A pesquisa por documentos para a obtenção da cidadania italiana é uma etapa fundamental e deve ser feita da maneira correta

Quando alguém descobre que possui o direito à cidadania italiana, o sentimento é de muita empolgação. A imaginação começa a viajar pelas cidades italianas e pela infinidade de oportunidades que surgirão após a obtenção da tão sonhada dupla nacionalidade. Todavia, antes que todos esses sonhos se tornem reais, há um processo burocrático que precisa ser superado. É chegada a fase de pesquisar, buscar e reunir todos os documentos para a cidadania italiana.  

Nessa jornada que se inicia, o  primeiro passo é encontrar os documentos que comprovem o seu direito. É preciso apresentar provas de que você é, de fato, um/a italiano/a. 

A primeira etapa é identificar quem é o dante causa da família, ou seja, o italiano da sua família que veio para o Brasil. Depois, é hora de reunir toda a documentação que está ao seu alcance. Aquelas que normalmente ficam em uma pastinha bem guardada na casa dos avós, conhecida também como “pasta da viúva”. 

O próximo passo é verificar a lista de documentos necessários para a cidadania italiana e checar quais  são os que você já possui e quais você ainda não tem. Com esses dados em mãos, é hora de começar a pesquisar onde estão os documentos que faltam. 

Lista de alguns documentos imprescindíveis? 

  • Certidão italiana de nascimento do antepassado;
  • Certidões brasileiras de toda a linha de descendência que liga o candidato ao ascendente italiano;
  • Certificado de casamento de toda a linha de descendência;
  • Certidões de óbito (caso tenha do antepassado italiano); entre outros a depender de cada caso.

Pesquisa de documentos necessários para a cidadania italiana

Quando o dante causa é um trisavô ou bisavô, consequentemente você terá de lidar com documentos mais antigos. quanto mais antigo são os documentos mais desafiador é o processo de busca, pois pode se tratar de papéis que estão fora do seu alcance. Quando os documentos são muito antigos e não é raro que haja maior dificuldade de acessá-los. 

Durante a pesquisa, uma etapa importante é identificar o local de nascimento do italiano da sua família. E isso pode ser feito de maneira individual ou por meio de uma assessoria. Para encarar essa missão sozinho, você precisa colocar na ponta do lápis os custos de deslocamento e de cartório para a recuperação dos documentos necessários para dar andamento ao projeto de dupla cidadania. 

Posso pesquisar sozinho?

Para quem faz essa pesquisa sozinho, o processo pode ser muito longo e oneroso. Mesmo sabendo qual é a localização dos documentos necessários, que podem ser paróquias ou comunes, é preciso contar com a boa vontade dos agentes do estado para que respondam às solicitações. 

Caso deseje fazer essa pesquisa de forma independente, é muito importante que você domine o idioma, pois os italianos não respondem às solicitações feitas em português ou em qualquer outro idioma. Somente em italiano.  

Mesmo sabendo o idioma, ainda é possível que os agentes demorem até meses para responder, e por vezes não respondem. 

Leia também: DOCUMENTOS CIDADANIA ITALIANA: VOCÊ JÁ TEM TUDO EM MÃOS?

A Busca de documentos necessários para a cidadania italiana

Uma vez localizados, é preciso viabilizar a busca por esses documentos. Ela pode acontecer principalmente de três formas: por meio de uma assessoria, de maneira individual ou pelo próprio comune. sendo que a última maneira mencionada é raríssima.  

Quando se contrata uma assessoria especializada, a própria assessoria providenciará a recuperação desses documentos. Dessa forma, você não terá de se preocupar com detalhes burocráticos. 

Todavia, se deseja fazer essa busca de forma independente, é imprescindível que você domine o idioma para lidar com os agentes italianos. Como mencionado acima, eles só vão se comunicar com você se for em italiano. 

Uma maneira muito rara de obter esses documentos é contar com a boa vontade do agente do comune para enviá-los até a sua casa. Isso já aconteceu, mas foi um caso raríssimo, portanto, a melhor coisa a fazer é não contar  com isso.

Próximo passo…

Com todos os documentos necessários em mãos é preciso verificar se algum documento precisará ser retificado, isso porque mesmo sendo documentos oficiais é possível que documentos antigos cheguem até você com erros. E documentos errados podem acabar com o seu sonho de obter a dupla cidadania. É justamente por isso que uma equipe altamente especializada precisa ser contatada, pois somente profissionais que estão acostumados com o manejo de tais documentos saberão identificar onde estão possíveis erros.