Se você tem descendência italiana, quer viajar com mais tranquilidade e ter mais oportunidades na sua vida, você precisa conhecer os benefícios do Passaporte Europeu. Esse documento tem sido cada vez mais procurado por pessoas brasileiras com dupla nacionalidade.

Entre 2017 e 2018, mais de 100 mil brasileiros conseguiram esse benefício através da cidadania portuguesa, e outros incríveis 300 mil, da italiana. No entanto, não são apenas esses países que possibilitam a retirada desse passaporte.

Todos os países que pertencem à União Europeia compartilham dos benefícios do passaporte europeu. Ou seja, tirando a dupla cidadania de qualquer país da União Europeia, você já terá direito a solicitar o passaporte europeu e usufruir de todas as vantagens que ele tem a oferecer. E olha que não são poucas!

Muitos brasileiros, quando conseguem esse item passam a não usar o passaporte brasileiro em viagens. Isso porque, a dupla cidadania traz uma série de vantagens tanto para os estudantes que querem fazer intercambio, até para trabalhadores que resolveram mudar de vida e trabalhar no Exterior, em busca de melhores oportunidades.

Nesse artigo você ficará por dentro de todos os benefícios do Passaporte Europeu, e ainda aprenderá como obtê-lo. Confira todos os benefícios agora mesmo e não deixe de aproveitar nenhum deles!

BENEFÍCIOS DE TER O PASSAPORTE EUROPEU

Muitas pessoas têm buscado obter esse documento porque são vários os benefícios que o passaporte europeu pode proporcionar. Se você gosta de viajar ou está pensando em mudar completamente de vida, esse item vai facilitar tudo isso, vê só abaixo algumas das várias vantagens de reconhecer sua cidadania italiana e emitir o passaporte europeu:

  • More em qualquer país da Europa

Com o passaporte europeu, você tem direito de morar em qualquer país da União Europeia sem a necessidade de visto. Digamos que a sua dupla cidadania seja italiana, então este documento (o passaporte) lhe garante uma autorização para morar não só na Itália, mas em qualquer outro país da União Europeia.

Além de não necessitar de visto, você também tem menos burocracia para alugar ou até comprar um imóvel. Até mesmo financiamentos você poderá fazer para ter uma residência nesses países.

  • Tratamento médico

Um dos benefícios do Passaporte Europeu é que você pode usufruir dos sistemas públicos de saúde dos países da união europeia sem qualquer complicação. Alguns, inclusive, são considerados os melhores do mundo, como é o caso da Suécia e da Inglaterra.

Já falamos aqui no Blog do Cidadania4u como o sistema público de saúde da Itália foi considerado recentemente como um dos melhores do mundo.

  • Trabalhar

Outro benefício do Passaporte Europeu é que você pode trabalhar nos países europeus sem a necessidade de um visto próprio para isso. Quem já tentou atuar fora sabe que a burocracia para ter um visto de trabalho é muito grande.

Mas, com o passaporte europeu isso não acontece. Como você é considerado um cidadão europeu, a burocracia é bem menor, o que faz com que as oportunidades de trabalho sejam ainda maiores.

  • Menos tempo na entrada na Europa

Sabemos que a fila da imigração é sempre uma lentidão imensa para os brasileiros. Um dos benefícios do Passaporte Europeu é que, ao invés de ir na fila destinada ao Brasil ou estrangeiros, você pode ir diretamente na de cidadãos europeus que é bem mais rápida.

Mas é importante ressaltar que o ideal é que você use esse artifício fora do Brasil. No Brasil, é recomendado que você faça uso do passaporte nacional ou da carteira de identidade brasileira.

  • Estenda a sua viagem sem qualquer problema

Você viajou para a Itália, mas bateu aquela vontade de fazer uma visita a Portugal? Não se preocupe, com o passaporte europeu você também pode transitar entre os países da União Europeia sem qualquer tipo de problema.

Em todos eles basta apresentar o documento junto com o RG, para ter acesso ao país desejado sem maiores problemas. Nada de ter que solicitar mais vistos e tudo mais. Basta comprar a passagem para o destino desejado e aproveitar. Afinal de contas, você é um cidadão europeu!

  • Sem período máximo

A grande maioria dos países estabelece um período máximo que os estrangeiros podem ficar no local. Um dos benefícios do Passaporte Europeu é que você é considerado um cidadão europeu, ou seja, esse tipo de burocracia não se aplica.

Como não há necessidade de visto ou qualquer outro tipo de documento do gênero, você pode viajar sem se preocupar com o prazo para regressar para o Brasil.

É importante lembrar que, dependendo de quanto tempo você vai passar fora, é necessário organizar a sua declaração de imposto de renda aqui no Brasil.

Esses são apenas alguns dos benefícios do Passaporte Europeu. Mais do que uma forma de facilitar as suas viagens, esse documento te abrirá um novo mar de oportunidades. Nos próximos tópicos você vai descobrir como estudar e viajar pelos países da União Europeia se tornará mais fácil.

 ESTUDAR NA ITÁLIA COM PASSAPORTE EUROPEU

Resultado de imagem para universidade de bolonha

Imagine estudar de graça, em algumas das melhores instituições de ensino do mundo? Pois esse é um dos benefícios do Passaporte Europeu. Com ele, você pode estudar na Itália, em diversas faculdades e universidades públicas.

Isso porque, ao ter esse documento você é considerado um cidadão europeu e, por consequência, pode usufruir de todos os direitos destinados a quem possui cidadania europeia. Além da possibilidade de estudar de forma gratuita, você ainda pode solicitar bolsas e até mesmo financiamento universitário.

Em algumas instituições de ensino da Itália, você pode conseguir descontos de até 50%. Ou, ainda, entrar em programas de incentivo para receber ajuda de custo para estudar no país. Dessa forma poderá estudar e ainda receber uma quantia em dinheiro, para garantir a conclusão do curso sem sufoco.

Tudo isso sem precisar de um visto específico de estudante, que, assim como o de trabalho, é extremamente burocrático para conseguir. O passaporte facilita e muito a vida de quem sonha em estudar na Europa.

Esse é um dos continentes mais visados quando o assunto é educação, em razão da qualidade de ensino. Os professores são altamente qualificados, os métodos de sala de aula funcionam e são testados com frequência. Sem falar que ter um diploma no exterior, por si só, já é uma grande vantagem.

Então, se você quer dar um up no seu currículo ou fazer uma faculdade que te ajude a ampliar os horizontes, ter o passaporte europeu é uma grande vantagem.

VIAJAR COM PASSAPORTE EUROPEU

Apesar de todos os benefícios do Passaporte Europeu citados acima, viajar é de longe um dos melhores. Isso porque, você tem uma série de facilidades que irão tornar a sua experiência ainda mais tranquila.

Uma delas é o fato de você poder viajar para qualquer país da União Europeia apenas com o seu passaporte europeu e RG. Nada de perder tempo e se estressar com o processo de retirada de visto.

Como você é considerado cidadão europeu, toda essa burocracia cai por terra. Além disso, você também pode pegar as filas de cidadãos europeus nos aeroportos e alfândegas.

Mais um dos benefícios do Passaporte Europeu relacionados a viagem, é que alguns países fora da União Europeia também podem aceitar a entrada de cidadãos europeus sem a necessidade do visto, como é o caso do Canadá, Estados Unidos e Japão.

Isso mesmo! Você pode viajar até mesmo para a terra do “Tio Sam” sem esquentar a cabeça com a retirada dos vistos. Basta ter em mãos o seu passaporte europeu e o seu RG.

Muitas pessoas solicitam e só viajam com esse documento justamente por conta da facilidade de viajar. A burocracia é bem menor, e você consegue ter uma viagem mais tranquila e plena.

COMO OBTER O PASSAPORTE EUROPEU

Para obter o Passaporte Europeu, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se você tem ascendentes de algum país Europeu. Você pode fazer essa verificação analisando a sua linhagem (que seria a conhecida Pesquisa Genealógica).

Em alguns países da União Europeia, não é necessário que você tenha filiação direta com um cidadão europeu, ou seja, ser filho de alguém que morou lá. Na Itália, por exemplo, eles aceitam que qualquer antepassado possa transmitir a cidadania, quer seja seu pai, avô, bisavô e assim por diante.

Confirmada a sua ascendência italiana (ou de outros países da União Europeia), é necessário dar entrada ao processo de dupla cidadania. Esse procedimento costuma demorar um pouco, principalmente levando em conta o tipo de cidadania que está sendo solicitada, e o consulado no qual você está dando entrada.

Os Consulados Europeus em São Paulo, por exemplo, têm uma demanda muito alta de pedidos, o que acaba fazendo que um processo dure até mesmo anos. Mas, não é preciso se desesperar, pois a cada dia que passa, novas parcerias entre o Brasil e os países da União Europeia têm surgido para facilitar a dupla cidadania. Falamos aqui no blog da Cidadania4u sobre novos consulados que estão previstos para o nosso país.

Além disso, caso você esteja contando com a ajuda profissional de uma assessoria especializada como a da Cidadania4u, não precisa se preocupar com nada, já que os nossos especialistas te ajudarão em todos os passos, garantindo a cidadania de forma célere e certeira.

Uma vez que você seja reconhecido como cidadão europeu, é possível dar início a solicitação do passaporte europeu entrando em contato com o consulado responsável pelo país da descendência.

O processo muda um pouco para cada país, é imprescindível que você já reúna alguns documentos que sempre são obrigatórios, são alguns deles:

  • Cópia e original da Certidão de Nascimento ou de batismo do antepassado ou familiar estrangeiro;
  • Cópia e original da sua certidão de nascimento;
  • Cópia e original Certidão de Casamento do antepassado ou familiar
  • Em caso de falecimento do antepassado ou familiar, cópia e original da Certidão de óbito;
  • Cópia autenticada do seu RG (apenas a Carteira de Identidade é válida, outros documentos como CNH, Carteira de Trabalho e etc não são válidos);
  • Certidões originais que comprovem o parentesco, como de casamento ou nascimento;
  • Certidão Negativa de Naturalização do familiar.

Além desses documentos, você também precisa preencher um formulário de requisição. Em alguns casos outros documentos podem ser solicitados, como, por exemplo, filhos adotados que tenham obtido a cidadania dos pais adotivos.

Em seguida, é necessário agendar uma visita ao consulado do país onde você deseja dar entrada no pedido. Uma vez que a visita foi agendada, basta esperar o dia da entrevista. Na ocasião é necessário levar todos os documentos solicitados pelo consulado, bem como dinheiro para pagamento da taxa de emissão.

Pronto! Agora é só esperar a aprovação e envio do seu passaporte europeu. O tempo também varia conforme o país e a demanda, mas, geralmente, após aprovada a solicitação não demora mais que 180 dias.

A burocracia para a retirada do Passaporte Europeu é um dos grandes motivos que levam as pessoas a desistirem desse documento. Mesmo que o processo tenha ficado mais simples nos últimos anos, a demora ainda existe.

TENHA A CIDADANIA4U AO SEU LADO E CONQUISTE O PASSAPORTE EUROPEU MAIS FACILMENTE

No momento, a Cidadania4u trabalha com o reconhecimento da Cidadania Italiana em diversos consulados do Brasil. Protocolando também processos diretamente na Itália, quando temos casos de “Contra-Fila” e assim por diante. De toda sorte, se você deseja reconhecer a sua cidadania italiana, fale conosco através do contato@cidadania4u.com.br e entenda melhor como nossa assessoria funciona.

O passaporte europeu pode ser seu, mas para que isso ocorra da forma mais célere e eficiente possível, você precisa ter os especialistas da Cidadania4u do seu lado.

Aguardamos o seu contato desde já! Um grandíssimo abraço e até mais 😀