Cada semana que se passa, traz consigo uma nova reviravolta para a questão política da Itália, certo? Dessa vez, algo que não era esperado por muitos. O Ministro do Interior da Itália solicitou eleições fora de época na Itália, certamente como uma oportunidade para derrubar Matteo Salvini.

Falamos algumas vezes aqui no blog sobre a situação italiana e como ela está caminhando. Ocorre que, nessa semana, o Partido Democrático (de centro esquerda), decidiu por organizar-se para competir contra Matteo Salvini. Até terça-feira devemos saber mais notícias sobre isso.

Fazendo uma coalização com o Movimento 5 Estrelas, o partido que estava associado ao Liga Norte (de Salvini), o PD (Partido Democrático) tem grandes chances de derrubar Matteo Salvini com um acordo. A coalisão agora depende apenas de seus líderes e que os mesmos se ajustem.

ALGUMAS CONDIÇÕES À COALISÃO PARA DERRUBAR MATTEO SALVINI

As conversas entre os dois partidos têm avançado de forma rápida e bem produtiva. O PD disse que vai aceitar, com algumas condições, o alicerce primordial que o Movimento 5 Estrelas trouxe: a redução no número de integrantes do parlamento.

Hoje, esse número é de 945 pessoas, e o objetivo é cortar para 600. Para Luigi di Maio, esse é o primeiro item para qualquer acordo, sem ele, não há como seguir para um governo pleno.

Todos os olhos do mundo se voltam para esse momento decisivo que pode ser uma das mais importantes da história italiana. Esse país que possui a terceira maior economia de toda a zona do Euro, vive um caos político e econômico há alguns meses e pode ver agora nesse momento, um verdadeiro divisor de águas.

Sérgio Mattarella, presidente italiano, deu aos partidos até esta terça feira para fecharem um acordo e manifestarem seus interesses. Agora, vemos a possibilidade do PD e do Movimento 5 Estrelas, grandes adversários, tornarem-se uma coalisão e empurrar Matteo Salvini para fora do poder.

AGUARDEMOS NOVIDADES SOBRE A CRISE POLÍTICA

Crises políticas são sempre muito problemáticas para os países que as sofrem, assim como para os que podem levar parte do baque por estarem juntos no mesmo bloco econômico. A União Europeia está atenta para todos os passos que serão dados a partir de agora por parte da Itália especialmente com a possibilidade de derrubar Matteo Salvini, e assim também deve ficar você, descendente de italianos.

Afinal de contas, o futuro da Itália está em jogo, e devemos todos ficar de olho e exercer nossos direitos enquanto cidadãos. Se você ainda não reconheceu sua cidadania, quer seja por questões documentais ou por não saber como lidar com a burocracia: não se preocupe!

Fale conosco no contato@cidadania4u.com.br e receba em detalhes as formas que podemos te ajudar. Caso prefira nos encontrar pessoalmente, estaremos no Italian Festival com uma barraca esperando sua visita. Você pode entender mais do evento clicando aqui!

Um grande abraço e até mais 😀

 

Foto de Oleg Magni no Pexels