Somente a ideia de transformar cérebro em vidro parece saída de um mundo mágico, mas isso aconteceu numa cidade fundada pelos romanos. O próprio cérebro de um homem que foi vítima da erupção do Vesúvio, se tornou vidro. Essa foi uma descoberta recente da revista científica “New England Journal of Medicine”.

Sendo famoso no mundo inteiro por conta da erupção que aconteceu no ano de 79 d.C, o Vesúvio foi responsável pela morte de milhares de pessoas que moravam onde hoje fica Nápoles. O pequeno vilarejo de Herculaneum, virou um enorme túmulo, e seus antigos moradores foram preservados até os dias de hoje.

Tendo sido fruto de diversas escavações nos anos 1960, vários fragmentos de um material negro e envidraçado foram encontrados no crânio de um homem. Hoje, tem-se por certo que esse material é formado pelos restos vidrificados do cérebro de um homem.

A PRESERVAÇÃO DO CÉREBRO, AINDA QUE EM VIDRO

O cérebro, por ser um tecido extremamente frágil, dificilmente se vê preservado. Por isso, encontrar o cérebro de um ancestral tão antigo, ainda que na forma de vidro, é algo extremamente raro. Pelas estimativas, imagina-se que o homem tinha mais de 20 anos, e estava em uma cama de madeira em Herculaneum.

Ele, muito provavelmente foi morto instantaneamente, e talvez até mesmo em seu sono. Uma análise da madeira afirma que o corpo sofreu uma temperatura máxima de 520ºC.

De acordo com os cientistas, o calor extremo foi capaz de incendiar a gordura do corpo do homem e vaporizar os tecidos macios do mesmo. Logo depois, houve uma rápida queda de temperatura, o que possibilitou a vitrificação do tecido cerebral do homem.

É somente aqui, nesse sítio do monte Vesúvio, que esse fenômeno aconteceu! Arqueólogos já investigaram diversas ruínas próximas a esta para entender melhor porque, apenas aqui, e apenas nesse corpo, o cérebro deste homem se transformou em vidro.

Hoje, soterrada por rios de lava solidificada, rocha fragmentada, cinzas e o peso do tempo, Herculaneum é mais um sítio de escavações na Itália, e atrai não somente cientistas, como curiosos turistas que desejam ver de perto a história que ficou congelada neste mar de pedra.

VOCÊ JÁ VISITOU AS RUÍNAS DO VESÚVIO?

Como falamos, ao redor do Vesúvio existem diversas ruínas, e algumas delas estão até mesmas abertas para visitação. Caso você tenha a curiosidade de fazer uma visita a essas ruínas, basta vir a Nápoles, e se informar melhor com agências locais, uma forma de ir a tais sítios de escavação.

Lembre que, antes de embarcar nessa sua próxima aventura histórica, é necessário ter certeza de que todo o seu cadastro perante o consulado está OK, e com isso, estamos falando tanto do seu AIRE quanto de seu Registro Civil e da validade de seu passaporte italiano.

Quer você precise de ajuda com qualquer um desses serviços, nós aqui da Prenota4u podemos te ajudar! Basta que você fale com um de nossos especialistas no contato@prenota4u.com.br, explique um pouco melhor qual a sua necessidade, e um de nossos profissionais lhe dará todos os direcionamentos de como funcionam os nossos serviços.

Estamos esperando o seu contato desde já, ok? Um grandíssimo abraço e nos falamos em breve! Até mais!