Os italianos de Santa Catarina desejam corrigir um erro histórico que, para alguns, ofende e incomoda. Tendo por lema “Não se pode negar a história, a verdadeira história”, tradução direta de “Non si può negare la storia, la vera storia”, o grupo movimenta uma ação para corrigir uma documentação equivocada.

Michel Temer, ao sancionar uma lei em 2018, entregou o título de “Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil” para o município de Santa Teresa, no Espírito Santo. Onde de fato, deveria pertencer à Colônia Nova Itália, que se tornou o município de São João Batista, em Santa Catarina.

Os cidadãos que movimentam a ação são extremamente diretos, e bradam “O pioneirismo catarinense na imigração italiana no Brasil é fato incontroverso”, e de fato, diversos historiadores brasileiros, quer sejam dotados de vínculos com Santa Catarina ou não, percebem que o estado é pioneiro na colonização italiana.

UM TÍTULO DE ORGULHO PARA OS CIDADÃOS ITALIANOS

Os cidadãos italianos ficaram deveras magoados com o erro, e movem essa ação para que o erro seja corrigido. Tendo sido fundada em 1836 no Vale do Rio Tijucas-grande, Nova Itália é o Berço da Imigração Italiana do Brasil, e foi para essa região que diversas famílias italianas começaram a construir o sonho de um novo futuro.

Futuro esse que hoje desagua em diversas outras vidas de descendentes de italianos.

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, também é a primeira cidade de todo o mundo a ter institucionalizado, através de uma lei própria, uma Semana da Língua Italiana, favorecendo a completa e constante disseminação da cultura italiana em todos os níveis da sua população.

De acordo com o próprio corpo da lei, nessa semana inteira, o objetivo é “valorizar o patrimônio histórico, artístico cultural brasileiro e italiano”, difundindo lateralmente, a língua italiana. Nos eventos promovidos nessa semana, temos palestras, debates, encontros, seminários e assim por diante – tudo para manter a chama da cultura italiana acesa no berço da colonização.

No mesmo estado, ainda temos diversos eventos, festas e marcos arquitetônicos que mostram a intensa presença dos italianos aqui. Tudo isso, está sendo levado em consideração no processo que se iniciou na justiça.

UM AMOR PELA CULTURA ITALIANA E PELAS TRADIÇÕES

Em breve, devemos ter acesso a mais desdobrares dessa ação, e com certeza, essa decisão equivocada será corrigida. Essa situação só mostra, mais uma vez, como o reconhecimento da história, e do nosso passado, é mais que essencial para a construção de um futuro mais claro e correto.

“É sobre as bases sólidas de uma história verdadeira, que podemos construir uma sociedade mais inteligente e que honra suas raízes.”, e é por isso que diversos cidadãos, descendentes de italianos, procuram hoje os benefícios de ter a cidadania italiana reconhecida.

Se você, assim como dezenas de milhares de cidadãos brasileiros, tem direito à cidadania italiana, fale conosco aqui da Cidadania4u e dê início ao seu processo. Somos uma empresa de assessoria completa, e que está sempre pertinho de você, através de nosso app, diariamente atualizado.

Fale com um de nossos especialistas no contato@cidadania4u.com.br e explique melhor um pouco de sua situação. Adoraremos te ajudar a alcançar o seu tão desejado sonho da cidadania italiana (:

Esperamos o seu e-mail desde já, ok? Um grandíssimo abraço e até mais!