Para quem adora decifrar mistérios, a história da família pode ser um bom ponto de partida para isso. Partindo disso, a importância da árvore genealógica está no acesso à história da sua família e dos seus ancestrais. 

Assim, a montagem da árvore genealógica é baseada em um histórico construído através de estudos que revelam desde a origem do sobrenome da família até a mudança da grafia dele atualmente.

Neste post você descobrirá:

  • O que é uma árvore genealógica
  • Qual é a ordem de uma árvore genealógica da família
  • Como montar minha árvore genealógica de forma gratuita

O que é a árvore genealógica

Primeiramente, o nome “árvore genealógica” se dá devido ao fato de que, uma árvore origina-se de uma semente, a qual em seguida dará origem às folhas, que mesmo sendo semelhantes entre si não são iguais. 

Nesse contexto, na cultura oriental, há uma forte reverência aos antepassados. Portanto, é bem comum ter conhecimento sobre a árvore genealógica da família até a 6ª ou 7ª geração. Isto é, levando em consideração o volume de dados e informações que se tem acesso. 

árvore genealógica
Culto aos ancestrais

Nesse sentido, esse costume vem ganhando cada vez mais espaço também na cultura ocidental. Assim, quem busca o reconhecimento de cidadania se depara com esse termo com frequência. Mas afinal, o que é uma árvore genealógica?

Antes de tudo, a árvore genealógica consiste em um estudo de gerações. Ou seja, define os seus ascendentes. Por meio dela, é traçada uma linha genealógica até a sua origem. O que significa que, ela é a representação gráfica da história da família à qual um indivíduo pertence.

Além disso, traçando uma analogia, pode-se identificar as crianças como as folhas mais novas da árvore. Bem como, os galhos mais finos como os pais. Já os mais grossos que são responsáveis pela sustentação, são identificados como os avós e os antepassados mais antigos. 

Importância da árvore genealógica: qual a ordem

A partir de registros históricos, a história da família é traçada. A montagem da árvore genealógica é feita a partir do antepassado mais antigo que tenha-se conhecimento de dados. Do mesmo modo, passando pelos descendentes até chegar ao indivíduo mais novo da linhagem. 

Importância da árvore genealógica: como saber minha árvore de forma gratuita

árvore genealógica
Mãos de uma pessoa fazendo uma pesquisa no computador

Hoje, graças a grande rede de informação que temos, montar sua árvore genealógica se tornou bem mais simples. Além de poder ser feito online. Abaixo, listamos dois dos maiores sites para te ajudar nisso:

  • FamilySearch

Patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o site é um dos mais populares no segmento genealógico do mundo. Nele estão disponíveis mais de um bilhão de imagens digitais. Bem como, índices de registros mundiais. Por exemplo: 

  • registros governamentais 
  • registros eclesiásticos de nascimento
  • inventários
  • registros de casamento
  • registros de óbitos. 

Esses índices são criados por voluntários a partir de indexações. Entretanto, qualquer um pode se voluntariar. Isto é, independente de idade, religião ou conhecimento técnico prévio. A única exigência é ter um computador com acesso à internet. 

Além disso, ainda dispõe de vários outros recursos. Como por exemplo, uma enciclopédia interativa online para a pesquisa da história familiar. Além disso, guias e mentorias com profissionais do FamilySearch. Do mesmo modo, há ainda a possibilidade de pesquisa por área geográfica ou por tópico.

Nesse sentido, existem também os fóruns de discussão. Onde pode-se fazer perguntas sobre a pesquisa e interagir com a equipe do FamilySearch. Ou ainda, alguém da comunidade genealógica.

Vale ressaltar que o acesso é gratuito e está disponível ao público em sete idiomas.

  • MyHeritage

MyHeritage é uma plataforma fundada em 2003. Ela funciona de forma bem semelhante ao FamilySearch. Com um banco de dados de 9 bilhões de registros históricos. Isto é, do mundo todo. 

Nela é possível criar árvores genealógicas e compartilhar fotos. Além de criar uma árvore baseada em reconhecimento facial, gerando matches com árvores já registradas.

Ademais, vale ressaltar que o site possui mais de 35 milhões de árvores genealógicas registradas. Juntamente com serviços oferecidos em 42 idiomas. 

Por fim, a plataforma possui três tipos de planos. No qual o plano básico pode ser acessado de forma gratuita. Em contrapartida, para planos mais robustos que apontem incongruências na árvore, por exemplo, é necessário aderir ao plano premium. Vale destacar que, esse pode ultrapassar R$600 ao ano.

Essas são algumas formas de dar início à montagem da sua árvore genealógica. Assim como, conhecer mais sobre a história da família. 

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana e portuguesa, saiba que podemos te ajudar. 

Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso!

importância da árvore genealógica