A Itália é cheia de curiosidades e manias na gastronomia. Quando falamos do café, não seria diferente. Foi na Itália que surgiu o costume de consumir os diferentes Macchiato, Cappuccino, Marocchino e assim por diante. Veja abaixo, nesse texto da Cidadania4u, alguns dos mais diferentes jeitos de se tomar café na Itália.

Para os italianos, café é muito mais que uma bebida quente comum. É um momento de prazer, uma pausa para si durante o dia. É sobre o sabor, a textura, a consistência, as notas. É realmente uma experiência. Por isso, muitas xícaras da bebida na Itália ocupam menos da metade de uma xícara.

Não é à toa que de todos os países, um dos que o Starbucks tem mais dificuldade de se fixar é a Itália. Aqui, aquelas bebidas açucaradas e cheias de frufrus não têm espaço. Outro ponto é que dificilmente vemos pessoas tomando café e andando pelas ruas – aqui o café comum é o expresso, tomado quase como um shot.

A ITÁLIA E SUA FORTE OPINIÃO SOBRE O CAFÉ

Se você deseja experimentar um pouco do que há de melhor na Itália, de certo tem que investir certo tempo na descoberta dos cafés do país. Nossa dica: pela manhã, procure uma cafeteria local e peça por um Espresso. Se quiser uma xícara mais cheia, peça um espresso doppio, que seria um “espresso duplo”.

O Macchiato, que significa “Manchado”, é o expresso com um pouco de espuma do leite, o que deixa o café com essa aparência de manchadinho. É uma versão um pouco mais aveludada do café espresso comum.

Quando falamos do Cappuccino, temos de explicar algo que muitos dos brasileiros acabam se chocando quando chegam na Itália: o cappuccino original não leva chocolate nem canela. Na Itália, essa bebida é apenas café, leite e espuma.

Se deseja algo parecido com o Cappuccino, peça pelo Marocchino, que leva uma camada de chocolate em pó no topo.

Um dos nossos preferidos aqui na redação da Cidadania4u é o affogato, que é um café espresso com uma bola de sorvete de creme. Isso, associado a um bom e velho tiramissù? Simplesmente perfeito!

UMA CULTURA DO CAFÉ BEM ÚNICA

As peculiaridades italianas no mundo do café são infinitas. No sul do país existe até mesmo um hábito bem fofo e gentil, o do caffè pagato, ou caffè sospeso. O que é isso?

Bem, se um italiano vai a um bar ou uma cafeteria, e bebe um café, pode deixar uma segunda xícara paga, para aqueles que forem ao bar e não tiverem dinheiro para pagar sua dose diária. Essa cumplicidade e amor ao próximo são de esquentar o coração como um bom cafézinho, não?

EXISTEM TAMBÉM ALGUMAS SIMILARIDADES

Está viajando pela Itália e quer tomar um cafezinho com gosto de Brasil? Procure por um caffè latte ou latte macchiato. Que seria a versão italiana mais próxima do Café com Leite. Servido em um copo de vidro, como é feito em vários bares brasileiros, a bebida tem mais leite que café, e pode ter decorações em seu topo.

Em casa, também vemos algumas similaridades. Enquanto o café fora de casa costuma cumprir a missão de nos deixar mais alertas e acordados, o café no conforto do lar visa um frescor e uma experiência mais calmante.

No Brasil temos o café coado, no pano ou no papel. Já na Itália, temos o uso do moka, aquela cafeteira de alumínio famosa, conhecida até mesmo como “Cafeteira Italiana”. Algumas são tão pequeninas que cabem na bolsa, e fazem apenas uma xícara por vez, sabia?

A CULTURA ITALIANA E SEUS PORMENORES

Ler, aprender e descobrir cada vez mais sobre a cultura italiana. Isso é o que nos move aqui na Cidadania4u! E o melhor de tudo é que através do blog, conseguimos compartilhar todo o conhecimento que conseguimos com vocês, nossos leitores!

Mais do que criadores de conteúdo, nós também ajudamos pessoas a alcançarem o sonho de se tornarem italianos, através do reconhecimento de suas raízes. Se você é descendente de italianos e deseja se aproximar da cultura de seus ancestrais, assim como, gozar dos direitos que lhe são garantidos enquanto descendente, fale conosco.

A nossa equipe é especialista na área e pode te ajudar no processo do início ao fim. Estamos esperando o seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br!

Um grande abraço e até mais! 😀