O benefício de possuir políticas para aceleração do reconhecimento da cidadania italiana costumavam se restringir a filhos menores de idade, mas hoje em dia, com os consulados procurando facilitar cada vez mais a vida dos oriundi, criou a Fila para Cidadania por Filhos Diretos. Esse canal rápido é simples, fácil e tem acelerado o processo de muitos descendentes de italianos. Veja só.

Por ainda ser um procedimento novo, esse canal tem gerado muitas dúvidas e pretendemos saná-las nesse texto. Se você é descendente direto de italianos, preste bastante atenção!

Onde esse Canal Rápido de cidadania por filhos diretos pode ser acessado?

No Rio de Janeiro. Existe a expectativa que outros consulados sigam o mesmo exemplo, mas até o momento, apenas esse possui um canal especial.

O processo vale tanto para os italianos nascidos na Itália que se registram na circunscrição consular do Rio, quanto para os filhos de descendentes de italianos que tiveram sua cidadania reconhecida no consulado. Essa mudança tem agradado muitas pessoas, já que o grupo de descendentes que se enquadram nas restrições é bem maior. Quanto aos requisitos em questão de atualização de AIRE e Stato Civile, os mesmos valem aqui também!

É necessário o pagamento de taxa? De quanto?

É necessário o pagamento de uma taxa de 300 euros, a qual é devida para a devida análise prática dos documentos. O pagamento é feito no dia da convocação, na fase de instrução, e junto ao operador do guichê consular, mediante cartão de débito.

Não são aceitas as modalidades de pagamento em:

  • Dinheiro em espécie;
  • Internet Banking;
  • Caixa automático de banco;
  • Cartão de crédito.

Qual o prazo?

O consulado prevê o prazo de até 730 dias da convocação até o “julgamento” (cerca de 24 meses – 2 anos).

Existem regras diferentes para filhos adotivos?

Aqui, se separam duas regras. Numa, os filhos adotados por cidadão italiano sem terem completado 18 anos são considerados cidadãos italianos por sangue, precisando apenas ser inseridos no Stato Civile do cidadão.

Para o caso do filho adotivo ser maior de 18 anos, para obter a cidadania italiana deverá passar pelo processo de naturalização, que deve ser por meio de 5 anos de residência legal depois da adoção.

TUDO EXPLICADO?

Com isso tudo dito, imaginamos que não restem mais dúvidas sobre esse ensejo. Mas, caso hajam, basta perguntar nos comentários abaixo ou em nosso e-mail, que é o [email protected].

Nossos atendentes estão te esperando, e caso você seja descendente direto e se enquadre nos termos que falamos aqui, torcemos que você confie seu projeto de reconhecimento de cidadania às nossas mãos! (:

No mais, nos falaremos em breve!

Abraços! (: