Muitas crianças, ainda na escola, passam por um exercício quase que de iniciação no conceito de história e ancestralidade: a montagem de uma árvore genealógica, procurando entender quem são os seus pais, tios, avôs e avós. Dando a essa criança, como consequência, uma maior sensação de pertencimento na história.

Na vida adulta, também podemos fazer a montagem dessa árvore genealógica, mas com outra finalidade: a de reencontrar-se com a nossa ancestralidade e, a partir disso, conquistar a cidadania que temos direito.

Nesse artigo, vamos comentar um pouco sobre a criação e montagem de sua árvore genealógica para você que tem interesse de reconhecer sua cidadania italiana.

PREPARANDO SUA ÁRVORE GENEALÓGICA ITALIANA? VEJA ESSAS DICAS

família na praia

A busca pela dupla cidadania italiana é o que move muitas pessoas aqui no Brasil. Afinal de contas, somos a maior população de descendentes de italianos fora do território italiano em todo o mundo. Por isso, resolvemos te ajudar nesse texto a montar sua própria árvore genealógica, entendendo mais de suas raízes e, portanto, entendendo mais de seu direito ao reconhecimento da Cidadania Italiana.

Para começar sua árvore genealógica para cidadania italiana você precisa começar anotando todos os nomes de seus entes que você lembrar, desde pais, avós e bisavós.

Informações como “onde nasceram e onde morreram” são extremamente essenciais, ok?

PS: Se o objetivo for puramente procurar a linha de descendência que lhe dá direito à cidadania italiana, pode buscar apenas as informações a respeito do lado da família que lhe dá tal direito. Veja abaixo a listinha de informações indispensáveis que deverão constar em sua árvore:

  • Nome completo (procure ver se todos os documentos possuem a mesma grafia, e do contrário, anote os documentos que possuem informações errôneas);
  • Data de nascimento;
  • Data de casamento ou casamentos (se houver);
  • Data de óbito (se houver).

O QUE É A ÁRVORE GENEALÓGICA ITALIANA?

A Árvore Genealógica Italiana nada mais é do que uma árvore genealógica comum, só que voltada para os seus entes que têm relação com seu direito à cidadania italiana. Através da criação e estruturação de sua árvore genealógica para cidadania italiana é possível ter um direcionamento mais claro para o momento de procurar a documentação que irá compor seu processo de cidadania.

Algumas maneiras de conseguir mais informações acerca de seus ancestrais italianos são:

  • Pesquisas através de conversas com seus parentes. Quer sejam seus pais, seus avôs e avós, ou mesmo com os amigos de sua família. Muitos deles terão informações que você não poderia nem imaginar acerca do histórico de sua família;
  • Pesquisas em sites especializados, que podem ser desde o Family Search ou o Ancestry. Ambos contam com bilhões de registros, disponíveis em diversas línguas. É importante lembrar que esses sites, ainda que cheios de históricos e documentos antigos, podem lhe gerar uma pesquisa infrutífera, mas você não deve perder as esperanças.

ALGUNS CUIDADOS A SE TOMAR QUANDO ESTIVER FAZENDO SUA ÁRVORE GENEALÓGICA ITALIANA

documento antigo

A internet possui muitos portais que podem te ajudar na procura por dados a respeito de seus ancestrais, e isso é certo. Entretanto, existem alguns cuidados que você deve tomar. Por isso, separamos aqui alguns dos erros mais comuns que descendentes de italianos cometem quando estão construindo a arvore genealógica da própria família:

  • Tirar conclusões sem provas: Não tire qualquer conclusão sem respaldo documental, ok? Isso pode te levar a diversos erros crassos. Portanto, deixe possibilidades sempre em aberto até que tenha certeza de alguma linha de raciocínio a se seguir. Isso pode te poupar muito trabalho e muito tempo;
  • Anotar poucas informações: Todas as informações a respeito de seus ancestrais são extremamente relevantes. Tudo o que conseguir descobrir, anote. Quer seja num Excel ou num documento Word. Junte informações de casamento, dos filhos que foram tidos ou adotados, das cidades onde seus ancestrais viviam e para onde se mudaram e assim por diante;
  • Começar a pesquisa na ordem errada: Tentar começar sua pesquisa na Itália e ir “descendo”, à procura do nascimento de seus ancestrais mais próximos é algo que dá um trabalho imensamente maior que simplesmente “subir” a árvore e ir buscando a partir de seus ancestrais mais próximos. É importante lembrar também que, por vezes, você tem direito à cidadania italiana através de um parente mais próximo do que você imagina;
  • Ignorar parentes: Se você não tem ideia de quem lhe dá o direito à cidadania italiana em sua família, ignorar parentes pode ser um erro crasso. Afinal de contas, pode estar gastando bastante tempo com um “parente promissor”, sendo que seu direito está vinculado a outro braço de sua árvore genealógica;
  • Acabar a árvore: A árvore genealógica, assim como qualquer “ser vivo”, não pode ser terminada, a não ser que venha a óbito. A árvore nunca terminará de ser construída, uma vez que você sempre terá alguém passível de ser inserido, braços diferentes de pesquisa para seguir. O que podemos concluir é a linha que liga você ao seu antenato, ou, seu ascendente italiano mais próximo.

DEIXE A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA NAS MÃOS DE PROFISSIONAIS

E aí, conseguimos te animar a fazer sua própria pesquisa genealógica? Se te assustamos com os detalhes e os cuidados que devem ser tomados, isso é completamente compreensível. Uma vez que, nem sempre é uma boa ideia tomar essa atividade nas próprias mãos.

Quer seja para evitar frustrações, quer seja para que o resultado seja o mais otimizado possível. De uma maneira ou de outra, deixamos aqui disponíveis os nossos serviços de genealogia aqui da Cidadania4u. Assim, poderemos te ajudar na busca pelo seu vínculo com a Itália, e logo depois, poderemos juntos seguir com seu processo.

Quer entender mais do funcionamento de nossa empresa? Manda um e-mail detalhando tudo o que precisa, assim como os detalhes que você já sabe a respeito de sua família. Deixe o resto com a gente!

Estamos esperando sua mensagem desde já no contato@cidadania4u.com.br.

Um grande abraço e até mais!