Sendo uma reunião para tratar da presença italiana no estado do Ceará, o Embaixador Italiano esteve em Fortaleza, e tornou o elo que liga o Brasil e a Itália ainda mais forte. A visita se deu, principalmente, por conta da inauguração de uma nova sede do consulado honorário da Itália aqui no Ceará.

A abertura desse consulado honorário é fruto de um programa de renovação das representações italianas aqui no Brasil. Desde o ano passado (em 2018), a Itália inaugurou diversas novas sedes aqui no nosso país, garantindo um melhor atendimento a todos os descendentes de italianos.

Tivemos as novas sedes de Belo Horizonte, de Recife, assim como o anúncio da abertura de uma nova agência consular em Vitória, no Espírito Santo. Esta, que sem sombra de dúvidas, é uma das mais aguardadas.

DIVERSOS ENCONTROS QUE AFINAM A RELAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES

A relação diplomática do Brasil, por conta do atual governo, tem sido um pouco balançada. Mas, esse balanceio não atinge a relação ítalo-brasileira, visto que a Embaixada Italiana aqui de Brasília tem promovido uma agenda bem intensa de encontros entre as autoridades brasileiras e as italianas nesse ano de 2019.

De acordo com Antonio Bernardini, que é o Embaixador da Itália aqui no Brasil, o estado do Ceará conta com uma grande presença italiana nos setores imobiliário e de turismo. Bernardini ainda mencionou que tem planos de apoiar a formação de operadores na indústria turística, focando na gastronomia, e organizando as oportunidades criadas pelos projetos de infraestrutura.

Toda essa logística poderia trazer mais investimentos estrangeiros para o Ceará. O próprio Camilo recentemente organizou uma ida de 7 governadores e um vice-governador para a Itália, onde os mesmos foram recebidos em Roma pela Vice-ministra das relações exteriores.

Na ocasião, a vice-ministra disse: “A Itália e o Brasil têm fortes laços e ótimas relações econômicas. Acreditamos que a iniciativa do Consórcio possa reforçar e enriquecer o quadro de projetos de colaboração econômica entre os dois países. Inclusão social e tutela do meio ambiente representam um ponto importante de desenvolvimento, um interesse comum tanto das empresas quanto das instituições, no contexto dos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas”.

MAIS UMA VEZ – O BRASIL E A ITÁLIA LADO A LADO

O Nordeste possui um dos territórios mais férteis para a economia, e agora, com o apoio da Itália, podemos ver a perspectiva de diversas parcerias. Com a maior presença desse país em nosso solo, também podemos contar com uma maior facilidade e presteza na hora de reconhecer a cidadania italiana.

Quanto mais consulados distribuídos pelo nosso território, menores as filas que se alastram nos principais. Se você é descendente de italianos e deseja reconhecer a sua ascendência, que tal falar com profissionais que entendem do processo? Fale com a gente aqui da Cidadania4u!

Somos especialistas no lidar burocrático do poder administrativo italiano, e podemos te ajudar desde o momento de sua busca genealógica, até a emissão de seu passaporte italiano. Fale com um de nossos profissionais no contato@cidadania4u.com.br e receba em detalhes como funciona a prestação de nossa assessoria!

Aguardamos o seu contato desde já! Um grande abraço e até mais 😀