O ano de 2022 já começou em clima de festa por aqui. A Cidadania4u foi certificada neste mês de janeiro como um excelente lugar para se trabalhar. De acordo com a metodologia do Great Place to Work Brasil (GPTW)!

Nesse sentido, estamos muito felizes com o reconhecimento. Pois como empresa prezamos por um bom clima organizacional. Isto é, o bem estar dos nossos colaboradores e clientes estão sempre em primeiro lugar.

O que é o selo Great Place to Work (GPTW)?

Primeiramente, o GPTW tem a missão de auxiliar na mensuração da confiança nas empresas no Brasil. Desde o ano de 1997. Nesse sentido, mostra a percepção que os funcionários têm da empresa em relação às políticas internas.

Isto é, boas práticas e comportamentos da organização.

Além disso, é uma forma de transparecer que a empresa atrai e retém os bons profissionais. Ou seja, significa que a empresa:

  • Possui um ambiente de trabalho saudável
  • Investe no reconhecimento e crescimento dos colaboradores
  • É reconhecida pelos colaboradores como um local que preza por respeito em todos os aspectos
  •  Fomenta a confiança e liberdade

O que é analisado e como alcançar 

O reconhecimento do selo leva em consideração:

  • Jornada da Liderança
  • IVR – Velocidade da Inovação 

Jornada da Liderança

A Jornada da Liderança é definida em cinco estágios:

  • Estágio 1

Chamado de estágio inconsciente. Assim, é definido o estágio em que a liderança ainda separa profissional de pessoa. Como coisas opostas e não complementares. Além de não compartilhar objetivos nem transparência.

  •  Estágio 2

Antes de tudo, vale destacar que nesse estágio a integração não é fomentada. Além da experiência no trabalho ser individualizada e não conjunta. Além disso, o índice de rotatividade de colaboradores na empresa é alto.

  •  Estágio 3

A interação entre os colaboradores é limitada e restrita. Ou seja, a escuta ativa não é uma preocupação por parte dos líderes. Dessa forma, trata-se de um ambiente em que não há espaço para dividir anseios ou dúvidas.

  • Estágio 4

A liderança ajuda no desenvolvimento de carreira dos liderados. Além disso, há grande interação e troca de experiências plurais.

  • Estágio 5

A relação aqui é horizontal e todos têm espaço para falarem e serem ouvidos. Isto é, independente do cargo que ocupam. Assim sendo, cada membro da equipe é tratado com igualdade, e têm suas conquistas destacadas.

Ademais, os líderes são pessoas inspiradoras. Que transparecem honestidade, empatia e competência. Além disso, são pessoas inclusivas e que sempre colocam os valores em primeiro lugar.

IVR – Velocidade da Inovação

Os níveis cruciais de velocidade e agilidade organizacional são avaliados por essa métrica. Nesse sentido, significa que quanto maior o resultado melhor.

Ou seja, mais forte é a capacidade da organização em se adaptar e inovar. Além disso, vale destacar que são três tipos de IVR:

  • Acelerado

A maioria dos colaboradores encontram no ambiente de trabalho um lugar propício para inovar.

  • Funcional

A organização está se desenvolvendo, porém em nível lento. Isso porque o espaço de inovação existe para alguns, mas não para todos.

  • Atrito/Fricção

Aqui, metade dos colaboradores ou menos encontram um ambiente de trabalho propício à inovação. Dessa forma, a organização encontra dificuldades para evoluir.

Cidadania4u Great Place to Work como resultado de Great Person to Work

Nesse sentido, acreditamos que uma boa empresa é formada por boas pessoas, além de bons profissionais. Para os colaboradores que se identificam com o local de trabalho e gostam de onde estão, passar isso para o cliente final é muito natural.

Great Place to Work
Rafaela Moreira

Rafaela Moreira, do setor de Recursos Humanos descreve a certificação como consequência da importância que a empresa vê em cada um dos colaboradores:

“O Selo da GPTW significa muito para nós, pois é um retorno dos nossos colaboradores a respeito de onde e como estamos indo. Ter nosso time engajado e com sentimento de pertencimento é muito gratificante.

Assim, não queremos somente realizar o sonho da cidadania do nosso cliente, queremos que todos os nossos colaboradores se sintam bem na empresa em que trabalham!”

 Como tudo começou

A Cidadania4u começou a atuar no mercado em 2019, e ao longo desses três anos conseguiu juntar 120 pessoas com o mesmo propósito: ajudar na concretização do sonho de reconhecimento de cidadania.

Idealizada pelos irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini, nasceu de um sentimento de frustração em comum ao tentar o reconhecimento da cidadania italiana. 

Pois não entendiam muito bem em qual etapa do processo estavam e nem como aquilo funcionava exatamente.

Great Place to Work
Rodrigo e Rafael Gianesini

Rafael Gianesini, CEO da empresa, diz que a Cidadania4u tem uma missão:

“A Cidadania4U surge a partir da nossa experiência. A gente queria que esse processo fosse simples e descomplicado. Desde o início, essa tem sido a nossa missão.

Quando mais novo, acompanhei de perto a minha tia tendo que lidar um uma série de obstáculos para conseguir reconhecer a cidadania. Eram inúmeras idas a cartórios, consulado.

Sendo assim, meu irmão e eu começamos a ver essas dificuldades mais de perto quando lidamos com o nosso próprio processo.

Eu me lembro de entrar em contato com a assessoria que nos atendia e perguntar sobre em qual etapa do processo estávamos e não obter uma resposta transparente, direto ao ponto. Eram sempre respostas tangenciais do tipo “seu processo está andando”. Não saber exatamente a etapa me deixava muito frustrado.”

Ações do setor de Recursos Humanos

Com essa missão em mente e de forma a enriquecer cada vez mais a cultura organizacional, o setor de Recursos Humanos desenvolve alguns programas voltados para a gestão de pessoas. São eles:

  • CID4U se expressa
  • AP4U 

CID4U se expressa

Esse programa foi pensado para a integração dos nossos colaboradores uns com os outros. Levando em consideração principalmente o regime de trabalho híbrido ou home office. O objetivo é fazer com que as pessoas se conheçam e troquem experiências.

Nosso amado bot CID, sorteias duplas de setores distintos, de forma aleatória. Tal encontro acontece todo início de mês, e agrega muito no sentimento de pertencimento que as pessoas têm com a empresa.

Great Place to Work
CID

AP4U

Visando gerar acolhimento e empatia, a Cidadania4u oferece acompanhamento psicológico como forma de cuidado com a saúde mental dos profissionais da empresa.

Além desses programas, há também um acompanhamento recorrente do engajamento da equipe e atuação das lideranças. O que fortalece uma cultura de feedback contínuo, de forma a contribuir para o crescimento da empresa como um todo, identificando os pontos de acerto e de melhorias.

Resultados

Frente a isso, a Cidadania4u Great Place to Work se considera realizada e preparada para novos desafios. É extremamente gratificante saber que alcançamos um índice de satisfação de 90%, quando o mínimo é 70%. Além disso, nossa empresa se encontra em estágio acelerado.

Seguimos prontos para mais aprendizados e certos de que nosso sucesso é coletivo!