Recanati, uma pequena comune no meio da província de Macerata. Essa a localização que Lionel Messi está vinculado à pela sua cidadania italiana, e agora, todos os cidadãos europeus sabem disso também. Veja mais sobre como o prefeito da pequena Macerata chegou às capas de jornais com apenas essa informação.

Lionel Messi, tal qual grande parte da população argentina, tem direito à dupla cidadania italiana. E é por conta desse motivo que o prefeito de Recanati, cidade de onde o antenato de Lionel veio, revelou que o craque do Barcelona é cidadão italiano, procurando dar um pouco mais de visibilidade para sua cidade.

E deu bastante certo! O fato ganhou destaque em todos os jornais italianos e ainda estimulou a imaginação dos torcedores de times do país: será que um dia veremos Messi jogar pela Itália?

A HISTÓRIA DE MESSI E A CIDADANIA ITALIANA

Desde 2013 alguns jornalistas questionaram Messi sobre seus antepassados, por saberem que as raízes de sua família se alastravam até o país da bota. Mas, a respeito disso, Lionel tão somente disse que tinha vagas informações a respeito de seus antepassados italianos, e que nunca tinha ido à cidade de onde seu antenato havia saído.

Mas diferente dele, o pai do jogador esteve na cidade em 2010, a fim de levar os documentos da família e conseguir o reconhecimento para todos.

Foi o trisavô de Messi que saiu de Recanati para tentar a vida na Argentina, junto com outras centenas de emigrantes que saíam de uma Itália antiga.

UMA ATENÇÃO MIDIÁTICA QUE PODE TER CUSTO ALTO

Por ter quebrado o sigilo do futebolista, o município pode ser imputado com o pagamento de uma severa multa, de acordo com as regras de proteção aos dados, que tem vigor em todos os países da União Europeia.

Até o momento, a comune era conhecida tão somente por Giacomo Leopardi, um dos maiores poetas italianos e que possui renome mundial. Será que valeu à pena adicionar um novo nome ao rol da fama de Recanati?

O DIREITO À CIDADANIA QUE PERMEIA GERAÇÕES

Tal qual a Argentina, o Brasil foi um dos destinos mais escolhidos pelos cidadãos italianos. Em verdade, o favoritismo era tanto que hoje somos dotados da maior população de italianos fora da Itália! E é por isso que tantas pessoas possuem direito a reconhecer a dupla cidadania, e nem sempre sabem disso.

Como deu para notar pelo caso de Lionel Messi, até mesmo um parente distante como um trisavô (ou ainda mais distante), é capaz de ensejar o reconhecimento da dupla cidadania.

Se você vem de uma família com raízes italianas, aproveite dos direitos que isso pode trazer para você e para todos os seus parentes. Estamos falando aqui desde a oportunidade de estudar nas melhores universidades da União Europeia, concorrer às vagas de emprego do bloco econômico, ou mesmo ter acesso à qualidade de vida de qualquer país que faça parte da Zona de Schengen.

Garanta esses benefícios para o seu futuro e o da sua família, fale conosco no contato@cidadania4u.com.br e tenha lado a lado com você a melhor assessoria para reconhecimento de cidadania italiana que existe no mercado brasileiro.

Nossa equipe de especialistas está esperando seu contato desde já!

Nos falamos em breve! Abraços 😀