Possuindo um processo muito mais simples e direto, o reconhecimento de cidadania italiana para filhos menores de idade é executado em um tempo muito menor que o de filhos maiores de idade, o que torna ainda mais urgente a procura de tal serviço, antes que seus filhos completem a maioridade!

Todos bem sabemos como o consulado italiano pode ser demorado quando se fala em processos, requisições e pilhas de burocracia. O que poucos sabem é que, no que se trata do reconhecimento de cidadania de nossos filhos, podemos salvar um belo tempo e esforço procurando fazer todo o processo o quanto antes.

Quer saber como fazer o reconhecimento da cidadania de seus filhos menores de idade? Dá uma olhada nesse artigo e estamos certos de que poderemos a esclarecer alguns pontos.

QUEM TEM DIREITO?

Filhos de italiano ou de descendentes de italianos com menos de 18 anos de idade que desejem tirar a cidadania italiana podem requisitar seu reconhecimento através dessa forma mais rápida. Ao contrário dos filhos maiores de idade, que devem aguardar alguns anos na fila do consulado para ter seu processo concluído, os filhos menores possuem acesso privilegiado aos consulados italianos no Brasil.

O prazo médio para a finalização da cidadania italiana para filhos menores de 18 anos é de apenas 90 dias, por isso, caso seu filho esteja prestes a completar 18 anos, inicie o processo o mais rapidamente possível. Assim que o processo for iniciado, pode ficar tranquilo!

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO?

Como em qualquer outro processo de obtenção de cidadania italiana, é necessário reunir todos os documentos para não ter nenhuma espécie de problemas no processo. Veja abaixo quais itens são necessários:

DOCUMENTOS REFERENTES AO GENITOR:

  • Cópia simples dos documentos de identidade (passaporte, RNE, RG brasileiro ou italiano);
  • Caso possua, levar segunda via recente e original da certidão positiva de naturalização com apostila.

DOCUMENTOS REFERENTES AO MENOR:

  • Formulário de reconhecimento de cidadania italiana devidamente preenchido e assinado;
  • Formulário de informações pessoais preenchido e assinado;
  • Cópia simples do RG;
  • Comprovante recente de endereço em nome do filho ou cônjuge;
  • Segunda via original da certidão de nascimento traduzida e apostilada.

Isso feito, é só partir para o agendamento. Todo o processo para reconhecimento de cidadania de filhos menores pode ser feito sozinho, mas é muito recomendável que se contrate uma assessoria para que não tenha preocupações com prazos de documentos, apostilamentos ou agendamentos na plataforma do consulado.

Lembre-se, caso precise de alguma ajuda no processo de reconhecimento de cidadania italiana para menores de idade, conte com a Cidadania4u!

E SOBRE O PASSAPORTE ITALIANO, COMO FUNCIONA COM MENORES?

Para o caso do passaporte italiano de menores de idade, por muitos anos os consulados emitiam os passaportes atrelados ao dos pais, em apenas um documento. Portanto, o passaporte do genitor valia para o filho. Hoje em dia os passaportes são emitidos individualmente para os cidadãos menores de idade.

A diferença é a validade do passaporte, que dependerá da idade do requerente!

É O MESMO PROCESSO DE CIDADANIA PARA FILHOS DIRETOS?

Não não, o processo de cidadania para filhos diretos, até o momento, só é prestado pelo consulado do Rio de Janeiro, e, no caso em tela, não é tão proveitoso quanto o reconhecimento de filhos menores.

Diferente da fila para Filhos Diretos, qualquer consulado é capaz de fazer o reconhecimento da cidadania de filhos menores de idade, ok? (:

CONVENCIDO A DAR INÍCIO AO PROCESSO? FALA COM A GENTE!

Como deu para notar, o processo de reconhecimento de cidadania italiana para menores é super rápido e bem menos estressante que o convencional. Caso você tenha filhos menores de idade e esteja precisando de uma mãozinha no processo, não hesite em falar conosco!

Nossa equipe está esperando o seu contato lá no contato@cidadania4u.com.br e estamos certos de que nossos serviços lhe serão de bom proveito!

Bem, isso é tudo o que tínhamos para lhes trazer por hoje! Caso tenha lhe restado alguma dúvida ou deseje fazer algum apontamento, que tal deixar sua mensagem na ala de comentários logo abaixo?