Já vimos aqui no blog que a nossa amada cidade de Veneza está passando por maus bocados. Quer seja por conta de sua degradação perante o tempo, quer seja por conta de sua superlotação de turistas – chegou a hora de fazer algo para preservar a história de nosso povo.

Mas, ainda que a urgência seja gritante, a Prefeitura de Veneza adiou a cobrança da taxa de desembarque para 2020. A nova regra, que já estaria em vigor nesse ano de 2019, não está sendo aplicada por questões políticas e administrativas.

A taxa seria cobrada para os turistas que não pernoitavam na cidade, que realmente só desciam dos navios, caminhavam pela cidade, e voltavam para as embarcações. Danificando assim as estruturas da cidade e não trazendo tanto retorno financeiro à mesma.

NOVA REGRA QUE TERÁ VIGÊNCIA EM VENEZA

 Prevista para setembro de 2019, mas que foi adiada para janeiro de 2020, a regra não pôde ser aplicada no corrente ano por “criticidades operacionais”. Algumas delas, direcionadas aos valores. A ideia principal era começar com um preço único de três euros, como um caráter experimental.

Logo depois, esse valor subiria até 8 euros em dias úteis, e 10 euros em fins de semana e feriados. A taxa, relembramos, seria cobrada apenas para os turistas que não pernoitam na cidade (dentre estes temos os passageiros de navios de cruzeiro, por exemplo).

Isentos das taxas, ainda temos os moradores da região de Vêneto, deficientes físicos, trabalhadores pendulares, estudantes e mais. A medida, de acordo com o prefeito, visa a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da cidade e das ilhas satélite.

Por enquanto, a prefeitura de Veneza procura resolver os problemas operacionais e estruturais que a forçaram a postergar a aplicação da regra. E enquanto isso, se você tem um cruzeiro marcado para a região, já sabe que não precisará se preocupar com o pagamento dessa taxa no decorrer desse ano.

Fique atento aos prazos, pois se você não efetuar o pagamento da taxa, pode ser multado em um valor de até 100 a 450 euros!

AVANTE COM A PRESERVAÇÃO DAS NOSSAS CIDADES

Ainda que seja uma nova taxa a se pagar, é completamente compreensível a necessidade de cobrança por parte da Itália. Com uma cidade tão antiga quanto Veneza, e que necessita de cuidados tão peculiares, a cobrança desse valor se torna quase que irrisório, frente à experiência de estar na cidade.

Se você, assim como nós, é um exímio amante da Itália, sabe o valor imensurável que a preservação da história tem. Em cuidando e guardando cidades e construções, conservamos também o legado de nossos antepassados italianos.

Outra forma de conservar esse legado, é reconhecendo nossas raízes italianas! Se você é descendente de italiano, fale conosco da Cidadania4u agora mesmo e estude um pouco mais de seu passado, indo em busca de suas certidões, e por fim, reconhecendo sua cidadania italiana!

Manda um e-mail no contato@cidadania4u.com.br e saiba mais sobre o que podemos fazer por você (:

Um grande abraço e até mais!