Aqui na Cidadania4u, temos por missão, tornar o processo de reconhecimento de cidadania italiana o mais compreensível possível a todos! E sem sombra de dúvidas, uma das partes do processo que geram mais dúvidas, é a pesquisa genealógica. Veja abaixo alguns pontos que você deve ter atenção.

A Pesquisa Genealógica consiste no estudo de sua árvore de ascendência, procurando e descobrindo as várias gerações de sua família, até encontrar a linha de descendência que liga o seu Dante Causa (o italiano que é seu ancestral), a você.

Sem a pesquisa genealógica, não há como realizar a buscada de documentos, certidões, ou mesmo descobrir datas importantes e relevantes para o seu processo. Abaixo, juntamos a nossa experiência aqui da Cidadania4u em alguns pontos, para que você não cometa erros no seu processo de pesquisa genealógica.

EVITE ESSES ERROS E FAÇA A PESQUISA GENEALÓGICA COM CAUTELA

  1. ATENÇÃO AOS ERROS DE ORTOGRAFIA E DE DATAS:

Na pesquisa genealógica, sempre estamos de olho nos erros de ortografia, que costumam ser bem constantes, certo? Mas lembre também de dar uma olhada nas variações de datas, inconsistências nos lugares onde o seu ancestral vivia e assim por diante.

Por vezes, é possível encontrar erros tão grotescos que os documentos até parecem pertencer a duas pessoas completamente diferentes. Por isso, preste atenção a todas as inconsistências, não só os erros de grafia, ou as adaptações de escrita do nome, ok?

  1. COMECE PELOS SEUS PARENTES VIVOS:

A pesquisa genealógica pode começar de uma forma bem fácil – com os parentes vivos! Uma conversa boba, lembrando do passado da família, pode trazer muita clareza para a pesquisa genealógica. Algumas informações que você consegue nessa conversa familiar, podem vir a ajudar no decorrer da pesquisa.

  1. APROFUNDE-SE:

A pesquisa pode tomar rumos inesperados com o tempo, e para que você realmente consiga encontrar algo ao fim de sua jornada, é preciso dedicação. Estude um pouco sobre genealogia, talvez até um pouco sobre italiano, a fim de entender melhor o que está escrito.

De toda sorte, tudo o que puder lhe dar mais alicerces para essa pesquisa, melhor!

  1. NÃO SE LIMITE NOMES E DATAS:

Como dissemos anteriormente: nomes e datas apresentam inconsistências, muitas vezes. E você deve estar preparado para isso. Portanto, procure não se prender apenas a essas informações, procurando também estudar questões da localização, cidade, trajetória de vida de seu ancestral, e assim por diante.

Esses fatos, que são paralelos aos dados, poderão funcionar como norteadores de sua pesquisa!

  1. DOCUMENTE SUAS FONTES:

Por fim, tente separar as fontes onde encontrou cada documento. Também é bem interessante tentar imprimir uma cópia do documento original, registro, resumo ou transcrição.

Tudo, que consiga trazer uma prova material mais palpável de sua descoberta.

CONTE COM A CIDADANIA4U EM SEU PROCESSO

Separamos essas 5 dicas para te ajudar em seu processo de pesquisa genealógica. Mas, se você quer uma ajuda a mais, não hesite em falar conosco aqui da Cidadania4u. Nossa equipe de profissionais é especialista no lidar burocrático exigido pelo poder administrativo italiano, quando falamos no processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Se você está em busca de sua cidadania, e deseja que todo o processo corra plenamente, sem problemas e com a maior celeridade possível – fale conosco no contato@cidadania4u.com.br e entenda melhor como podemos te ajudar!

Os nossos profissionais estão esperando o seu e-mail desde já, ok? Um grandíssimo abraço e até mais! 😀