O AIRE é um cadastro para italianos que residem fora da Itália, sendo italiano nato ou reconhecido, é necessário manter este registro atualizado para usufruir dos seus direitos de cidadão italiano. O registro no consulado é online e através do portal FAST IT (https://serviziconsolarionline.esteri.it/ScoFE/index.sco), e deve ser feito no consulado de acordo com a sua circunscrição consular.

Você deve estar se perguntando o que é uma circunscrição consular… a circunscrição são os estados atendidos por cada consulado (o que no Brasil não corresponde a nossa divisão estadual) e hoje funciona assim:

  • A Embaixada da Itália, com sede em Brasília atende os estados: Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal;
  • O Consulado de São Paulo atende os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e São Paulo;
  • O consulado de Curitiba atende os estados do Paraná e Santa Catarina;
  • O consulado do Rio de Janeiro, atende o Rio e o Espírito Santo também em algumas questões;
  • O consulado de Recife atende: Bahia, Piauí, Ceará, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte;
  • O consulado de Porto Alegre atende o estado do Rio Grande do Sul;
  • O Consulado de Belo Horizonte atende o estado de Minas Gerais

Ou seja, a inscrição online pelo portal FAST IT (https://serviziconsolarionline.esteri.it/ScoFE/index.sco) deve ser direcionada ao consulado de acordo com o estado de residência do cidadão italiano. 

Caso você more fora do Brasil e queira saber qual é o consulado que te atende, o Portal Fast It pode te ajudar, o link é esse aqui: https://serviziconsolarionline.esteri.it/ScoFE/services/category-info.sco?categoryId=1&cid=2356493

O que é AIRE

A sigla AIRE, em italiano significa: Anagrafe Degli Italiani Residenti all’Estero que em tradução livre significa cadastro dos italianos residentes no exterior, neste cadastro estão presentes algumas informações sobre este cidadão italiano, tais como: local de residência, núcleo familiar, estado civil etc. 

Como se cadastrar no AIRE?

O cadastro é feito via portal consular (FAST IT https://serviziconsolarionline.esteri.it/). É necessário se registrar no site, e então solicitar o registro do AIRE na circunscrição competente de acordo com a sua residência.

Alguns documentos de identificação em formato exigido pelo portal devem ser apresentados, caso os documentos não estejam de acordo com o exigido, o registro é negado e deverá ser refeito.

Além dos documentos de identificação, comprovantes de residência específicos são solicitados por cada um dos consulados. O upload de toda documentação, em um tamanho específico é feito no próprio site.

Cadastro no AIRE no consulado italiano

Ao final do procedimento online, o pedido de registro será encaminhado ao consulado, onde um operador será designado para fazer o processo de registro e encaminhará a informação ao comune na Itália. Após o registro ser informado, o status ‘registrado no AIRE’ é obtido e a solicitação finalizada.

O serviço não é automático, pois uma série de etapas devem ser cumpridas, o portal disponibiliza as atualizações à medida que as etapas vão sendo cumpridas.

O prazo que os consulados têm para as inscrições e atualizações (quando não há mudança de consulado, mas somente uma alteração de endereço por exemplo) é de 180 dias, prazo nem sempre respeitado, sendo necessário constante contato com o consulado responsável para o cumprimento do processo.

São muitos detalhes a serem considerados para a inscrição de AIRE, caso você precise de ajuda, entre em contato conosco! Temos especialistas em AIRE prontos para te ajudar com toda a burocracia envolvida, para que você mantenha sua cidadania em dia com transparência, conforto e segurança. A burocracia é nossa, a cidadania é sua.