Depois de uma verdadeira crise dos refugiados, chegamos ao final desse capítulo de muitas controvérsias: Itália e UE chegam a acordo sobre imigrantes. Uma das primeiras medidas do governo de Giuseppe Conte foi abrir um porto seguro para os imigrantes e começar o diálogo quanto às questões de migração.

O processo de mudança de abordagem foi conduzido pela Organização das Nações Unidas, e procurou apelar à comunidade internacional para criar oportunidades de deslocamento e reintegração de refugiados. O acordo feito para resolver a situação dos imigrantes que estão a bordo de um navio (O Ocean Viking) foi anunciado pela Itália no dia 13 de setembro.

O navio com 82 pessoas resgatadas é administrado por instituições de caridade da França e estava solicitando a permissão para desembarque na Itália. 17 das pessoas são menores de idade, e isso trazia ainda mais peso para a operação.

O ACORDO SOBRE IMIGRANTES TRAZ UMA MUDANÇA NA ABORDAGEM DAQUI EM DIANTE

Hoje, após a assinatura do termo da União Europeia, ficou acordado que a Itália, ainda que seja porta de entrada para os imigrantes, os mesmos serão “apadrinhados” por países de todo o bloco econômico. Dessa forma, resolve-se a questão econômica que estava pesando para os italianos, e ainda é possível ajudar os imigrantes em situação de risco.

Os nomes dos países que assinaram o termo não foram divulgados, mas é sabido que essas 82 pessoas já serão contempladas pelo termo. Resta agora para todos nós, descendentes de italianos, comemorarmos o sucesso da celebração desse acordo, assim como, torcer para que no futuro próximo, as mudanças já sejam sentidas.

UM FUTURO PRÓSPERO PARA A ITÁLIA E OS IMIGRANTES

É triste saber a situação que os imigrantes passavam na Líbia, mas é muito bom também saber da empatia que os governantes da União Europeia sentem pela vida e pelo cenário dos mesmos, ajudando-os e fornecendo casa e alento.

Torçamos para o melhor futuro possível para esses imigrantes e para os cidadãos europeus.

Se você, assim como nós, tem fortes ligações com a Europa, estar sempre informado sobre o que acontece por lá é extremamente importante. Conte conosco da Cidadania4u para trazer a você as informações de maior relevância!

Conte conosco também para te ajudar em qualquer serviço burocrático que precise solicitar diante dos órgãos administrativos da Itália. Quer sejam questões de reconhecimento de cidadania, atualização de AIRE ou Registro Civil, assim como, renovação de passaporte.

Nossa equipe está esperando seu contato desde já no contato@cidadania4u.com.br. Esperamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais! 😀