Quase todos os meses nos deparamos com notícias como estas: cidadania de brasileiros é cancelada na Itália; ou, operação X anula residência de brasileiros na Itália. Esse padrão tem se tornado cada vez mais reincidente graças a uma série de operações policiais. Uma delas, a “Super Santos”, que você entende mais abaixo.

Santa Maria Maggiore – esse é o nome do município que esta semana anulou a residência de três cidadãos brasileiros que não demonstraram morar permanentemente em território italiano. As três residências eram de brasileiros que realizavam o processo para reconhecimento da cidadania italiana na cidade.

Essa ação é resultado do desdobramento de uma operação chamada de “Super Santos” que desde março deste ano, vem analisando práticas suspeitas de cidadania italiana. A organização responsável por essas investigações é a polícia de Verbania, no Piemonte.

A POLÍCIA ITALIANA ANULA RESIDÊNCIAS DE BRASILEIROS NA ITÁLIA, MAS ESTAMOS RUMO A UM FUTURO MELHOR

Através do combate dessas práticas errôneas, com sorte seremos capazes de ver um sistema de reconhecimento de cidadania italiana que funcione de forma mais célere, vez que os pleiteantes estarão seguindo os passos solicitados pelo consulado da forma correta, sem atalhos ou dribles ao sistema.

Um endereço fixo na Itália é um dos requisitos carnais para os que têm direito à cidadania italiana e desejam pleitear o reconhecimento do mesmo em solo italiano. Consequentemente, ao fingir possuir tal residência apenas para não passar pelas filas de espera do Brasil, pratica-se um erro gravíssimo.

O argumento do município, ainda que tenha sido emitido, está aberto a recursos, que muito provavelmente devem ser interpostos pelos advogados das partes.

Segundo Luigi Spadone, um oficial responsável pelo serviço demográfico italiano:

“Um dos pilares foi a falta do elemento subjetivo da residência, que é o desejo de morar permanentemente em território italiano e não ficar alojado apenas o tempo necessário para obter a cidadania”, explica Spadone.

Esse caso, como dissemos mais acima, é um dos muitos que acabam por ocorrer semana após semana, mês após mês. Mas, o que você acha sobre isso? Imagina que essa regra deveria ser modificada em prol dos pleiteantes da cidadania italiana? Conta pra gente o seu ponto de vista que nós queremos saber!

NÃO CORRA RISCOS, CONTE COM NOSSA ASSESSORIA

Um dos incontestáveis lados positivos de contar com uma assessoria no reconhecimento da cidadania é a certeza de que todo seu processo está nas mãos de profissionais que sabem exatamente o que fazer e como seguir todos os passos burocráticos do consulado.

Nós aqui da Cidadania4u podemos te prestar um acompanhamento completo de todo o seu processo, te dando a certeza de que seus documentos estão de acordo com as solicitações administrativas da Itália, assim como, que todos os prazos estão sendo seguidos à risca.

Fale com nossos atendentes no contato@cidadania4u.com.br e receba um orçamento detalhado em seu e-mail. Não esqueça de detalhar ao máximo sua situação para que saibamos exatamente o que é necessário, ok? 😀

Aguardamos o seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!