Desde que foram encontrados, abraçados e aparentemente apaixonados, os Amantes de Módena foram considerados como heterossexuais e endeusados como a representação do amor que atravessa a barreira da vida e da morte. Em uma pesquisa recente, a partir do esmalte dos dentes dos esqueletos enterrados de mãos dadas há 1.600 anos, percebeu-se que ambos os indivíduos eram homens.

Não há nada que revele a relação que os homens mantinham em vida, podiam ser amigos, namorados, ou mesmo pai e filho. Mas sem sombra de dúvidas, isso muda um pouco a forma que a história é escrita e retratada.

Conhecidos como os Amantes de Módena, representaram o mito do amor eterno para muitos românticos. Os dois esqueletos unidos pela eternidade, enterrados juntos e de mãos dadas, enquanto um deles está com a cabeça voltada para o outro.

Será que agora, que sabemos que são dois homens, a forma que olharemos para esse amor intenso e eterno, mudará?

A CIÊNCIA MODERNA MUDANDO CONCEPÇÕES DO PASSADO

Para decifrar qual o sexo dos esqueletos, os cientistas utilizaram uma técnica que usa a proteína dos dentes. Eles então mapearam a presença de uma proteína que só existe na arcada dentária de homens, e a “isoforma Y da amelogenina”, estava presente em ambos os esqueletos.

De acordo com os arqueologistas, os dois homens foram sim intencionalmente enterrados juntos e de mãos dadas. Resta descobrir, através de mais estudos nas práticas funerárias da Itália Antiga, quais as relações os homens tinham em vida.

Estaríamos nós diante do casal homossexual mais antigo do mundo? Deixemos essa pergunta para ser respondida pelos especialistas!

A ITÁLIA SENDO PALCO DE MAIS E MAIS DESCOBERTAS COM OS AMANTES DE MÓDENA

Essa super descoberta foi publicada no aclamado periódico científico – Scientific Reports. Você já conhecia os Amantes de Módena? Acha que eles foram enterrados juntos porquê? Por serem um casal? Amigos? Parentes?

Comenta abaixo aqui o que você acha, a gente aqui da Redação Cidadania4u também está discutindo e lendo mais a respeito!

Além de postar conteúdos como estes, relacionados à Itália, nós aqui do escritório da Cidadania4u podemos te ajudar em uma infinidade de coisas, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento de sua ascendência italiana.

Conte com nossos especialistas para te ajudar nesse processo que pede uma super atenção aos detalhes. Experientes e reconhecidos pelo serviço de excelência, nossos profissionais estão esperando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br.

Manda um e-mail pra gente e te responderemos todas as dúvidas que tiver acerca de nossas especialidades!

Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais!