Uma grande pergunta que nós aqui da Cidadania4u sempre estamos recebendo, é “Como adquirir Cidadania Italiana no Brasil?”. Diversas pessoas que querem saber, em detalhes, como podem dar início ao processo de reconhecimento de cidadania italiana, assim como, quais são as etapas e processos de obtenção.

Neste artigo, vamos fazer um pequeno apanhado geral que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o mundo da cidadania italiana, como adquirir a mesma e assim por diante. Lembre sempre que todos os passos que descreveremos aqui podem sim ser feitos por você. Mas, como o processo é bem rígido e específico, recomendamos fazer uso de uma assessoria como a nossa aqui da Cidadania4u!

COMO ADQUIRIR CIDADANIA ITALIANA – UM BREVE COMENTÁRIO DA CIDADANIA4U

A PRIMEIRA PERGUNTA SERIA: QUEM TEM DIREITO A ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA?

Tem direito à cidadania italiana todo aquele que é descendente de italianos, por conta do direito ao sangue, ou pessoas que são casadas com cidadãos italianos. Em ambos os casos, como comentaremos mais abaixo, é necessário fazer a comprovação documental do direito, ok?

OUTRA PERGUNTA QUE DEVEMOS RESPONDER É – COMO ADQUIRIR DUPLA CIDADANIA ITALIANA NO BRASIL?

Como você já deve saber, assim como já deve ter visto aqui em nosso blog, existe uma vasta rede de consulados italianos no Brasil. Através desses, é possível adquirir a sua cidadania italiana, protocolando o seu processo de requerimento diretamente com o ente, apresentando todos os documentos necessários.

Para isso, é necessário entrar em contato com uma assessoria de qualidade, como a da Cidadania4u, que possa lhe direcionar à fila do consulado e preparar sua documentação. Preparo de documentação esse que envolve desde o levantamento dos documentos, a conferência das informações presentes nos mesmos, a retificação, tradução e uma série de outros passos burocráticos.

A TERCEIRA PERGUNTA: COMO DESCOBRIR SE EU POSSO ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA?

O Brasil, se você não sabe, é o país com a maior população italiana fora da Itália. Ou seja: aqui em nosso território temos muitos descendentes de italianos, que muitas vezes, nem sabem que possuem ancestrais que vieram lá do antigo continente. São mais de 30 milhões de descendentes de italianos, que vivem em sua maioria no Sul e no Sudeste.

Como adquirir cidadania italiana nesse contexto? Fazendo o levantamento dos documentos que comprovam o vínculo do primeiro italiano que chegou ao Brasil, e traçando a linha de descendência até você ou até a pessoa interessada em receber o reconhecimento.

Levantando esses documentos todos em inteiro teor, seguindo todo o protocolo estabelecido pelo consulado italiano, é realmente só dar entrada no processo e esperar a decisão do poder administrativo italiano.

A importância da árvore genealógica e da pesquisa genealógica:

  • Vale lembrar ainda que entender a sua árvore genealógica, estudando mais sobre o seu grau de parentesco com o cidadão italiano que deu origem à árvore (ou o seu antenato), é um processo bem interessante, e muito gostoso para todas as famílias, que acabam entrando em contato com a história, com a bagagem emocional dos ancestrais e muito mais! Uma experiência belíssima de se ver em todas as vezes que fazemos.

Se você tiver ao seu lado a Cidadania4u, saiba que poderá contar com dados atualizados, dia após dia, na palma de sua mão. Afinal de contas, a Cidadania4u foi pioneira ao lançar o aplicativo para clientes que protocolam os processos de reconhecimento de cidadania italiana.

Através do citado app, é realmente dar alguns cliques em seu smartphone e poderá entrar em contato com nossa rede de atendentes, especialistas em cidadania, assim como, poderá receber documentos, enviar informações relevantes ao processo e muito mais.

ENTRE EM CONTATO COM UMA ASSESSORIA DE QUALIDADE! SAIBA MAIS DETALHES DE COMO ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA

Aqui em nosso blog já tivemos alguns textos mais extensos sobre a cidadania italiana e como adquirir a mesma, quer seja através do casamento ou da linha de descendência. Se você tem curiosidade em saber mais detalhes sobre isso, clique aqui e dê uma olhada no artigo que preparamos para você.

Lá, você poderá saber em detalhes os documentos que são essenciais para protocolar seu pedido e assim por diante. Não deixe, também, de entrar em contato com nossa equipe de profissionais e especialistas em cidadania italiana que estão esperando seu e-mail desde já.

Manda um “oi” pra gente no contato@cidadania4u.com.br e nossa equipe vai rapidamente falar contigo e tirar toda e qualquer dúvida que você tenha sobre como adquirir cidadania italiana no Brasil.

Nos vemos aqui no blog brevemente para mais um textinho como estes! Qualquer dúvida, como sempre, estamos por aqui! Até mais 😀