Copia Repropo… Cópia Recopro… Cópia Reprográfica! Pronto, isso aí. De nome complicado e tendo surgido no cenário da Cidadania Portuguesa, e que de certa forma já se via presente no mundo da Cidadania Italiana, o que é essa modalidade de cópia? Qual a funcionalidade dela?

Bem, para sanar toda e qualquer dúvida que você tenha a respeito desse tema, resolvemos fazer esse artigo aqui! Vamos nessa?

O QUE É A CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA?

Surgindo muito recentemente enquanto exigência, a Certidão por Cópia Reprográfica é uma modalidade não tão diferente assim. Isso quer dizer apenas que ela deve ser uma cópia fiel do livro original onde consta o nascimento da pessoa.

Ela é obtida por xérox direta do livro, por isso é uma “cópia reprográfica”, reprográfica vindo de “reprodução + gráfica”. Um nome complicado, mas que no final das contas, não é nenhum bicho de sete cabeças, certo?

Esse tipo de cópia é pedido geralmente nos processos de cidadania portuguesa. Muitos criticam o uso desse tipo de abordagem, uma vez que cópias reprográficas são pouco legíveis, e podem causar confusão quando é necessário fazer algum tipo de tradução da documentação.

O mesmo vale no momento de interpretação ou procura de erros e inconsistências que podem influenciar em problemas com a análise documental.

CÓPIA REPROGRÁFICA É DE INTEIRO TEOR?

Sim! Uma vez que a certidão por cópia reprográfica reproduz tudo o que está no livro oficial, ela é considerada de Inteiro teor. O grande problema, como comentamos mais acima, é que na cópia podem acontecer diversos problemas de distorção da imagem, o que torna as informações menos legíveis.

Quando o documento foi escrito a mão, o problema se torna ainda maior, já que a caligrafia não ajuda em nada no entendimento.

ENTÃO, É MELHOR SEMPRE FAZER A EMISSÃO EM INTEIRO TEOR?

Sim! A Emissão da Certidão em Inteiro Teor é a melhor saída para todo e qualquer problema que você possa ter com relação a sua documentação. Não esquecendo ainda de passar essa certidão emitida por uma análise profissional, a fim de procurar qualquer possível erro e retificar antes do apostilamento e da apresentação às entidades.

Investir na emissão da certidão digitada em inteiro teor é investir numa maior probabilidade de sucesso com relação à perfeição de sua documentação, e evitar surpresas ruins. Para mais direcionamentos como estes, não deixe de dar uma olhada em nossos posts aqui do blog, ou mesmo, de entrar em contato com nossos especialistas.

Países que brasileiros precisam de visto: saiba quais são

Intercâmbio em Portugal: preços e como fazer

CIDADANIA É COM A CIDADANIA4U

Quer saber mais sobre a dupla cidadania europeia, como iniciar seu processo e quais os benefícios de se tornar um cidadão com dupla cidadania e outros detalhes? Oras, não perca tempo: fale com um de nossos especialistas e entenda exatamente como podemos te ajudar!

Esperamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais (: