Comentamos mais cedo neste ano, aqui mesmo no blog, que a Itália tinha passado à União Europeia alguns relatórios que muito dificilmente se concretizariam em relação ao crescimento do PIB interno e afins, demonstrando tempos difíceis para a economia italiana. Mas, não é que o país da bota realmente tinha algumas cartas na manga? Veja mais detalhes sobre isso.

Ainda que no ano de 2018 a Itália tenha se mostrado um país de pouca presença comercial no bloco da União Europeia, quer seja por importações ou exportações, esse cenário parece estar mudando. Ao menos, é isso que demonstram os dados passados por seus economistas, com relação aos dados do começo desse ano.

À que se deu esse fôlego? Às exportações que o país fez nesse primeiro trimestre de 2019, que se conclui agora no mês de Maio. O PIB chegou a crescer 0,2% já nesses primeiros 4 meses do ano, em relação ao mesmo período de 2018! Um belo de um resultado ein?

A SAÍDA DA RECESSÃO TÉCNICA E A VOLTA AO JOGO PARA A ECONOMIA ITALIANA!

A Istat (Instituto Nacional de Estatística italiana), ao apresentar esses dados, levanta uma grande possibilidade de que a economia italiana tenha saído da recessão técnica, que é caracterizada pelos dois trimestres consecutivos de queda de PIB, tendo voltado a crescer!

Os dados do mercado de trabalho e da taxa de desemprego também chamam a atenção de nossos olhos. A taxa de pessoas sem ocupação caiu a 10,2% em Março, sendo mais um reflexo de que a economia italiana está sim respirando e se mostrando cada vez mais vívida.

SERIA ESSE UM REFLEXO DAS MEDIDAS SOCIAIS?

Também já comentamos aqui no blog sobre as últimas medidas que a Itália tem tomado para com os seus cidadãos. Uma delas, a “Renda Cidadã”, que foi um programa destinado a 5 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza na Itália, e que propõe aos mesmos um valor de 780 euros por mês para cada cidadão, durante um período de 18 meses.

Os beneficiários, nesse período, não poderão recusar mais de duas ofertas de trabalho.

E VOCÊ, TEM ACOMPANHADO AS MOVIMENTAÇÕES DA ITÁLIA?

Ter dupla cidadania é isso: estar sempre antenado nas notícias que acontecem tanto no Brasil quanto na Itália, afinal, somos cidadãos de ambas as pátrias. Quando o assunto é manter-se informado das movimentações italianas, quer sejam econômicas, culturais ou administrativas, sabe que pode contar conosco da Cidadania4u, certo?

E não somente isso. Lembre sempre que somos uma assessoria especializada em atender tanto cidadãos brasileiros que estejam em busca do reconhecimento de suas origens italianas, assim como, os que já têm a cidadania reconhecida e estão com problemas no lidar burocrático frente à comune.

Fale conosco no contato@cidadania4u.com.br e veja em detalhes como nossa equipe de especialistas pode te ajudar!

Faça um orçamento sem nenhum tipo de compromisso conosco! Nos conte o que precisa e diremos como podemos te ajudar 😛

Nos falamos em breve!

Um grande abraço e até mais!