Desde que foram encontrados, abraçados e aparentemente apaixonados, os Amantes de Módena foram considerados como heterossexuais e endeusados como a representação do amor que atravessa a barreira da vida e da morte. Em uma pesquisa recente, a partir do esmalte dos dentes dos esqueletos enterrados de mãos dadas há 1.600 anos, percebeu-se que ambos os indivíduos eram homens.
Não há nada que revele a relação que os homens mantinham em vida, podiam ser amigos, namorados, ou mesmo pai e filho. Mas sem sombra de dúvidas, isso muda um pouco a forma que a história é escrita e retratada.
Conhecidos como os Amantes de Módena, representaram o mito do amor eterno para muitos românticos. Os dois esqueletos unidos pela eternidade, enterrados juntos e de mãos dadas, enquanto um deles está com a cabeça voltada para o outro.
Será que agora, que sabemos que são dois homens, a forma que olharemos para esse amor intenso e eterno, mudará?
A CIÊNCIA MODERNA MUDANDO CONCEPÇÕES DO PASSADO
Para decifrar qual o sexo dos esqueletos, os cientistas utilizaram uma técnica que usa a proteína dos dentes. Eles então mapearam a presença de uma proteína que só existe na arcada dentária de homens, e a “isoforma Y da amelogenina”, estava presente em ambos os esqueletos.
De acordo com os arqueologistas, os dois homens foram sim intencionalmente enterrados juntos e de mãos dadas. Resta descobrir, através de mais estudos nas práticas funerárias da Itália Antiga, quais as relações os homens tinham em vida.
Estaríamos nós diante do casal homossexual mais antigo do mundo? Deixemos essa pergunta para ser respondida pelos especialistas!
A ITÁLIA SENDO PALCO DE MAIS E MAIS DESCOBERTAS COM OS AMANTES DE MÓDENA
Essa super descoberta foi publicada no aclamado periódico científico – Scientific Reports. Você já conhecia os Amantes de Módena? Acha que eles foram enterrados juntos porquê? Por serem um casal? Amigos? Parentes?
Comenta abaixo aqui o que você acha, a gente aqui da Redação Cidadania4u também está discutindo e lendo mais a respeito!
Além de postar conteúdos como estes, relacionados à Itália, nós aqui do escritório da Cidadania4u podemos te ajudar em uma infinidade de coisas, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento de sua ascendência italiana.
Conte com nossos especialistas para te ajudar nesse processo que pede uma super atenção aos detalhes. Experientes e reconhecidos pelo serviço de excelência, nossos profissionais estão esperando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br.
Manda um e-mail pra gente e te responderemos todas as dúvidas que tiver acerca de nossas especialidades!
Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais!
Gostaria muito de conhecer e até de trabalhar e morar neste lindo país mas pesquiso sobre meu sobrenome “Rampin” e nos encontro nada e sei que meu bisavô Eugenio Rampin veio da Itália e minha bisavó Maria Dota mas é só o que sei. E meu pai não sabe mas nada a respeito pois está meio com Alzheimer e não lembra muito das coisas nem dos documentos mas vou pesquisar com meus tios parecer se sabem. Sou de Ribeirão Preto SP
Olá, Jose!
Poxa, sinto muito! Mas não é impossível.
Aqui na Cidadania4u temos os serviços de Pesquisa e Busca de documentos que pode te ajudar. E também temos outros serviços que contemplam cada passo do processo de cidadania. Vamos entrar em contato com você via email para entendermos melhor o seu caso.