Acontecendo na Casa Fiat até o dia 1º de Março, teremos uma exposição sobre a imigração italiana, explicando um pouco sobre os fluxos migratórios da comunidade para o Brasil e a Argentina. Quer você seja cidadão italiano ou não, recomendamos fortemente que participe desse evento único e super enriquecedor. Entenda mais sobre o mesmo no texto abaixo.

A Exposição Percorsi Italiani conta os 120 anos de história italiana aqui na América do Sul. Tudo, compilado dentro da Casa Fiat de Cultura. Vemos detalhes que refazem os caminhos percorridos por italianos desde 1899. Lá, será possível entrar em contato com objetos históricos, vídeos e mais de 100 imagens capazes de teletransportar os presentes para o passado, quando os italianos começavam a fundar as colônias.

Tendo a curadoria da jornalista e historiadora Cinthia Reis, a Exposição destaca os momentos que marcaram a travessia dos italianos para o Brasil e para a Argentina. Recontando a formação da persona desses dois países, assim como, da chegada dos italianos cheios de sonhos.

RECONHECENDO A PAIXÃO, AFETO E CORAGEM DE NOSSOS ANCESTRAIS

Nessa exposição, vemos a história da Fiat, assim como a dos milhares de italianos que resolveram deixar sua terra natal, em busca de uma nova vida aqui na América do Sul. ‘Percorsi Italiani’ descreve todo o percurso, repleto de idas e vindas, cultura e esforço, capazes de fazer com que a nossa cultura hoje, se tornasse o que é.

Sendo uma realização da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania e da Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Centro Storico FIAT e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Museu Histórico Abílio Barreto, e apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e do Governo de Minas Gerais, podemos ter a certeza que o evento será um grande sucesso.

Alguns dos destaques da mostra são: a Bola do Palestra Italia (Cruzeiro), time fundado por imigrantes italianos lá em 1921; um livro de registro de entradas de imigrantes em Belo Horizonte; reproduções de pôsteres publicitários da Fiat, produzidos por renomados artistas do passado e no presente; um desenho original datado de 1909; um dos últimos quadros de Amadeo Luciano Lorenzato; um Fiat 147, lançado em 1979; uma foto de Minas Horizontina, primeira nascida na capital mineira e descendente de italianos; entre outros artefatos.

SE VOCÊ MORA EM BELO HORIZONTE – NÃO PERCA ESSA EXPOSIÇÃO

Conhecer sobre nosso passado é essencial, principalmente para que saibamos mais detalhes sobre nossas possibilidades para o futuro. Quando falamos sobre a ancestralidade italiana, estamos falando sobre uma série de direitos que podem ajudar tanto em oportunidades profissionais quanto na qualidade de vida como um todo.

Ao reconhecer a ascendência italiana, temos a possibilidade de usufruir do terceiro passaporte mais forte de todo o mundo, podemos morar na Europa, conseguir empregos em grandes multinacionais, e assim por diante.

Se você tem cidadania italiana, ou se vem de uma família de italianos, entre em contato com nossa equipe aqui da Cidadania4u. Somos especialistas em assessorar descendentes no processo de reconhecimento da cidadania italiana em Belo Horizonte.

Fale com um de nossos atendentes no contato@cidadania4u.com.br e receba em detalhes a explicação de como o nosso serviço é prestado. Estamos ansiosos em receber um e-mail contando sua história em nossa caixa de entrada.

Nos falamos em breve, ok? Um grandíssimo abraço e até mais (: