Sim, conforme já tínhamos falado aqui no blog em um post recente, a população italiana está diminuindo. E de certa forma – rapidamente. Para evitar que esse fenômeno se instaure de uma forma irreversível, o governo estuda medidas para conter a redução demográfica, podendo até mesmo, pagar 300 euros por bebê italiano!

O Ministro da Família, Lorenzo Fontana, anunciou a possibilidade de que num futuro próximo a Itália venha a pagar de 100 a 300 euros mensais para cada criança nascida no país. O pagamento seria feito entre o ano 0 e os 26 anos de idade, para ajudar tanto no crescimento do novo cidadão italiano, até a formação superior do mesmo.

“Tentaremos, inclusive a nível europeu, de fazer com que a Comissão Europeia entenda que os incentivos à natalidade devem ser vistos como um investimento”, ressaltara Fontana, do partido Liga Norte.

UM FUTURO CONFUSO PARA A POPULAÇÃO ITALIANA

A redução demográfica é um padrão estabelecido em todo país de primeiro mundo. Acontece naturalmente quando tanto homens quanto mulheres têm mais oportunidades de emprego, e acabam deixando de lado a reprodução, focando mais em suas carreiras e afins.

Hoje, os casais querem em média 1 filho, ou mesmo nenhum. E isso é uma preocupação para os governantes, afinal de contas, o que será do país se a cada geração que passa, apenas 1 filho ou nenhum sucessor restar para continuar o trabalho das famílias?

Não está claro ainda como os pagamentos do incentivo seria feito, assim como, a quem seria feito. Fontes do governo dizem que apenas os italianos de baixa renda deverão ter acesso a esse benefício, ele deveria também estar ligado à idade das crianças e a quantidade de filhos que a família possui.

Devemos ter mais notícias sobre isso brevemente, já que em data recente, o ISTAT (Instituto de Estatísticas da Itália) identificou que a queda demográfica que tivemos em 2018 não possui nenhum precedente desde 1861. A queda foi de surpreendentes 4%.

A Itália, no citado ano, registrou o nascimento de 439.747 bebês, isto frente ao número de óbitos, significa uma redução de 0,2% em sua população. Ou, em números, 124.427 pessoas!

AGUARDEMOS MAIS NOVIDADES SOBRE O PROGRAMA PARA AUMENTAR A POPULAÇÃO

No mais, resta saber agora se essa iniciativa será capaz de estimular a população a ter mais filhos, ou se não será bem sucedida. Afinal de contas, existem diversas famílias que não têm filhos por convicção, e não por falta de finanças para manter a prole.

O que você acha? Será que este auxílio vai trazer resultados positivos para a taxa de natalidade italiana? Esperamos que, quer ela venha a trazer ou não, que este seja o passo correto dado pelo governo local.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA ITÁLIA CONOSCO

Aqui na Cidadania4u você pode sempre acompanhar tudo que acontece na Itália, afinal de contas, como trabalhamos com assessoria de processos de reconhecimento da cidadania, precisamos estar sempre informados de tudo o que acontece por lá, inclusive sobre o programa para aumentar a população.

E para te passar todas essas informações rapidamente, e de forma eficiente, criamos o app da Cidadania4u. Através dele, você pode acompanhar tudo o que acontece em seu processo, diretamente na palma de suas mãos. Também pode entrar em contato com nossa equipe, tanto por meio do chat nativo do aplicativo, ou mesmo, por meio de nosso e-mail: contato@cidadania4u.com.br.

Estamos aqui para o que precisar. Se está a procura de suas certidões, se precisa de traduções ou mesmo de agendamentos perante o consulado italiano! Nossos especialistas podem te ajudar no que necessitar! Entre em contato conosco e receba em detalhes tudo o que podemos fazer por você!

Nos falamos em breve! Um grande abraço, e até mais! 😀