Já são muito mais frequentes as notícias encorajadoras. A China por exemplo, conseguiu segurar e conter a infecção. A Itália já registra um cenário de maior otimismo, onde o número total de pessoas infectadas está reduzindo, e o número de curados só aumenta. E diante desse cenário otimista, o que devemos esperar?

O epicentro da pandemia foi na China. Em sendo uma engrenagem indispensável para o comércio mundial, se a China para, o mundo sente as dores. Desde fevereiro estão acontecendo reduções drásticas nas exportações saídas desse país, e hoje a maior parte das fábricas do país está com as portas fechadas.

Com 70% das empresas do setor de eletrônicos aqui no Brasil dependente de componentes da China, podemos dizer com certeza que, ainda diante da cura do Corona Vírus, devemos sentir alguns impactos econômicos.

O mesmo vale quando falamos sobre a Itália, vez que a economia do país é bem associada ao turismo. E com as fronteiras fechadas, sem expectativa de abertura, devemos ver uma grande problemática econômica.

O QUE PODE ACONTECER AGORA?

Alguns especialistas afirmam que possamos estar diante de uma regressão da globalização. O mundo poderia agora girar um pouco mais lentamente, dando passos para trás e tornando as relações internacionais mais brandas e menos intensas.

Outros profissionais do ramo das relações internacionais alegam o extremo oposto. Caso vivêssemos em um contexto onde as decisões pudessem ser tomadas em uníssono, de uma forma mais bem coordenada, poderíamos ter visto uma questão muito menos problemática surgir dessa epidemia.

Com a internet ao nosso lado, a segunda alternativa parece ainda mais possível, e quiçá, provável. Nós aqui da Cidadania4u, estamos sempre estudando e lendo um pouco sobre relações internacionais, assim como as projeções mundiais para o futuro, e sem sombra de dúvidas, devemos sempre esperar que o mundo caminhe para a frente. Sem dar passos para trás.

ESPEREMOS ESSA CRISE PASSAR E VEJAMOS O QUE NOS ESPERA DO OUTRO LADO

O que você acha que está nos esperando no futuro? Uma maior união de nossos povos? Maior consciência do que seria uma convivência harmônica? Você acredita que nós, enquanto sociedade, podemos aprender a conviver melhor, juntos e sendo responsáveis com todos que nos cercam?

Sinceramente, todos nós aqui da Cidadania4u esperamos e torcemos por isso, um futuro mais unido, harmonioso e responsável em todos os cantos do mundo. Temos esperança e torcemos para que essa crise passe rapidamente, e deixe não somente cicatrizes, mas também aprendizados.

Agora é momento de ser consciente, ficar em casa e tomar todas as medidas de saúde indicadas pelos profissionais da área. Se você tem algum processo conosco aqui da Cidadania4u, ou se deseja iniciar, lembre que nosso atendimento online é 100% capaz de lidar com suas perguntas.

Mande um e-mail para o contato@cidadania4u.com.br e saiba mais detalhes sobre como podemos te ajudar! Esperamos o seu contato desde já! Até breve 😀