Existe uma tradição, ainda que pouco difundida hoje, sobre o mês de maio ser considerado o mês da sorte para casamentos. Por esse e outros motivos é considerado o mês das noivas. Nesse sentido, é sobre isso que iremos falar hoje. Pois as histórias que cercam esse mês comemorativo são das mais variadas.

Sendo assim, neste post você irá descobrir:

  • Por que maio é o mês das noivas?
  • Qual é o melhor mês para se casar?
  • Qual é o dia da noiva no calendário?
  • Quais os melhores meses para se casar, fora maio?

Por que maio é o mês das noivas?

Umas das histórias conta que a tradição se originou em países do hemisfério norte, dada a época do ano. Já que, por lá a primavera tem início exatamente no mês de maio. 

Dessa forma, levando em consideração a simbologia de delicadeza das flores e o fato delas deixarem a decoração do evento um show por si, partindo disso teria se originado a escolha pelo mês.

Uma outra teoria conta que, na verdade, a escolha do mês se deu pela influência da religião católica. Dessa forma, partiria do fato de maio ser o mês usado para homenagear a figura de Maria, mãe de Jesus Cristo. 

O que traz relação com a maternidade, condição antes muito associada aos casamentos.

Há ainda quem diga que o motivo seriam as temperaturas mais altas nessa época, propícias para um banho completo. “Mas como assim banho completo?” Vamos lá, durante o período da Idade Média, por causa das baixas temperaturas o banho ficava restrito. 

Isto é, devido ao fato de não haver chuveiro elétrico ou sistemas de aquecimento, o que dificultava tomar banhos.

Sendo assim, o mês de maio era ideal para isso. Além de ser perfeito também para os noivos se arrumarem, usarem flores para se perfumar além de levar para a cerimônia. Dessa forma, inclusive, teria surgido o buquê como o conhecemos hoje.

Qual é o melhor mês para se casar?

Mas afinal, existe um mês que seja o melhor para a realização de um casamento? Essa pergunta é bem frequente, e respondê-la precisa levar em consideração contextos. Sendo assim, no Brasil, os casamentos costumam ser realizados nos meses de dezembro e janeiro. 

Entretanto, vale destacar aqui que setembro recentemente vem alternando as primeiras posições com o mês de dezembro. E qual seria o motivo? Exatamente, a primavera mais uma vez. Levando em consideração que as estações diferem do hemisfério norte, é natural que ela inicie mais tarde por aqui.

O que favorece tanto a decoração, como eventos ao ar livre. Já que as chuvas nessa época são incomuns. 

Já no mês de dezembro, as chuvas de verão são uma característica marcante. Mesmo assim, o mês é muito visado por uma questão financeira e de disponibilidade. Pois muitas pessoas têm acesso ao 13º salário, além de ser um período de férias também.

Mês das noivas: qual é o dia da noiva no calendário?

Por mais que maio seja considerado o mês da noiva, não existe uma data específica para isso. 

Quais os melhores meses para se casar, fora maio?

Essa pergunta carrega a necessidade de avaliar alguns cenários. Como por exemplo, orçamento, clima ou até mesmo mais opções para decorar o espaço da cerimônia.

Nesse sentido, segmentando por necessidade o panorama pode ser como abaixo:

  • Orçamento:

Janeiro: por mais que seja um mês chuvoso, e por esse motivo, as pessoas tenham um pouco de resistência em marcar casamentos para essa época, é uma ótima escolha de mês já que a demanda é baixa. Assim, fornecedores tendem a oferecer maiores margens para negociação.

Dessa forma, se o interesse é por um orçamento mais interessante, janeiro pode ser uma boa escolha. 

Fevereiro: outro mês muito interessante no quesito orçamento, já que não é um mês tão disputado. No entanto, é preciso estar atento para que a data da cerimônia não fique tão próxima ao feriado de carnaval, pois isso pode mudar um pouco os planos.

Julho: conhecido por ser período de férias, esse mês também é famoso por ter um clima frio. Sendo assim, a procura por datas nesse período é baixa, como resultado o orçamento pode ser favorecido com as negociações.

  • Clima:

Abril: neste mês as temperaturas estão mais baixas, e as chuvas não são comuns. Dessa forma, é um momento propício para realização de cerimônias, inclusive ao ar livre. No entanto, orçamentos mais altos devem ser esperados, devido a alta demanda. 

Maio: como dito acima, nos dias atuais, não é mais tão difundido que o mês de maio é o ideal para realizar casamentos. No entanto, por não haver grandes chuvas nesse período, pode ser interessante a realização de cerimônias ao ar livre, por exemplo. 

Junho: apesar de ser o mês em que ocorre o dia dos namorados, não é um mês muito procurado. Entretanto, é um período de transição de temperatura, então normalmente a cerimônia tem que ser pensada para locais mais fechados em caso de mudança do tempo.

  • Decoração mais diversificada:

Março: como neste mês as temperaturas ficam mais amenas, a procura sobe. No entanto, a diversidade de flores deixa a decoração do ambiente muito mais bonita. Então para quem considera a decoração um ponto importante, março é uma ótima escolha.

Outubro: por causa do auge da primavera, esse mês é um dos preferidos para realização de cerimônias. Sendo assim, o orçamento tende a subir, mas se isso não for uma questão, pode ser uma ótima escolha.

Novembro: assim como outubro, novembro é um mês propício para realizar casamentos, com diversidade de cores e cheiros para a sua decoração. No entanto, os feriados do mês são um ponto de atenção, pois podem influenciar na presença dos convidados.

Mês das noivas: fora do Brasil também funciona da mesma forma?

Como dito anteriormente, as estações no hemisfério sul e norte diferem. Sendo assim, essa lógica utilizada para definição dos melhores meses para escolha da data tende a mudar. 

Inclusive, na Europa, em Portugal, por exemplo, o mês mais procurado para casamentos é agosto.  

Tal fato se deve ao clima, já que é um mês considerado quente em boa parte do tempo, além de coincidir com as férias. O que possibilita que os convidados distantes possam se deslocar até o local onde será realizada a união.

Então, se você deseja se casar por lá, seja porque possui a cidadania portuguesa ou porque seu par é descendente de portugueses, essa pode ser uma ótima oportunidade.

Ainda mais depois das últimas alterações na Lei de Nacionalidade Portuguesa. Em que uniões reconhecidas em território português há no mínimo 3 anos concedem cidadania a/ao cônjuge da pessoa portuguesa. 

Tendo em vista o que falamos até aqui, esse é o panorama geral do contexto para maio ser considerado o mês da noiva, e esse são os motivos que cercam essa tradição. 

Ah, e caso você queira mais informações sobre o processo de cidadania portuguesa por casamento, saiba que podemos te ajudar. 

Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso! Clique abaixo:

Mês das noivas