Ufa! O aumento na taxa da cidadania italiana foi cancelado e nós já conseguimos ouvir fogos de artifício explodindo no céu aqui da sede da Cidadania4u. É com muita alegria que estamos aqui para te passar essa informação. Essa taxa que estava prevista para a Lei Orçamentária de 2020 teria sido cancelada ainda esse mês de dezembro, de acordo com Marina Sereni, do Partido Democrático.

Ela, que é a Vice-Ministra das Relações Exteriores da Itália, ressaltou que “Já damos por certo que o aumento da taxa será cancelado” […] “Fizemos um aprofundamento como Farnesina (que é o Ministério das Relações Exteriores) e aquela hipótese não é realista”.

A proposta, como falamos aqui no blog da Cidadania4u previamente, evocou diversas críticas da população oriundi, principalmente aqui do Brasil, onde estes são ainda mais facilmente encontrados que em outras áreas do mundo.

UMA PENALIDADE IMPOSTA AOS DESCENDENTES DE ITALIANOS

O aumento, que seria de 100%, tornaria a taxa inacessível para muitas pessoas, e como a própria Vice-Chanceler disse em uma entrevista à Ansa Brasil, o reajuste proposto seria uma penalização excessiva aos italianos que buscam o reconhecimento da cidadania. Isso, em fato, não seria realista, tampouco justo para os cidadãos italianos.

O que mais choca é que esse reajuste de 100% seria 5 vezes maior que os outros aumentos que a lei orçamentária instituirá, já que a taxa de revisão será, como um todo, de apenas 20%.

O projeto como um todo está tramitando atualmente na Comissão de Orçamento do Senado, e precisará ser aprovado pelos dois ramos do Parlamento.

A todos nós cidadãos italianos, principalmente para aqueles que ainda não reconheceram a cidadania, resta-nos as comemorações! Afinal de contas, estamos certos de que o governo italiano percebe a nossa existência e cria as regulamentações de forma a nos deixar mais confortáveis.

A CIDADANIA ITALIANA CONTINUARÁ DA MESMA FORMA!

Agora que estamos começando um novo ciclo em 2020, já devemos inclusive nos preparar para os próximos rumores de mudanças na cidadania italiana. Passamos 2019 com pequenas e simples alterações nos sistemas consulares, assim como no funcionamento da concessão da cidadania italiana.

Torçamos para que, em 2020, se ocorrerem alterações na Cidadania italiana como um todo, que estas mudanças sejam para melhor, como um aprimoramento dos serviços, que o atendimento seja mais célere e que os prazos sejam mais reduzidos.

De uma forma ou de outra, você sabe que sempre pode contar com a Cidadania4u, certo? Capaz de te prestar a melhor assessoria possível, a Cidadania4u é reconhecida por sua eficiência e transparência, e convida você para uma troca de e-mails no contato@cidadania4u.com.br, onde poderemos explicar melhor como funcionam os nossos serviços.

Esperamos o seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até breve.