A Europa é conhecida como o berço de nossa civilização, a mãe da sociedade. De lá vieram as ciências básicas que fundamentam nossa civilização. Isto é, o nosso sistema jurídico, nossa estruturação democrática, entre outros pontos. Os quais realmente alicerçam e permeiam a nossa sociedade como um todo. Nesse sentido, uma família italiana residente no Brasil, ou seja, descendente de italianos, tem a possibilidade de resistir como cidadão na Europa. Isto é, por meio do reconhecimento da cidadania italiana.

cidadania italiana
Coliseu de Roma, Itália

O reconhecimento da Cidadania Italiana é o sonho de muitos brasileiros dotados dessa ascendência. Esses, são conhecidos como Oriundi, que são cidadãos italianos nascidos fora do território da Itália. Eles contam mais de 44 milhões em território brasileiro.

Entretanto, o fato de não ser um processo muito rápido, assim como envolver custos, ainda é uma questão. Pois ainda que dotados do direito, muitos descendentes não dão entrada no processo por não compreender os benefícios de fazê-lo.

Sabendo disto, reunimos aqui alguns vários benefícios em se declarar a cidadania italiana. Tanto para você, quanto para a sua família.

Neste post você irá descobrir:

  • 5 pontos positivos do reconhecimento da cidadania italiana

Família Italiana: 5 pontos positivos do reconhecimento da cidadania

Poderíamos elencar uma série de pontos positivos, mas elencaremos apenas os principais. Pois esses já são mais que suficientes ao seu convencimento, estamos certos disso. Vamos à lista:

  1. Família Italiana: vantagens de tornar-se um cidadão europeu

    Começamos com o benefício mais incrível. Na Europa, você poderá ter oportunidades de emprego únicas. Assim como uma qualidade de vida única: sistema de saúde funcional, economia estável e um custo de vida bem mais barato.

    Isto é, frente ao salário estipulado para a Área de Schengen. Tornar-se um cidadão europeu também garantirá aos seus filhos completo acesso às melhores escolas do mundo. Uma das escolas consideradas como do Futuro, é a Escola da Ponte, que fica em Portugal.

  2. Possuir dupla cidadania

    Com um mundo cada vez mais globalizado, pessoas com dupla cidadania têm algumas vantagens. Como por exemplo, possuem um grande diferencial na hora de procurar por um emprego. Visto que podem ingressar em países do exterior com maior facilidade.

    Além de, em alguns casos, morar lá sem maiores problemas. Esse é um diferencial que não se limita a você que adquire cidadania italiana. Mas também se estende aos seus filhos e ao seu cônjuge que deseje se naturalizar;

  3. Família Italiana: facilidade para viajar

    Claro que esse é um ponto que não afeta a vida de todos, mas quando o faz, é realmente muito sensível. A possibilidade de viajar para uma infinidade de países, sem ter de se preocupar com o limite de 90 dias da Área de Schengen.

    Ou até mesmo, poder ir aos EUA sem se preocupar com visto é de encher os olhos de qualquer viajante. Já que que o Passaporte italiano é o quarto melhor passaporte do mundo;

  4. Qualidade de vida

    A Itália, tal qual a Europa como um todo, possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) altíssimo. O que implica numa maior facilidade de locomoção tanto nacional quanto internacionalmente (tratando-se da Zona de Schengen). Da mesma forma, também uma segurança pública funcional.

    Além disso, boas medidas sociais voltadas para o fornecimento de cultura gratuita, estrutura. Bem como, outros itens que tanto desejamos ter para nosso dia a dia e de nossa família;

  5. Concurso público na Itália

    Para os concurseiros de plantão: ao adquirir cidadania italiana, você poderá fazer um concurso público na Itália. Igualmente, pleitear qualquer cargo público. Assim como no Brasil. Incrível, não?

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar. 

Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso!

cidadania italiana já