Nós aqui da Cidadania4u, com o passar dos anos, nos tornamos uma referência no mundo da Cidadania Italiana e dos processos administrativos diante da Itália. Muito por conta disso, acabamos recebendo diversas perguntas de seguidores e curiosos acerca da cidadania italiana em BH.

E no presente texto, vamos tentar responder tudo o que podemos acerca desse tema que levanta tantas dúvidas. Vamos procurar falar também a respeito da cidadania italiana por casamento, ainda que esse não seja o foco do texto. Se você quiser saber mais detalhes a respeito da naturalização por matrimônio, clique no link e veja um texto que foi postado anteriormente aqui no blog.

Veja abaixo o texto que preparamos, estruturado numa forma de perguntas e respostas mais recebidas pelos nossos especialistas:

  1. Quem tem direito à Cidadania Italiana por Descendência?

Como o próprio nome sugere, tem direito à cidadania italiana pela via de descendência todos aqueles descendentes de italianos, capazes de comprovar a linha de transmissão do direito. Isso acontece por meio da apresentação de certidões de nascimento, de casamento e óbito.

A linha pode ser quebrada por alguns motivos, mas um deles (um dos mais frequentes também), é a naturalização de um dos ancestrais enquanto brasileiro ou enquanto cidadão de outro país.

Caso esse seja o caso, a informação poderá ser obtida através de pesquisas nos órgãos responsáveis de nosso país.

  1. Existe algum limite para a cidadania italiana por descendência?

Não, não há qualquer limite de geração. Ou seja: você, enquanto descendente de quinta geração de um italiano, pode solicitar sua cidadania, tal qual um descendente de segunda geração ou um de décima.

Não existem limites!

  1. Qual o período limite dos processos para reconhecimento de cidadania italiana por descendência?

Bem, por lei os processos de cidadania italiana por descendência devem terminar em no máximo 2 anos quando feitos aqui do Brasil. Mas, em verdade, costumam demorar entre 6 e 12 anos.

Com a possibilidade de fazer a cidadania contra fila, a espera cai para apenas uma fração desses 12 anos, respeitando o limite constitucional de espera determinado pela Itália.

COMO FUNCIONA A CIDADANIA ITALIANA EM BH

Em se falando em rapidez, o consulado italiano de BH é um dos mais rápidos do Brasil para reconhecer a cidadania italiana. Portanto, se você vive na jurisdição coberta pela instituição, é possível fazer sua cidadania italiana em BH até mesmo dentro do prazo instituído pelo poder administrativo da Itália.

Tem interesse de investir na sua cidadania italiana por descendência? Pois bem, alguns documentos que você precisa ter em mente são aqueles que comentamos mais acima:

  • Certidões de nascimento;
  • Certidões de casamento;
  • Certidões de óbito.

Falamos no plural uma vez que deve ser feito o levantamento de todas as certidões que digam respeito aos seus ancestrais. É necessário criar com a documentação uma verdadeira linha do tempo que comprove a linha de ascendência.

Está com dificuldade no levantamento de toda a documentação? Ou mesmo, tem os documentos em mãos mas deseja realizar a retificação de alguma informação, assim como o apostilamento e a tradução? Conte com uma assessoria de qualidade para te ajudar nesse ponto.

CONTE COM A ASSESSORIA DA CIDADANIA4U PARA TE AJUDAR

Se você pode solicitar a sua cidadania italiana no Consulado BH, entre em contato conosco aqui da Cidadania4u por meio do contato@cidadania4u.com.br e entenda mais sobre como podemos te ajudar!

Em cerca de 2 anos, você tem a possibilidade de ter o seu passaporte italiano em mãos, e gozar de todos os direitos associados à cidadania italiana por descendência.

Nossa equipe de especialistas poderá te ajudar em todas as fases do processo. Fale conosco e saiba em detalhes os nossos valores e prazos! Estamos esperando o seu e-mail desde já, ok? (:

 

Photo by Luiz Felipe Silva Carmo on Unsplash