Já recebemos tanto essa pergunta aqui na central Cidadania4u, que resolvemos hoje criar um texto que responde e explica totalmente esse tópico. Brasileiro cônjuge de italiano, ou cônjuge de um cidadão com dupla cidadania italiana, leia este texto e saiba os detalhes que envolvem a busca por um visto de residência ou trabalho.

O amor rompe barreiras, não é mesmo? E por vezes, nos vemos em um relacionamento com um italiano. Nesse sentido, antes de conseguir protocolar o processo de naturalização da cidadania italiana, é necessário esperar alguns anos (como manda a lei italiana).

Assim, se o casal deseja se mudar para a Itália antes: como fazer isso? É possível pedir um visto italiano para ir à Europa e já começar a vida por lá, antes mesmo de ter a naturalização? A resposta disso segue logo abaixo.

Brasileiro cônjuge de italiano: o ETIAS e a entrada na União Europeia

Antes de tudo, já para deixar esse texto mais atemporal, vamos falar de um ponto essencial que se tornará necessário para os brasileiros: o ETIAS. A partir de 2021, os brasileiros vão precisar desse visto para viajar aos 26 países que fazem parte da zona de Schengen.

brasileiro cônjuge de italiano
ETIAS, Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem.

Esse sistema de autorização de viagem é feito completamente virtualmente. Assim sendo, exige apenas o preenchimento de um formulário online com nome, sobrenome, data de nascimento e país de nascimento. Além do endereço, e-mail, telefone de contato, países que pretende visitar e país de entrada.

Para que o seu visto europeu de residência e de trabalho seja liberado, primeiramente você terá de pedir esse ETIAS. Isto é, a fim de conseguir adentrar na Europa. Uma vez em território italiano, vem o momento de solicitação do visto.

Brasileiro cônjuge de italiano: como solicitar o visto europeu?

O processo de solicitação é levemente simples (e ao mesmo passo não necessariamente, uma vez que é bem burocrático). O primeiro passo, depois de entrar na Itália, é o cidadão italiano ou ítalo-brasileiro ter a residência permanente designada. Em seguida, o cidadão brasileiro vai até a Questura (Polícia de Imigração) mais próxima.

Lá o cidadão brasileiro vai solicitar o visto de permanência. Isto é, conhecido como a Carta de Soggiorno. Esse visto deve ser solicitado o mais rápido possível. O documento permite ao cônjuge viver legalmente no país. Além de poder trabalhar normalmente.

A validade do visto de residência para cônjuges de italianos? 5 anos, estes que podem ser renovados por mais 5 anos.

Cidadania Italiana com a Cidadania4u

Existe algum requisito a mais? Existe alguma facilidade?

Pelo fato do solicitante ser o cônjuge de um italiano, sim, existe um peso maior para a solicitação. Além disso, as chances são muito maiores de que o visto seja liberado. Por exemplo, no caso de relacionamento entre um cônjuge de ítalo-brasileiro e um brasileiro, não existe qualquer requisito de que o primeiro esteja trabalhando formalmente para que fixe residência com sua família. Ou mesmo para que o visto do segundo seja liberado.

Existem aqueles que, ao se deslocar para a Itália para solicitar o visto por lá, vão com uma viagem de volta comprada. Para caso o processo dê errado e seja negado. Ou ainda, para ter mais facilidade na entrada no Espaço de Schengen.

Outros, vão sem essa passagem de volta, e procuram no momento da imigração, apresentar a certidão de casamento com o cidadão italiano para entrar no continente europeu. Mesmo sem a passagem de saída, parte da documentação de imigração com finalidade de turismo. Isto é, lado a lado com o seguro viagem, por exemplo.

E aí, o que você pretende fazer diante desses dados?

Realmente, requisitar o visto diretamente na Itália pode ser um movimento arriscado. Entretanto, muitas pessoas vão e conseguem realizar o sonho de fixar residência por lá. Antes mesmo de se naturalizarem italianos. No que concerne ao processo de naturalização, você sabe com quem contar pra te ajudar né?

Isso mesmo, com a Cidadania4u! Fale com a gente e nossos especialistas vão poder te explicar passo a passo como podemos te prestar assessoria.

Assim, lembre que, ao fechar negócio conosco aqui da Cidadania4u, você tem acesso ao nosso exclusivo aplicativo, que dá informações detalhadas a respeito do seu processo. Assim como, abre um canal de comunicação na palma de sua mão com os nossos especialistas. Tanto para troca de documentos, como para assinatura de termos e mais!

É a tecnologia trabalhando para o seu conforto e para a eficiência e celeridade de seus pedidos.

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato conosco para entender melhor o seu caso! Clique abaixo:

brasileiro cônjuge de italiano