Agora, com a formalização da renúncia de Giuseppe Conte que já havia sido comentada previamente, podem ser convocadas novas eleições na Itália, o que pode gerar grandes instabilidades estatais e econômicas. O anúncio da renúncia foi no dia 20 de Agosto, e sobre ela, comentamos mais abaixo.

Associado à acusação do ministro do Interior, Matteo Salvini, de arruinar a coalisão entre o partido Movimento 5 Estrelas e o Liga Norte, Giuseppe Conte renunciou de seu cargo enquanto primeiro ministro. Apontando Matteo Salvini como o indivíduo culpado por arriscar a economia do país por interesses pessoais e políticos, Conte disse que não desejaria fazer parte de um governo tão torto.

Comparado com o presidente Bolsonaro por suas decisões controversas, Salvini agora continua o governo sozinho. Sobre o mesmo, Conte falara ao senado:

“(Salvini) tem demonstrado seguir os próprios interesses e os de seu partido”, disse o ex Primeiro Ministro “Suas decisões trazem sérios riscos a este país”.

UM FUTURO INCERTO PARA A ITÁLIA COM A RENÚNCIA DE GIUSEPPE CONTE

O governo que era tido como quase ideal, assusta os italianos por ter vindo acompanhado de tantas problemáticas. Uma dívida externa que incha sem parar, instabilidades sociais que nunca haviam existido, decisões problemáticas acerca da questão migratória, e ainda um repente neofascista… A renúncia de Giuseppe não é à toa.

Com todos esses elementos em combinação, o partido da extrema-direita da Itália pode estar com os dias contados na Itália. O chefe do Movimento 5 estrelas, Luigi Di Maio, também disse desistir da coalisão, e assinalou que a Liga terá de responder por sua decisão de pôr tudo abaixo, abrindo uma crise de governo em pleno agosto.

Salvini agora exige que ocorram eleições antecipadas: surpreendentes 3 anos e meio antes do previsto. Seu pedido tem por base pesquisas eleitorais que comprovam uma crescente popularidade do ministro conservador.

MOMENTOS DELICADOS SE APROXIMAM E PEDEM ATENÇÃO

Nós, enquanto cidadãos italianos, temos o dever de estar atentos, tanto para a situação política em nosso território, quanto na Itália. Ainda que isso seja atordoante em alguns momentos, é o nosso dever enquanto cidadãos. Portanto, diante de qualquer novidade, esteja sempre à postos para se manifestar e fazer valer o seu direito ao voto.

Conte conosco da Cidadania4u para te trazer novidades sobre tudo que acontece em território italiano, desde a renúncia de Giuseppe Conta até as questões migratórias que estão acontecendo. Estamos sempre de olho nas questões políticas e administrativas da região para trazer a você nos mais ínfimos detalhes.

Lembre também de contar conosco caso precise de serviços diante do poder administrativo italiano, desde questões de reconhecimento da sua cidadania, até mesmo processos específicos diante do consulado. Fale conosco no contato@cidadania4u.com.br, ou encontre conosco na Italian Festival, que falamos um pouco mais aqui nesse post!

Esperamos seu contato, um grande abraço e até mais!