O Governo italiano em crise, Matteo Salvini é conhecido por suas polêmicas e suas participações nada discretas em comitivas e manifestações de opinião. Isso deu a ele uma fama muito consolidada de pulso firme e determinismos. Entretanto, o Premier Giuseppe Conte agora ameaça dissolver o governo em meio a uma das maiores crises econômicas que a Itália já viu.

Tendo feito uma transmissão ao vivo à imprensa italiana, o Premier Giuseppe Conte surpreendeu a todos com uma ameaça de demissão, caso as partes do governo não focassem em comunhão nas suas escolhas. Ele, que é o Primeiro Ministro da Itália, lado a lado com Salvini, fatala que as dissonâncias que têm acontecido no governo, inclusive, têm arriscado a própria situação da Itália perante a União Europeia.

Já havíamos comentado aqui no blog sobre a tensão que existe na Itália, mas o que ninguém esperava é que esses atritos pudessem levar à queda do governo como conhecemos hoje. O ultimato de Conte foi claro: caso o governo não passe a entrar em conformidade com as regras da UE de uma forma sábia e inteligente, ele pedirá demissão.

O GOVERNO ITALIANO EM CRISE: UMA TENSÃO QUE SE ACUMULA HÁ TEMPOS

Com o poder e aceitação popular de Salvini, uma economia em declínio acentuado e juros que sobem a níveis extremamente elevados, a Comissão Europeia já se movimenta para aplicar um processo disciplinar. Alguns meios de comunicação italianos já falam que, quando o verão passar, a população pode ser convocada às ruas para votar novamente.

Sobre a polarização e os atritos internos, Salvini se manifestou, mandando um recado claro para a Liga Norte:

“Liberdade e democracia não são compatíveis com os que alimentam conflitos, com aqueles que pretendem criar oposições insanas, com aqueles que fomentam confrontos”

A crise do governo italiano que atravessa tanto o sistema político quanto a economia local, afeta principalmente as instituições administrativas, mas tem fortes impactos nas Forças Armadas e no Judiciário também. Por isso o chefe de estado, Salvini, se manifestou, chamando prudência aos integrantes do governo.

Neste momento, existe uma grande confusão em todo o sistema político italiano, e nesse momento que precede a reunião do Conselho de Ministros, todos estão de olhos abertos para as decisões de Salvini e de seu partido. O vazamento de documentos, conversas, acusações generalizadas, mobilização do povo e outros combustíveis, acumulam-se para um cenário tóxico e intenso.

O que está claro, ao menos para todos aqui da redação, é que se fará tudo para evitar as novas eleições legislativas. Mas isso vai depender de muito jogo de cintura, principalmente do Presidente nesse sentido. Não existe também como garantir que os esforços do mesmo possam surtir efeito, já que a polarização, tanto da Itália quanto do poder administrativo italiano, já é um fato.

Agora, de acordo com especialistas, é fazer a maior contenção de danos possível.

DE OLHO EM NOSSA TERRA ANCESTRAL!

Para nós, descendentes de italianos, ficar de olho tanto no cenário político brasileiro quanto italiano é uma necessidade! Afinal de contas, estamos ligados de forma carnal a ambos os territórios. Ainda que tenhamos nascido em um dos países, nossa família carrega a história e a herança do outro.

Por isso, conte sempre conosco da Cidadania4u para te manter atualizado de tudo que acontece lá no país da bota, mesmo que o assunto seja a crise do governo italiano.

Conte conosco também para todo e qualquer serviço consular ou administrativo. Isso sendo, reconhecimento de sua cidadania, busca de documentos, tradução juramentada e muito mais! Nossos especialistas em cidadania italiana estão esperando seu contato desde já 😀

Mande um e-mail no contato@cidadania4u.com.br e fale com nossos atendentes agora mesmo 😀

Nos falamos em breve! Até mais.