Na cidade de Bolzano, cerca de 4000 pessoas tiveram de ser evacuadas do centro por conta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial. O explosivo foi encontrado durante uma construção na região. Saiba mais sobre isso no artigo abaixo.

O explosivo precisou de uma operação de 3 horas para ser desativado durante o último domingo dia 20 de outubro. Um alarme sinalizou o fim da operação e a liberação para reabrir o centro da cidade, bem como uma linha ferroviária próxima e uma rodovia, que liga a Itália a outros países da União Europeia.

Bolzano fica bem próxima da Áustria, e sofreu 13 grandes bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com o historiador e especialista, Ettore Frangipane. Cerca de 60% de toda a cidade foi destruída à época, assim como, a região permaneceu sob ocupação nazista até 1943.

A ITÁLIA NA SEGUNDA GUERRA

A Segunda Guerra foi um conflito armado que se estendeu por quase todo o mundo, entre 1939 e 1945. E a Itália não ficou de fora desse embate. Em verdade, Benito Mussolini, ditador fascista da Itália, já havia iniciado um ataque à Abissínia (na Etiópia), assim como, firmou um pacto com a Alemanha e o Japão.

É aí que vem o nome Tríplice Aliança, que tanto estudamos na escola: o pacto entre o Japão, Alemanha e a Itália.

Por conta dessa participação ativa na Segunda Guerra que se encontram até hoje bombas espalhadas pelas construções e campos da Itália. Depois de sua desativação, o material costuma ser enviado direto para museus.

A bomba em questão era dos Estados Unidos, e pesava mais de 226 quilos. Depois de desativada, foi levada para fora do centro urbano para uma explosão controlada.

Em abril desse ano, autoridades alemãs também encontraram outra bomba, no rio Meno, no centro da cidade de Frankfurt. A bomba tinha sido descoberta num mergulho de bombeiros da cidade. No ano passado, em Londres, outra bomba foi encontrada próximo de um aeroporto.

Pouco a pouco, vamos limpando nossas terras e nos livrando das memórias ruins desse tempo sombrio que foi a Segunda Guerra, na expectativa que uma terceira não venha a acontecer.

FORAM AS GUERRAS QUE TROUXERAM NOSSOS ANCESTRAIS

Entre os períodos da Primeira Guerra Mundial e a Segunda, o Brasil recebeu a maior parte dos imigrantes italianos. Se tornando, então, a maior população de italianos fora da Itália em todo o mundo.

Foi aqui que os nossos ancestrais encontraram um território tranquilo, saudável, fértil e receptivo, e foi aqui que as famílias se estabeleceram. Hoje, somos fruto dessa relação que anos atrás, se criou em momentos turbulentos.

Se hoje possuímos a cidadania italiana, foi por conta do esforço desses nossos antepassados, que lutaram por um futuro melhor para si e para suas famílias. Que forma mais bela de honrar essas raízes que reconhecendo o lugar de onde nossas famílias vieram, certo?

Caso você ainda não tenha sua cidadania reconhecida, sabia que a Cidadania4u pode te ajudar nisso? Somos uma empresa especialista no lidar burocrático dos processos de reconhecimento de cidadania italiana, portanto, se tem interesse em conseguir o tão sonhado passaporte italiano, fale conosco no contato@cidadania4u.com.br.

Nossa equipe te enviará informações sobre como podemos te ajudar na mesma hora 😀

Aguardamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!