Cheio de palavras que muitas vezes nos levam à loucura, o italiano é dotado de várias palavras confusas. Muito disso por conta dos falsos cognatos advindos da mesma raiz latina que o português e o italiano dividem. Entre o rol de palavras que nos confundem está o Patronato. O que seria ele? Que tal ler esse texto e descobrir?

Nesse sentido, patronatos, na própria definição da palavra, quer dizer proteção, defesa ou ajuda. Vem de Patrocínio, por exemplo. Uma instituição que se chama Patronato, é uma que ajuda, protege e dá instrução.

Podemos citar a história da Roma antiga. Onde um cidadão nobre e rico ajudava pessoas em condições inferiores em troca de alguns serviços.

Hoje os patronatos italianos são entes que oferecem gratuitamente atividades de consultoria. Além da preparação dos processos previdenciais em favor dos cidadãos italianos e seus familiares.

Patronatos: como funcionam?

Muitos descendentes de italianos buscam os serviços dos patronatos a fim de verificar se os documentos para reconhecimento de sua cidadania estão corretos. Assim como os passos que são necessários a partir daí. Entretanto, ainda que essa seja a imagem que eles tenham assumido, essa não é a função que eles exercem oficialmente.

Costumeiramente os patronatos indicam profissionais que realizam o procedimento privativamente. Ou seja, seguindo todas as etapas e o passo a passo disponível para a comunidade de descendentes.

Alguns patronatos recomendam empresas de assessoria, outros indicam pessoas específicas para cada passo do processo.

Ainda que o processo de preparação documental seja relativamente simples, a reunião de todos os documentos e a conferência dos mesmos pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Um bom exemplo dela é a necessidade de reunir todas as certidões. Bem como, estar atento à validade de todo e qualquer documento ou procedimento burocrático.

A facção do pedido de reconhecimento de cidadania italiana

Tão somente depois de estar com toda a documentação apta para o processo que pode o descendente de italiano fazer o pedido do reconhecimento. Existem duas formas de fazer isso:

  1. Através do consulado italiano responsável por sua jurisdição;
  2. Diretamente na comune da Itália.

O processo mais acessível costuma ser o realizado no Brasil. Isto é, que cobra uma taxa de análise muito menor que a assessoria feita diretamente na Itália.

Patronato: quem realmente exerce a função de ajudar os descendentes?

Muito comumente empresas como a Cidadania4u, ficam responsáveis por acompanhar você. Isto é, descendente de italiano. Em todos os passos de seu processo de reconhecimento de cidadania. Hoje com a internet e a conectividade entre os entes, esse processo está cada vez mais rápido e prático. Desse modo, o contato direto com a empresa proporciona uma grande transparência e tranquilidade ao cliente.

Antigamente vivíamos problemas como incêndios em cartórios com certa frequência, ou mesmo inundações em épocas de guerra. Os buracos criados no rol de documentos desde essa época são irreparáveis. Sendo assim, é necessário ter lado a lado de si uma empresa de assessoria realmente capaz de lidar com surpresas como esta na preparação de documentos.

Ainda que não tenhamos os aclamados Patronatos lado a lado conosco, nos ajudando com todo o processo, empresas como a Cidadania4u suprem essa necessidade de uma forma exemplar.

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato conosco para saber mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso! Clique abaixo:

patronato