Bilíngues, trilíngues e assim por diante. Esses são os requisitos dos dias de hoje para o mercado de trabalho. E é pensando nisso que as escolas municipais de Jundiaí, no interior de São Paulo, estão integrando o programa Escola Inovadora com a possibilidade de aprender italiano.

Já são 19 unidades escolares dentro desse projeto, e a primeira etapa do projeto está sendo aplicada em comunhão com o Consulado Italiano de São Paulo. A iniciativa contempla hoje cerca de 1000 alunos e procura fortalecer o ensino municipal em 3 pilares principais do crescimento estudantil:

  • Melhoria da Ambiência das Escolas;
  • Capacitação dos Professores;
  • Ensino Inovador.

Um estudo que foi realizado pela organização linguística SIL Internacional, que possui sede nos EUA, revelou que em 2018 o italiano se tornou o quarto idioma mais estudado em todo o mundo! Ultrapassando inclusive o francês!

Apenas em Jundiaí, temos 14 empresas de matriz italiana, o que mostra que a presença do país na região é bem forte, e quem opta por investir nos estudos do idioma, com certeza tem maiores chances no mercado de trabalho.

UMA HISTÓRIA QUE PODE SER TRAÇADA AO PASSADO

Luiz Fernando Machado, o prefeito de Jundiaí, destaca a importância do projeto:

“Além de aprender um terceiro idioma, os estudantes conhecerão parte fundamental da história de Jundiaí, que foi colonizada por italianos. Com o mercado cada vez mais competitivo, incentivar o aprendizado de idiomas é uma forma também de preparar as nossas crianças para encarar os desafios do futuro”, declara com animação.

Na rede de ensino os estudantes têm acesso a aulas de italiano, português e inglês a partir dos quatro anos de idade! Uma super oportunidade de crescimento desde pequenos, certo?

APRENDER ITALIANO É UMA CONTRIBUIÇÃO FRUTO DA PARCERIA ÍTALO BRASILEIRA

O projeto com objetivo de oportunizar o aprendizado do italiano tem como parceiro o consulado italiano, não seria tão incrível se o nosso país não tivesse uma relação tão próxima com a Itália. Desde os tempos de nossa colonização, tanto a presença cultural quanto política dos italianos têm sido notáveis em nosso país.

Hoje, até mesmo um presidente de descendência italiana está no poder em nosso país! Isso mostra como nossas relações são estreitas e intensas. Se você é um fruto desse elo, que tal comemorar essa italianidade?

Ser descendente de italianos lhe garante todos os direitos de um cidadão nato, bastando apenas fazer o reconhecimento dessa sua cidadania. Fale com nossa equipe do Cidadania4u e entenda um pouco mais sobre como a nossa empresa pode te ajudar nesse processo.

Você pode nos encontrar no contato@cidadania4u.com.br 😀

Estamos esperando seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!