Os consulados italianos no Brasil são conhecidos, quer seja por seus sistemas burocráticos de difícil compreensão, ou mesmo por suas longas filas de espera. Muitas vezes em nossos e-mails de contato recebemos perguntas como: é necessário esperar a fila do consulado? As vagas estão mesmo sendo liberadas? O consulado realmente está atendendo? E para responder essas questões de uma vez por todas, criamos o presente artigo!

O tempo médio de espera nas filas dos consulados Italianos no Brasil é conhecidamente de uma década. Se você ainda não sabia disso: pode respirar. Realmente é chocante, mas algumas pessoas podem ser chamadas em um tempo um pouco menor a depender do consulado que optam por aplicar seu processo.

Mas e porque as filas dos consulados são diferentes? O que faz uns serem diferentes dos outros?

Bem, de acordo com os próprios consulados, isso vem em decorrência da disparidade entre o número de pedidos de reconhecimento da cidadania frente ao número de funcionários existentes.

Lembramos que, além de trabalhar com o reconhecimento da cidadania de cidadãos italianos aqui do Brasil, os consulados ainda trabalham com:

  • Agendamentos de Passaportes;
  • Tabelionato;
  • Vistos;
  • Votos no exterior;
  • Patenti (carteira de motorista italiana);
  • Serviço Militar;
  • Manutenção do Registro Civil;
  • Adoções;
  • Assistência Penal;
  • Cadastro;
  • Auxílio nos Estudos;
  • Legalizações;
  • Pensões;
  • Outros.

Para um pessoal pequeno, isso realmente pode ser um pouco caótico, ainda mais em regiões onde a demanda é maior, fruto de uma maior concentração de descendentes de italianos, como é o caso do Sul e do Sudeste.

Posso, então, procurar o consulado mais rápido para reconhecer minha cidadania?

Infelizmente não, já que tal pedido estaria em desacordo com as regras consulares, restando, muitas vezes, esperar na fila do consulado. Se você pretende reconhecer sua cidadania italiana no Brasil e por intermédio de um consulado, este deve ser o consulado italiano encarregado por atender o Estado onde você mora.

Para saber qual o consulado responsável pela sua região, clique aqui e será redirecionado para o site da Embaixada Italiana. (:

Como solicitar sua cidadania por meio do consulado italiano?

Bem, para isso, será necessário entrar na fila da cidadania italiana, que necessita do preenchimento do requerimento, assim como o envio por carta registrada com aviso de recebimento. Alguns meses depois, o nome entra na lista de espera, a qual você deverá sempre estar consultando para saber em que passo está e não perder sua vez.

Existem outros meios que sejam menos demorados?

Com certeza! Se estava procurando o momento que lhe acalmávamos e dizíamos que você NÃO precisa esperar a fila do consulado: acabou de encontrar! E a Cidadania4u pode te ajudar nisso.

Estamos falando do Processo Judicial, que acontece com o auxílio de um advogado na Itália, após a preparação de todas as certidões. Os requerentes da ação judicial não precisam viajar à Itália, se é isso que você está pensando. O Advogado Italiano, por meio de uma procuração, pode representar os interessados na causa e dar prosseguimento ao seu protocolo sem problemas.

A média da ação judicial é entre 12 e 24 meses, quer seja por via materna ou para casos comuns. Então, se você quer um processo mais rápido, que tal estudar a possibilidade de entrar com um processo de reconhecimento por via jurídica?

CONTE COM A CIDADANIA4U PARA TE AJUDAR

Como sempre falamos aqui no blog, estamos aqui exatamente para te ajudar e para fazer com que sua experiência no lidar com o Consulado Italiano seja sempre a melhor possível, mesmo com as extensas filas da cidadania. Então, se você tem interesse em reconhecer sua cidadania italiana, fale conosco através do contato@cidadania4u.com.br. Nossa equipe de profissionais ficará feliz em receber o seu contato e analisará seu caso concreto com afinco!

Estamos esperando seu e-mail desde já!

Se quiser aprender ainda mais sobre os processos de reconhecimento, manutenção e outros pontos da Cidadania Italiana, dê uma passadinha em nosso blog! Estamos certos de que vai gostar do que você vai ler 😛