O sonho de muitos, morar na Itália é um sentimento que vem crescendo (e muito) desde o início da pandemia. Mas você sabe quanto custa morar lá? Quais as melhores cidades? Como é a vida na Itália? 

Não? Tudo bem, nós da Cidadania4u vamos te contar TUDO o que você precisa saber sobre morar nesse país tão minúsculo comparado ao nosso grande Brasil. Acompanhe.

Por que morar na Itália?

Como você verá neste artigo, morar na Itália é bem diferente da sua experiência aqui no Brasil. Enquanto vivemos como se sempre estivéssemos atrasados, na Itália as pessoas vivem com um único pensamento: se não consigo resolver hoje, tudo bem! Resolvo amanhã. 

Para nós que temos essa cultura imediatista é realmente um choque, mas pode ser exatamente o que você precisa para relaxar e aprender a viver a vida. 

Um outro diferencial é que aqui as cidades são enormes, ruas totalmente cheias de carros e pessoas. Há momentos em que não sabemos qual lado é certo a seguir, e para nós isso é normal! Para nossos amigos italianos, não. 

A Itália, como todos sabem, é um país pequeno, fazendo com que suas cidades (mesmo as maiores) tenham menor densidade populacional. É por esse motivo que as cidades não possuem o mesmo ritmo frenético que nós. Se as cidades são próximas do interior, essa diferença é ainda mais marcada.

Como morar na Itália legalmente?

Como outros lugares, para morar legalmente na Itália você precisará de um visto de residência, além do Permesso di soggiorno. Não se preocupe, falaremos de ambos em seguida. 

Para morar na Itália é razoavelmente fácil, isso ocorre porque o governo italiano aceita como residentes estrangeiros nos seguintes cenários: 

  • Estudo;
  • Trabalho;
  • Investidor; e
  • Aposentado. 

Agora que já sabemos quais as situações que o governo italiano permite mantermos residência, seja temporária ou não, vamos entender um pouco mais sobre o visto de residência e o Permesso di Soggiorno? Acompanhe a leitura. 

Precisa de visto para morar na Itália?

Se você não for um cidadão europeu, sim. E o que muito não se fala é que a Itália possui uma lista de vistos, cada um correspondente a um motivo para entrada no país. Veja só: 

Tipo de VistoValor
Estudo/Pesquisa50 euros
Trabalho116 euros
Investidor116 euros
Tratamento médico116 euros
Visita familiar116 euros
Reingresso no país116 euros
Residenza elettiva116 euros
Adoção0 euros

Independente de qual visto você escolha, a forma para adquiri-los é a mesma. Começando pela solicitação do visto na rede consular mais próxima da sua residência, procure pelo módulo de apresentação do visto. 

Depois você precisa comprovar sua necessidade de adquirir o visto e pagar a taxa (encontrada no site do Consulado ou Embaixada da Itália que te atende). O tempo para emissão é, em média, de um mês após a solicitação. Lembre-se, você pode consegui-lo mais rápido ou não, tudo depende de quão complicado é o requerimento. 

O que é e como funciona o Permesso di Soggiorno?

“Permissão de estadia” numa tradução livre, ele equivale à Autorização de Residência que o governo brasileiro possui para estrangeiros. O Permesso é um documento oficial, pessoal e intransferível, que lhe garante o direito à estadia e permanência na Itália. 

Se você não for um cidadão europeu, além do visto de permanência, depois de passados os 90 dias que você pode ficar no país sem visto, você precisará da permissão para ficar, concedida pelo governo italiano. 

Após solicitar o visto, conseguir o Permesso é o próximo passo na sua checklist. Para adquirir esse documento, você precisará de preencher o formulário de requerimento, além de apresentar os seguintes documentos: 

  • Passaporte original e válido;
  • Fotocópia do passaporte e da página que contém o carimbo de entrada no país e do visto;
  • Recibo de pagamento do requerimento;
  • Comprovante do motivo de estadia;
  • 4 fotos; e 
  • Comprovante de endereço (contrato de aluguel, etc).

Se a sua intenção for estudar no país da bota, o Permesso tem validade de 12 meses. Agora, se for a trabalho, ele tem a validade de 24 meses.

Como é a vida na Itália?

Acima nós te falamos o porquê de morar na Itália. Agora que você já tem um motivo, que tal saber como é a vida nesse país de forma peculiar? Continue a leitura. 

Quanto é o custo de vida na Itália?

Dentre todos os países europeus, a Itália está no Top 4 países mais baratos de se viver, perdendo apenas para Portugal, Espanha e Grécia. No Numbeo, site onde é possível conferir todos os gastos possíveis em qualquer país, dá para ter uma noção maior dos custos na Itália.

Claro, os valores do site citado são uma média de todo o país. Tudo depende de onde você irá morar. Um outro detalhe que você deve saber sobre a Itália, é que lá não existe legislação que regulamenta o salário mínimo. Ou seja, não existe! 

Óbvio, existe um mínimo legal, mas não existem políticas governamentais que falam sobre salários mínimos. Contudo, a remuneração média é de 1450 euros, mas saiba que o quanto você receberá vai depender do seu grau de escolaridade, cidade, e até o tipo de emprego que você escolher.

Clima na Itália

Mesmo sendo um país pequeno, o clima na Itália é bastante variado. Praias, montanhas e Alpes, um país bem completo. Por ser cercada pelo mar e apesar das estações na Europa serem bem delimitadas, a Itália é lotada de microclimas. 

O norte tende a ser mais frio, com baixas temperaturas durante o inverno, nevascas e chegando ao seu extremo oposto no verão, com temperaturas altíssimas. Como as altas temperaturas coincidem com as férias, é comum que as cidades fiquem mais vazias. Todos estão nas praias!

Como é a saúde na Itália?

Você sabia que a Itália possui um sistema de saúde público? Pois é! O Sistema Sanitario Nazionale (SSN) funciona de forma parecida ao nosso SUS: cada italiano possui um médico para a família, que é designado de acordo com a região de residência. 

O diferencial é que na Itália os serviços prestados são cobrados de acordo com a renda da família. É o sistema de saúde público que atende a maioria dos italianos, já que a maior parte da população não possui convênio.

Quer saber mais sobre a saúde na Itália? Veja: 

Precisa falar italiano para morar na Itália?

Você não precisa ser fluente em italiano para se mudar para o país, mas saiba que os italianos são um povo muito patriota, e com exceção de cidades turísticas ou propensas ao mundo trabalhista, não falar italiano significa não participar da cultura local.

As escolas italianas ensinam outras línguas, como inglês, francês, espanhol e alemão, mas ainda existe uma resistência muito grande a idiomas estrangeiros dentro do país. Então, ao se programar para fazer essa viagem, aprenda ao menos como se comunicar no outro idioma.

Documentos para morar na Itália

Sim! Para se mudar para a Itália é preciso que você reúna uma série de documentos. De modo a facilitar para você, são os mesmos papéis necessários para tirar o Permesso di soggiorno. Veja: 

  • Passaporte válido;
  • Formulário de solicitação de visto/permesso di soggiorno
  • Comprovante de renda;
  • Seguro-saúde;
  • Inscrição em faculdade italiana ou em curso desejado (caso você solicite o visto de estudante);  e
  • Comprovante de residência italiana.

Se você for morar na Itália para estudar em faculdade, você deverá adicionar os seguintes documentos: 

  • Histórico escolar original, traduzido por um tradutor juramentado e apostilado;
  • Declaração de valor: emitida pelo consulado italiano a partir do histórico e diploma do ensino fundamental e médio.

Melhores cidades da Itália para morar

Não podemos te dizer os motivos para morar na Itália sem falar quais as melhores cidades para se viver no país. Se liga só nessa lista que nós fizemos para você. 

Milão

Marcada pela moda, Milão também conta com diversos restaurantes, parques enormes e diversos centros comerciais. Lembra que falamos do custo médio para viver na Itália? Talvez essa não seja sua primeira opção pelo alto valor de moradia e alimentação, mas morar em Milão pode ser uma experiência única para sua vida.

Nápoles

Pequena cidade no sul da Itália, reza a lenda que Nápoles foi o local de criação da pizza. Além de museus e paisagens esplêndidas, é dona de um dos vulcões ativos na Itália, o Vesúvio! 

Esse nome pode não parecer familiar, mas aposto que Pompeia sim. Pois é, o Vesúvio foi o responsável por dizimar toda a cidade em 97 d.C. Contudo, a última vez que ele entrou em erupção foi em 1944.

Gênova

A mais desconhecida das três citadas, Gênova possui um dos destinos mais visitados de praia na Itália, que também é muito conhecido no mundo, as Cinque Terre. Além de ser a dona de um dos portos mais antigos do Mar Mediterrâneo, é carregada de monumentos e prédios. 

Os meses mais quentes são julho e agosto, onde as temperaturas podem chegar a 27ºC, trazendo uma sensação térmica maior do que esperamos. Se você é um amante historiador, será feliz aqui!

Incentivos do governo para morar na Itália: como funcionam

Não é surpresa que muitos países sofreram com a pandemia do Covid-19, e a Itália foi um deles. Foi pensando na sua reestruturação econômica que o governo italiano anunciou oferecer incentivos financeiros para pessoas morarem em suas cidades. 

Um exemplo foram casas à venda pelo valor escrupuloso de 1 euro! A ideia era que os novos donos fizessem uma grande reforma para essas casas voltarem a ser habitadas (seguindo prazos e regras). Isso aconteceu – e ainda acontece – pois muitas dessas casas estão abandonadas. 

O que pouco se fala é que para a maioria desses casos é necessário que você tenha a cidadania italiana reconhecida. Em todo caso, a compra de um imóvel na Itália é mais tranquila que aqui no Brasil. 

Se você for um comprador de primeira viagem, menos de 35 anos, possuir renda estável e declarações de renda positivas, você consegue financiar o imóvel sem ter de pagar a entrada. Interessante, não é? 

Para maiores detalhes, leia também nosso artigo sobre o assunto: 

A Itália é logo alí

Viver longe da sua família e amigos pode deixar muitas lembranças e algumas mágoas. Não passar o aniversário de pessoas próximas com quem quiser e a dezena de quilômetros de distância pode ser um problema se você for uma pessoa muito apegada. 

Felizmente já vivemos no mundo da tecnologia! Até alguns setores trabalhistas já estão adotando esse regime “distante”, pois existem muitas pessoas capacitadas, não necessariamente só na sua cidade. 

Com um clique no celular você já está em contato com todos seus entes queridos (até os que não são). Não desista dos seus sonhos! 

Para mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece sobre a Itália. 

Instagram

Facebook

YouTube