passaporte vermelhinho chegar.

Pensando nisso, fizemos uma curadoria de ótimos filmes que podem ajudar você a conhecer a Itália por meio de histórias contadas por aclamados diretores do cinema e, de quebra, se imaginar no país dos seus antecedentes.

1 – Viagem à Itália (1954)

Dirigido pelo aclamado Roberto Rossellini, Viagem à Itália conta a história do casal de ingleses Catherine (Ingrid Bergman) e Alexander Joyce (George Sanders) que viaja para Nápoles, na Itália, com o objetivo de vender uma propriedade que eles herdaram. O relacionamento começa a esfriar e a tensão entre os dois cresce cada vez mais.

Catherine entra numa jornada nostálgica ao se lembrar de um poeta que a amava e morreu na guerra. A memória dele supre a falta de romance em seu dia-a-dia. Ela começa a percorrer os museus de Nápoles e Pompéia, imergindo-se no fascínio que os habitantes da cidade tinham pelos mortos.

Alexander vaga pela ilha de Capri, flertando com mulheres, mas sem se envolver com nenhuma. Entretanto, todas essas experiências fazem com que eles acabem redescobrindo o verdadeiro sentido do amor que há entre eles. Tudo isso, permeado por imagens panorâmicas e exuberantes da ilhota.

Assista ao trailer CLICANDO AQUI

2 – O Carteiro e o poeta (1994)

Dirigido por Michael Radford e Massimo Troisi, ambienta o exílio de Neruda em uma pequena ilha de pescadores na Itália. Com a chegada do poeta, as correspondências começam a se acumular no modesto serviço de correios local e, assim, um novo carteiro, Mario Ruoppolo, precisou ser contratado para entregar as cartas a Neruda.

O filme conta a história de Mario, um ilhéu que antes de trabalhar como carteiro, sua única opção era ser pescador. O filme nos mostra como coisas simples podem ser fontes das poesias mais elaboradas. E isso se torna evidente nas imagens da costa italiana que nos transporta diretamente para a ilhota de pescadores italianos.

Assista ao trailer:

3 – Sob o Sol da Toscana (2003)

Quando Frances Mayes (Diane Lane) descobre que seu marido a está traindo por um escritor a quem ela deu uma crítica ruim, sua vida vira de cabeça para baixo. Na tentativa de tirá-la de uma depressão profunda, sua melhor amiga, Patti (Sandra Oh), incentiva Frances a fazer um tour pela Itália.

Durante a viagem, a nova divorciada decide impulsivamente comprar uma villa rural na Toscana e luta para recomeçar sua vida em meio a personagens locais. O filme é um convite a uma viagem por uma das regiões mais bonitas da Itália, Toscana. Nos mostra como podemos conhecer a Itália através das lentes de criativos e inspirados realizadores de cinema.

Assista ao trailer:

4 – Para Roma, com Amor (2012)

O filme, escrito e dirigido por Woody Allen, se passa em Roma com paisagens da capital. Trata-se de um poético apelo para quem deseja conhecer a Itália através dos filmes. A capital italiana é o cenário para quatro histórias que reúnem romances e aventuras dos visitantes e residentes da cidade milenar. Estranhas situações não terminam exatamente como se esperava.

As tramas são sobre um conhecido arquiteto americano revivendo sua juventude, um romano de classe média que de repente se tornou a maior celebridade de Roma, um jovem casal que se encontra em encontros românticos separados e um diretor de ópera americano, que quer colocar um agente funerário cantando no palco. Alec Baldwin e Penelope Cruz estão entre as estrelas do filme.

Assista ao trailer: