Certidão de inteiro teor, integral ou mesmo Verbo ad Verbum (palavra por palavra), esse é o documento exigido em muitos processos que correm em sede de cidadania italiana, mas como funciona? E existe uma validade específica para essa modalidade de documento? Essas e muitas outras dúvidas sanaremos nesse texto!

Geralmente exigida em operações financeiras ou quando envolve algum processo referente a um país estrangeiro, a certidão de inteiro teor costuma ser alvo de muitas dúvidas.

No caso específico da Cidadania Italiana os consulados exigem o documento desde 2009, independente do processo, se realizado em solo brasileiro ou italiano.

O QUE DIFERENCIA O INTEIRO TEOR DE UM DOCUMENTO NORMAL?

inteiro teor

Os dados que constam em uma certidão de inteiro teor, ainda que relacionados ao documento normal, são mais completos. A certidão comum registra o evento de uma forma resumida. Quer sejam o casamento, o nascimento ou o divórcio. A certidão de inteiro teor contém outros fatos que sucedem esses acontecimentos, quer sejam averbações, reconhecimento de paternidade e afins.

Um documento simples, portanto, relata apenas as informações necessárias e principais a respeito de um dado evento. O documento em Inteiro Teor é mais completo, todas as informações, ainda que não necessariamente relevantes, são incluídas.

A certidão de nascimento, na forma simplificada, é aquela que contém apenas as informações do registro realizado em um determinado cartório de registro civil. Na forma do inteiro teor, existe a reprodução integral, pelas mesmas letras, onde todos os elementos que estão constantes no livro do registro de nascimento estão presentes e são transcritos de maneira fiel, sobre todas as informações.

O QUE É NECESSÁRIO PARA EMITIR A CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR?

Geralmente, para que tal certidão seja emitida, é necessário o preenchimento de um requerimento específico, que pode exigir a assinatura do responsável com firma reconhecida.

Para que um terceiro consiga acesso ao documento, é necessário que o mesmo faça uma autorização e que ela seja assinada e tenha firma reconhecida. Um detalhe importante é que se deve informar ao cartório responsável sobre a finalidade da certidão do inteiro teor, já que isso pode tornar o pedido mais fácil.

O custo para a certidão varia imensamente, a depender do estado no qual os dados estão registrados. Outro ponto é que: quanto mais antigo o documento, mais cara é a requisição do inteiro teor.

O custo médio em São Paulo por documento, por exemplo, é R$60.

EXISTE UMA VALIDADE ESPECÍFICA PARA A CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR?

Não existe um tempo exato para a validade do documento. Lembra quando falamos que é necessário falar a finalidade para qual o documento será usado? Bem, isso influencia na validade do mesmo! Para pedidos de dupla cidadania, o próprio consulado vai definir a validade.

Ainda em se falando dos pedidos de cidadania italiana, é interessante ter não somente a certidão, mas também todos os outros documentos datados em até 180 dias (alguns comunes aceitam papéis acima desse prazo, mas sempre bom prevenir).

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DE UMA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR?

O tempo para que a certidão de inteiro teor esteja em suas mãos pode variar de cartório para cartório, assim como, a depender se sua solicitação e se o seu formulário foi entregue pessoalmente ou online.

Em pedidos feitos pela internet, o prazo médio é de cerca de 20 dias, já os procedimentos presenciais dependem do local. Alguns deles entregam no mesmo dia, outros algumas semanas. Outros, até mesmo meses para que o processo seja finalizado.

A entrega pode ser feita de duas formas: digitalizada ou em fotocópia. Na primeira modalidade, os dados são digitados igual aos do livro de registro. Enquanto na fotocópia, uma xerox da página em que constam todas as informações originais será emitida, e por conseguinte entregue ao solicitante.

EM MEIO À TANTA BUROCRACIA, É SEMPRE BOM TER PROFISSIONAIS!

Não importa qual o serviço, é sempre bom ter profissionais lado a lado conosco. Ainda mais quando falamos de algo tão importante quanto o reconhecimento de nossa cidadania italiana.

Quer seja por nos deixar mais tranquilos porque nossa solicitação está nas mãos de pessoas que conhecem os trâmites, quer seja por não precisarmos pesquisar ostensivamente sobre o funcionamento de órgãos públicos.

É por isso que a Cidadania4u existe! Para ajudar você, descendente de italianos, para que não precise se preocupar mais com burocracias do consulado italiano, prazos ou qualquer outra problemática de difícil resolução.

Deseja nossa ajuda para lidar com suas certidões? Não deixe de falar conosco no contato@cidadania4u.com.br e descubra todos os serviços que prestamos! (: