Vindo a ser um padrão já manifestado pelos consulados italianos desde que a representação da instituição que fica em São Paulo deu o primeiro passo, vemos um novo sistema de agendamento nascer e ser aplicado em nosso país: estamos falando do agendamento via WhatsApp!

Desde que o Consulado da Itália que fica em São Paulo mudou seu sistema para solicitar a renovação de passaporte de cidadãos italianos para o WhatsApp, a fila passou a se estender aos milhares de solicitantes. O motivo disso? A imensa burocracia que circunda essa metodologia.

A chamada de vídeo deve ser feita para tão somente 1 dos dois telefones disponibilizados pelo consulado, em um horário restrito das 8:30 da manhã até as 13:30 da tarde, em dias úteis.

Na chamada, o atendente faz a checagem da identidade dos cidadãos e dos documentos necessários. Até 4 pessoas podem aproveitar a mesma chamada, mas ainda assim, os cidadãos italianos se mostram insatisfeitos com a nova metodologia de agendamento e clamam pela volta do sistema Prenota Online.

A PROLIFERAÇÃO DA FALHA DO SISTEMA DE AGENDAMENTO

Ainda que alvo de críticas incessantes, a missão diplomática italiana que se encontra na América Latina parece não somente querer continuar com a proposta como expandir para outros locais. A medida que se limitava ao estado de São Paulo desde novembro de 2018, passará a ser a mesma adotada em Buenos Aires a partir de Junho deste ano, o que choca muitos cidadãos.

Mesmo que no Brasil nenhum outro consulado tenha se mostrado interessado nessa nova metodologia de agendamentos, o medo por parte dos cidadãos ou daqueles que estão em busca do reconhecimento de sua cidadania passa a se espalhar.

Filippo La Rosa, cônsul de São Paulo, alega que essa medida é a capaz de assegurar que o sistema seja de “caráter geral”, e que permite que todos sejam atendidos, mesmo perante todas as críticas de pessoas que tentam há mais de 2 meses, dia após dia, e não conseguem um agendamento.

Após a nova forma de agendar ter sido instalada, cenas como a que seguem abaixo se tornaram mais comuns:

relato sobre o sistema de agendamento de SP

O QUE ESPERAR DO FUTURO DOS CONSULADOS ITALIANOS?

Para nós, que ficamos alheios às decisões dos consulados, resta tão somente aguardar e torcer para que as decisões tomadas pelos representantes sejam as mais proveitosas a nós, portadores de dupla cidadania.

Aos que já possuem o reconhecimento da Cidadania Italiana, a preocupação se alicerça apenas no renovar de passaportes. Já se você ainda não possui sua cidadania reconhecida, talvez seja a hora de acelerar o passo, a fim de aproveitar enquanto a forma adotada pelos consulados italianos aqui do Brasil, com exceção do consulado paulista, se mantem o tradicional.

Quando o assunto é assessoria no agendar da plataforma Prenota, pode até ser um pouco complicado, mas a Cidadania4u pode te ajudar nisso!

Nossos especialistas da área fazem tentativas incessantes no sistema, até que lhe conseguirão sua vaga de uma forma rápida e eficiente. A assessoria também ocorre em todas as outras fases do processo, como na conferência de documentos, tradução juramentada, apostilamento e muito mais.

Conte com a Cidadania4u em todo seu processo de reconhecimento de cidadania italiana e tenha certeza de que o mesmo está em boas mãos!

Nossa equipe de especialistas aguarda seu contato em nosso e-mail: contato@cidadania4u.com.br!

Nos falamos em breve! Até mais!