Que as relações de consumo estão se modificando já está muito claro. Não precisamos mais ligar para restaurantes para solicitar comida, tampouco ir à festas para conhecer possíveis parceiros. Uma coisa que está mudando também é a forma com que as pessoas alugam casas. Como o aluguel no AirBnb influencia na burocracia italiana?

Morar em AirBnbs é mais uma novidade trazida pelas mãos dos chamados Millenials. Estes que têm remodelado mercados inteiros, acabam de tornar a sonhada “vida em hotel” muito mais acessível e prática. A dúvida que fica é: as autoridades e as formalidades burocráticas conseguem acompanhar toda essa inovação? É possível solicitar a cidadania italiana morando em um AirBnb?

Bem, pelo que temos visto, a resposta é sim! Para regularizar sua situação, caso você venha a morar em um AirBnb, precisará apenas seguir alguns passos práticos que deixaremos expostos logo abaixo! (:

REGULARIZANDO A RESIDÊNCIA EM AIRBNB

Se regularizar a residência em casas alugadas da forma convencional já é de difícil processo, imagina só em se falando de AirBnbs. Por isso, veja só este compilado de informações indispensáveis à esse processo que nós, da Cidadania4u, separamos pra você:

  • CONFERIR REGISTRO: Muitas cidades da Itália, assim como muitos proprietários de imóveis, preferem tornar suas casas (quando usadas para fins comerciais) imóveis turísticos, e não residenciais. O primeiro passo que você deve dar é conversar com o proprietário do AirBnb para saber se a residência está registrada como residencial;
  • REGISTRO: Essa primeira informação dada, é necessário saber se o proprietário do Airbnb onde você possui residência se importa de ir ao Anagrafe fazer o pedido de sua residência. A lei italiana põe como requisito que os estrangeiros sejam registrados junto à polícia local, que informem os dados pedidos e que filie-se ao italiano que lhe cederá residência;
  • SOLICITAÇÃO DA CIDADANIA: Junto ao proprietário, vá ao Comune e dê entrada em seu pedido de cidadania com o oficial. Lá, você informará sua residência e preencherá o seu formulário de Anagrafe. O proprietário deverá assinar e um protocolo será emitido a respeito do feito;
  • AGUARDO DO VIGILE: Vigile é o personagem das forças públicas que fará uma visita à sua residência, comprovando que é lá que você vive. Com essa visita, você deverá assinar um termo e com isso, pode considerar seu pedido de cidadania devidamente protocolado.

Morar em AirBnbs é uma experiência incrível, você imerge na cultura local, pode realmente se sentir vivendo a vida de alguém que se vê imerso naquela sociedade, além de ter a oportunidade de conhecer novas pessoas.

Quer seja um imóvel completo ou mesmo um quarto, procure ser sempre gentil e prestativo, a fim de fazer a devida manutenção do aluguel por todo o curso de seu processo!

Isso feito, é realmente só esperar tudo correr como o planejado. Lembrando que, caso receba uma negativa lá no primeiro ponto, e o seu host não queira te ajudar no processo, procure não forçar a barra.

Ainda que isso seja desestimulante, não desista! Saiba entender o Não recebido e procure outros imóveis que possam te ajudar!

CONTE COM A CIDADANIA4U SE PRECISAR DE AJUDA!

Como deu pra perceber, o processo lá na Itália muitas vezes pode trazer consigo complicações acessórias que no Brasil não temos de encarar. Além disso, com o Decreto Salvini, o tempo de espera se torna relativamente equiparável!

Caso queira saber mais detalhes sobre como a Cidadania4u pode te ajudar na prestação de serviços consulares, fale conosco no contato@prenota4u.com.br que te ajudamos!

Estamos aguardando seu contato, ok? (:

Até breve!

 

Photo by Sorin Popovich on Foter.com / CC BY-NC-SA