Os Direitos Iguais e o Amor Livre têm sido pautas de constante discussão em nosso mundo contemporâneo. Não é à toa que tantos países têm caminhado rumo a concessão de igualdade quando se fala em direitos civis. Um desses direitos, é o à dupla cidadania italiana para filhos adotados por casais homossexuais.

De acordo com Domenico Morra, um advogado italiano, chefe de departamento jurídico, os filhos que sejam adotados por casais de homens ou mulheres homossexuais têm direito à dupla cidadania italiana! Ainda que o senso comum pregue o extremo oposto, esse é um direito garantido.

Pelo fato do Direito à Cidadania Italiana ser Ius Sanguinis e, portanto, estar ligado ao sangue, até mesmo casais heterossexuais imaginam que seus filhos adotados não têm direito à dupla cidadania. “Não são poucos casais que chegam para iniciar o processo de cidadania italiana com esses questionamentos”, revela Morra.

PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA FILHOS ADOTIVOS DE CASAIS HOMOSSEXUAIS

A Cidadania Italiana por adoção não se baseia no princípio do jus sanguinis. Existe uma certa burocracia a se superar para o reconhecimento, mas ao fim, os filhos adotados sempre têm a cidadania italiana reconhecida.

Para o caso do filho adotado ainda ser menor de idade, o processo de adoção precisa ser homologado no Brasil e na Itália. De toda forma, converse com os profissionais da Cidadania4u no contato@cidadania4u.com.br caso você tenha um relacionamento homoafetivo ou heteroafetivo adotara uma criança (:

UMA CADA VEZ MAIOR ABRANGÊNCIA DO DIREITO À CIDADANIA

Ainda que ano após ano vejamos rumores alarmistas afirmando que brevemente não conseguiremos mais reconhecer nossa cidadania italiana, o governo atual aparenta estar indo de encontro a esse caminho. Esperamos nós, que continue dessa forma, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao direito de se tornar cidadão italiano e reconhecer suas raízes.

Hoje, o processo para reconhecimento de cidadania italiana de filhos adotivos, crianças ou adultos de famílias italianas ainda é diferente da via convencional, mas muito provavelmente, deverá tornar-se mais semelhante ao comum brevemente.

Para que seu processo esteja nas mãos de profissionais que entendem como os trâmites administrativos funcionam, conte com a Cidadania4u. Dotados de uma equipe treinada e especialista no lidar com o consulado italiano e com o judiciário do país, você poderá ter certeza que seu processo de reconhecimento estará nas mãos de profissionais capacitados.

Fale com nossos atendentes no contato@cidadania4u.com.br e tenha acesso a mais informações de como nossa prestação de serviços funciona.

Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais!