Não estamos vivendo bons tempos, socialmente falando. Isso é um fato. Mas nunca esperaríamos encontrar um Míssil do Exército do Qatar no meio da Itália, sobretudo, em possessão de grupo neonazista. Junto ao míssil, várias armas também foram encontradas, dos mais diversos calibres, assim como objetos de propaganda nazista.

A Polícia da Itália está bem ocupada ultimamente, como falamos aqui no blog, recentemente diversos casos foram solucionados, até mesmo o de uma máfia italiana que tinha braços atuantes no Brasil. O ponto é que, a mais recente vitória da Justiça pode assustar alguns.

Prendendo 3 homens e encontrando com os mesmos um verdadeiro arsenal de armas que incluía um míssil, essa semana é de comemoração para as polícias de Milão, Varese, Forli e Novara, que colaboraram juntas para alcançar esse sucesso.

A OPERAÇÃO ANTITERRORISTA QUE TERMINOU SENDO ANTINAZISTA

As buscas, que eram parte de uma operação contra os militantes da extrema direita, que estavam sendo suspeitos de lutar com grupos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, acabou por encontrar com o grupo de neonazistas.

O armamento foi encontrado em propriedades no norte da Itália, nas proximidades de Turim. O míssil, que é o que chama mais atenção na apreensão, é francês e previamente pertencia às Forças Armadas do Qatar.

Em números, foram 26 armas, 20 baionetas, 306 partes de armas, silenciadores, e quase mil munições de calibres diferentes. A maior parte das armas eram alemãs, austríacas e americanas.

Um dos homens presos foi identificado como Fabio Del Bergiolo, um homem de 50 anos, funcionário da alfândega que concorreu ao Parlamento pelo Forza Nuova, um partido de extrema direita da Itália. Segundo a BBC, os outros dois homens seriam um suíço e outro italiano.

Os suspeitos tentavam fazer a venda do armamento por meio do WhatsApp.

APREENSÕES QUE MOSTRAM O ATRITO INVISÍVEL COM GRUPO NEONAZISTA

Ainda que os conflitos separatistas entre os russos e as forças ucranianas já tendo matado mais de 10 mil pessoas desde 2014, ainda não se fala muito sobre as tensões locais. Mas a partir do momento que encontram-se armamentos em um país distante do palco da batalha, como a Itália, percebe-se que a questão está crescendo… e rápido.

As conexões entre os mais diferentes grupos extremistas da Itália e da Europa estão aparecendo, e todos eles devem ser combatidos com força policial.

Em comunicado oficial, o coordenador regional do Partido Fuorza Nuova, ironizou a operação policial:

“Nesta manhã, dezenas de policiais se envolveram numa série de batidas patéticas e grotescas, levando jornalistas a acreditarem que haviam neutralizado uma perigosa rede de insurreição pronta para atingir instituições a qualquer momento: é uma pena lembrá-los que as instalações dos Forza Nuova estão abertas a membros e apoiadores há 20 anos e sedia, regularmente, encontros e conferências públicas”, falou Luigi Cortese.

Até o presente momento, tanto os chefes da polícia, quanto Eugenio spina, integrante do setor antiterrorismo da Itália, não acreditam que exista algum tipo de projeto subversivo, mas não negam a afirmativa de que se precisa manter um olho aberto para este fato.

FIQUEMOS NÓS, ITALIANOS, DE OLHO NO QUE ACONTECE

Acompanhe aqui no blog da Cidadania4u, tudo que acontece no território italiano. Estamos sempre de olho nas notícias de lá, para poder trazer pra você, em detalhe, da melhor forma possível. É assim que sempre trabalhamos: com total transparência e proximidade para com os nossos clientes.

Um marco disso, é o nosso app. Através dele, você consegue acompanhar todos os serviços que tem em andamento conosco, quer seja o de reconhecimento de sua cidadania italiana, o de atualização de seu registro civil, ou qualquer outro de nossos serviços.

Conte com nossa equipe para te dar a prestação mais eficiente e transparente existente no mercado de assessoria para cidadãos italianos!

Qualquer dúvida sobre como funciona a nossa empresa, mande um e-mail para o contato@cidadania4u.com.br e receba em detalhes a explicação de nossa equipe.

Esperamos o seu contato desde já, ok? Não deixa a gente na mão 😛

Um grande abraço e nos falamos em breve! Até mais! (: