Existem inúmeros documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana, emissão do passaporte, manutenção cadastral com o consulado e, quando decidimos ir à Itália, parece que estamos nos livrando de toda essa burocracia consular, certo? Bem, calma aí! Para chegar fixar residência na Itália são necessários alguns documentos e alguns conhecimentos!

Okay, você teve sua cidadania reconhecida, conseguiu seu passaporte, despediu-se de todos seus amigos e familiares e partiu na sua jornada de emigrar à Itália. Passando-se pela imigração você tem apenas o consentimento de entrar no país, mas ainda não está pronto para começar sua nova vida no citado país.

Existem alguns documentos essenciais para a devida manutenção de sua fixação de residência na Itália. Sim, super chato e burocrático, mas necessário e obrigatório para que você esteja em dias com o governo italiano!

VAI MORAR NA ITÁLIA? VEJA OS DOCUMENTOS QUE PRECISA

Abaixo vamos listar os principais documentos para você regularizar sua situação de moradia na Itália, assim como, quanto tempo mais ou menos eles demoram pra ficar prontos e o respectivo valor de cada um:

  • DECLARAÇÃO DE PRESENÇA (DICHIARAZIONE DI PRESENZA): Documento essencial para iniciar o processo de reconhecimento de cidadania italiana lá na Itália, é solicitado pelo governo italiano em até 8 dias da chegada no país. A declaração também pode ser solicitada no Ufficio Imigrazione da questura onde você pretende residir. A Declaração em questão é completamente gratuita e vai te ajudar em incontáveis passos de sua vida na Itália;
  • PERMISSÃO DE PERMANÊNCIA (PERMESSO DI SOGGIORNO): É um documento oficial que autoriza o estrangeiro a morar na Itália e demora cerca de 40 dias para agendar o atendimento. O permesso possui um prazo de 3 meses ou 1 ano, mas geralmente se destina apenas àqueles que ainda precisam resolver algum ponto de sua cidadania italiana;
  • CARTEIRA DE VACINAÇÃO: Tal qual no Brasil, todos devem ter uma carteira de vacinação, onde na Itália se chama Libretto di Vaccinazioni. Você pode solicitar em qualquer posto de saúde ou hospital italiano, caso ainda vá tomar alguma vacina ou para seus filhos. O documento é completamente gratuito e fica pronto na hora;
  • TICKET SANITÁRIO (TESSARA SANITARIA): Algo como o cartão do SUS, te dá direito aos hospitais públicos da Itália e pode ser solicitado na ASL (Azienda Sanitària Locale) demorando cerca de 7 dias para ficar pronto, sendo gratuito a todos os cidadãos italianos. Caso ainda esteja reconhecendo sua cidadania, também lhe será disponibilizado nos mesmos termos, desde que possua o permesso di soggiorno e esteja residindo em um comune;
  • CÓDIGO FISCAL: Algo como o CPF brasileiro, que atrela sua pessoa à Agenzia dell’Entrate, que é a Receita Federal italiana, responsável por estudar as movimentações bancárias e financeiras. Esse é outro documento que fica pronto na hora e não tem custo algum;
  • TITULO DE ELEITOR ITALIANO: Ainda que votar na Itália não seja obrigatório, você precisa ter o documento consigo! O Tessera Elettorale pode ser solicitado no Ufficio Elettorale do Comune onde você reside, sendo totalmente gratuito e emitido na mesma hora;
  • CARTEIRA DE MOTORISTA ITALIANA: Sobre esse aqui, nós falamos em outro post aqui do blog mesmo, e te recomendamos a dar uma lida lá, caso tenha interesse de praticar seu direito de direção em solo italiano.

Tá bem, sabemos que são muitos documentos e que parece ser uma lista extremamente chata e burocrática, mas você só vai precisar emití-los uma vez!

Burocracia realmente é algo que se encontra em qualquer organização social e procura tão somente manter as engrenagens do país girando.

TEM ALGUMA DÚVIDA? A CIDADANIA4U ESTÁ AQUI PRA TE AJUDAR

Nós da Cidadania4u somos especialistas em lidar com toda a documentação italiana para declarar cidadania, ou mesmo na mera manutenção de sua situação cadastral diante do governo italiano. Com profissionais experientes e qualidade no trabalhar, estamos certos de que podemos te ajudar nos seus projetos!

Qualquer que seja a sua dúvida, seja ela sobre fixar residência na Itália, sobre o reconhecimento de sua cidadania ou ainda precisando renovar seu passaporte, não hesite em falar conosco no contato@prenota4u.com.br e ficaremos contentes em te ajudar!

No mais, aguardamos seu contato! Um grande abraço e até mais! 😀