As possibilidades que nos são abertas ao ter nossa cidadania devidamente reconhecida são inúmeras, desde fixar residência em qualquer país da Zona de Schengen, passar os direitos aos nossos filhos e companheiros, assim como ter acesso às oportunidades civis de qualquer cidadão europeu. Dentre essas, estão as vagas de emprego na Europa, e elas estão a alguns cliques de distância.

Com a tecnologia conseguimos encontrar sites capazes de nos ajudar em diversas empreitadas, encontrar empregos é uma delas. Sabemos que existem alguns sites mais capazes e abrangentes que outros, certo?

Portanto, sabendo dessa disparidade, nós da Cidadania4u nos comprometemos aqui a listar os melhores sites de emprego na Itália para te ajudar a encontrar o seu emprego dos sonhos lá nas terras italianas.

Preparados? Vamos lá à nossa lista!

OS MELHORES SITES DE EMPREGO NA ITÁLIA

Se você já iniciou alguma espécie de busca por empregos na Europa, mais especificamente na Itália, já deve ter percebido que a região está fervilhando com oportunidades de empregos, correto? Mas, nem todos termos mínimos dos contratos são tão atraentes assim, portanto, visibilidade dos detalhes do contrato é um super requisito na hora de garimpar um emprego do gênero.

Abaixo vamos a uma lista que fizemos especialmente para você que está em busca de oportunidades na Itália:

  • IAL WEB: Ideal para os casos onde você está procurando tanto um emprego quanto oportunidades de crescimento e formação pessoal. Na plataforma você se encontra com notícias a respeito do mercado de trabalho, oportunidades no mesmo, eventos e ainda acesso a um fórum onde existem usuários experientes que podem te ajudar;
  • JUST ON BUSINESS: Abrindo a possibilidade de cadastrar seu currículo, no Just On Business você pode ver e receber as ofertas que estão alinhadas com seu perfil e com suas qualificações. Além claro, de poder fazer a busca de mão própria entre as ofertas de trabalho. A curadoria automática é um dos diferenciais desse site;
  • ADECCO: Fazendo o uso de palavras-chave específicas para o tipo de trabalho e a localidade de interesse você consegue encontrar facilmente oportunidades de emprego na Itália utilizando o Adecco. Lá ainda existem oportunidades de aprendizado na hora de procurar emprego, como dicas sobre o curriculum vitae, a entrevista, a carta de motivação e outros. Dá uma olhada no site aqui;
  • GI GROUP: Um dos maiores de nossa lista, o GI Group é uma plataforma conhecida internacionalmente e que facilita a busca de emprego em muitos países do mundo. Esse aqui vai para os que não se restringem a procurar emprego em solo italiano, mas em toda a Europa. No site você ainda é capaz de colocar alguns filtros de pesquisa como a região, área, tipo de contrato desejado, assim como para qual escolaridade mínima deseja procurar as oportunidades. Outro site bem parecido é o Neuvoo;
  • TROVO LAVORO: Site inteiramente italiano, o Trovo Lavoro possui uma busca simples, direta e objetiva, sendo ela feita com base numa palavra chave e direcionada a uma região específica. Caso deseje, pode colocar as opções de “Recentemente Graduado” ou outras características, tornando seu perfil mais completo. Para situações onde você tem interesse de trabalhar em algumas empresas específicas, basta procurar pelo nome das mesmas e ver se existem vagas abertas.

Esses são os nossos 5 favoritos e que temos consciência de fornecer um bom serviço na procura de empregos em solo Italiano e europeu. Além deles existem outros como o Etjca, Orienta, Lavoro e Carriere, e o famoso Indeed. Todos eles podem ser utilizados por você, caso tenha interesse de estar em todas as plataformas possíveis.

COMO TER MAIS CHANCES DE CONSEGUIR UM EMPREGO?

Assim como a Adecco possui dicas para que você tenha maiores chances de ser contratado, nós da Cidadania4u também separamos alguns conselhos indispensáveis para você! Confira abaixo as 4 principais coisas que você precisa ter em mente ao procurar emprego na Itália:

  1. APRENDA A FALAR ITALIANO: Somente o inglês não será o suficiente se o seu objetivo é construir uma carreira na Itália. Invista no italiano desde já, ou, caso não haja tempo de acordo com seus planos, procure vagas onde o português nativo é um requisito. Nessas vagas você já terá um diferencial! O italiano tem se tornado cada vez mais necessário quando percebemos tendências como as do Decreto Salvini, por exemplo;
  2. SE INSCREVA NOS SITES: Alguns sites vão lhe possibilitar a opção de se inscrição e notificação de novas oportunidades. Isso é bem interessante, já que em algumas vagas a rapidez em resposta pode significar bastante aos contratantes;
  3. PROCURE FONTES ALTERNATIVAS: Em qualquer que seja o país, nem todas as vagas de emprego são cadastradas nos sites. Na Itália não seria diferente. Busque outras fontes alternativas para encontrar oportunidades de emprego como Grupos de Facebook para oriundis, indicação de amigos que já moram na Itália, agências de emprego ou mesmo o LinkedIn;
  4. AJUSTE OS SEUS DOCUMENTOS: Encontrar um emprego na Itália com um cadastro ilegal ou desatualizado não é uma boa ideia. Além da ansiedade que pode lhe trazer pelo medo de perder tudo que construiu a qualquer momento, sabe-se que os italianos são extremamente corretos e não ficarão nada felizes se você estiver ilegalmente em solo estrangeiro. Sabendo disso, esteja com tudo o que precisa em dia, evitando problemas com o governo italiano!

Isso dito, imaginamos que agora seja só colocar a mão na massa! Não deixe de pesquisar todos os sites que citamos aqui e começar a sua busca. Caso tenha qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários e ficaremos felizes em te ajudar, ok?

Nunca é cedo para começar a procura de seu emprego, aproveite o começo do ano para ter um “recomeço” (:

AINDA NÃO TEM CIDADANIA RECONHECIDA?

Possui direito à Cidadania Italiana e ainda não reconheceu suas raízes? Não perca mais tempo, aproveite 2019 para regularizar sua situação e ter, de uma vez por todas, o seu título de cidadão italiano!

Para o caso de você já possuir a cidadania e estar com pendências diante do governo italiano, quer seja no seu AIRE ou Stato Civile, não deixe de falar conosco da Cidadania4u para que ajudemos você a regularizar sua situação.

Nossa equipe está te esperando lá no contato@prenota4u.com.br, preparadíssima para sanar todas as dúvidas que possa ter (:

Nos falaremos em breve! 😛