O sonho de grande parte da população brasileira resumido a 3 palavras: Morar na Itália. Por ser um país cheio de belezas naturais, culturais, assim como, por ter fortes ligações com o Brasil, a Itália é um país que habita o imaginário de muitas pessoas no nosso país. Mas fica a pergunta: como morar na Itália? Quais os requisitos?

Como já falamos bastante aqui no Blog do Cidadania4u, grande parte de nossa população tem direito ao reconhecimento da cidadania. Em se reconhecendo essa cidadania que é direito de sangue, você se torna um cidadão italiano como qualquer outro.

Mas ainda que isso pareça de certa forma simples, o processo de imigração como um todo não é tão simples assim. Que tal vermos alguns detalhes sobre como seria fincar morada na Itália?

O QUE PRECISA SABER SOBRE MORAR NA ITÁLIA?

Se você não reconheceu sua cidadania, é necessário pedir o Permesso di Soggiorno, que é o visto para morar na Itália, e permite a residência legal em solo italiano. É necessário solicitar o documento nos primeiros 8 dias em solo. Para solicitar, é só procurar uma agência da Poste Italiana (que são os correios do país), e pedir um kit giallo.

Esse kit contem um envelope com os formulários e a lista da documentação necessária para solicitar o permesso de soggiorno. É importante lembrar que o permesso deve ser feito no mesmo comune onde se faz o reconhecimento da cidadania, ok?

Se você já tem sua cidadania reconhecida, essa permissão não é necessária – lembre, você é um cidadão italiano como qualquer outro! Mas será necessário alterar seu registro diante do poder administrativo. Não será mais necessário o AIRE, já que você não será um cidadão italiano morando fora do território da Itália.

Isso feito, é hora de procurar o apartamento onde você vai morar! O aluguel de um apartamento pequeno, que são os mais comuns na Itália até pela própria história do país, custa em média 350 euros. Apartamentos maiores costumam subir para até mil euros por mês.

As despesas mensais com água, luz, gás, mercado e transporte costumam somar cerca de 400 euros ao mês, mas esse valor pode ser maior ou menor a depender da cidade onde decide morar. Cidades maiores ou menores podem ter custos de vida diferentes.

A língua e a cultura local também devem ser levados em consideração se você quer morar na Itália. O parlar italiano é bem diferente do português, mas pode ser aprendido facilmente, com aulas online em sites como o Preply, ou mesmo outras plataformas online.

CONTE COM UMA ASSESSORIA DE PRIMEIRA NO SEU RECONHECIMENTO

O reconhecimento da Cidadania Italiana pode ser um processo bem complexo, cheio de burocracia e especificidades. Para não correr o risco de tomar passos errôneos, ou mesmo de colocar todo o processo a perder por não cumprir prazos e afins, conte com uma assessoria de qualidade: conte com a Cidadania4u e não perca tempo para morar na Itália.

Nossos especialistas em cidadania italiana estão esperando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br desde já. Envie sua necessidade bem detalhada para essa caixa de entrada e deixe que nossos atendentes te respondam de uma forma detalhada, informando como podemos te ajudar e os custos envolvidos nesse processo.

Nos falamos em breve! 😀

Um grande abraço e até mais!