Hoje em dia muitas pessoas têm o desejo de reconhecer sua dupla cidadania de maneira descomplicada e segura. Por conta disso, muitos acabam tendo o interesse de realizar o processo direto na Itália, por achar que vai ser menos burocrático e mais rápido.

Porém, fazer sua cidadania na Itália pode ser um mau negócio.

Entenda porque fazer sua cidadania italiana na Itália pode ser um mau negócio

O processo de cidadania feito diretamente da Itália é muito tentador, pois leva apenas uma fração do tempo comparado aos consulados do Brasil. Porém, precisamos te informar que, para reconhecer sua cidadania pela via administrativa na Itália, você precisa morar lá!

Infelizmente, não é possível realizar esse serviço caso esteja somente a passeio pelo país ou tenha viajado para fazer exclusivamente o processo, pois isso é completamente contra a lei.

Art. 7.

  1. Ai sensi  dell’articolo  5,  la  cittadinanza  si  acquista  con decreto  del  Ministro  dell’interno,  a  istanza   dell’interessato, presentata al sindaco del  comune  di  residenza  o  alla  competente autorita’ consolare.

Traduzindo…

Art. 7º.   

  1. De acordo com o artigo 5, a cidadania é adquirida com decreto do Ministro do Interior, a pedido do interessado, apresentado ao prefeito do município de residência ou à competente autoridade consular.”

Você precisa ter uma residência fixa no país para conseguir reconhecer sua cidadania na Itália dentro da lei.

Durante a apresentação dos documentos para seu processo, você precisa apresentar um comprovante de residência italiano. Depois de mostrar o comprovante, o Vigile, uma espécie de fiscal, visitará para verificar se você de fato mora naquele local… alguns olham se tem o seu nome no interfone e vão embora, outros entram e procuram por malas e outros itens que comprovem que você está ali somente de passagem.

Ou seja, para fazer o processo diretamente no país dos seus antecedentes, você precisa mesmo se mudar para a Itália

Além de precisar ter uma residência na Itália, você ainda corre o risco de perder sua cidadania por conta de esquemas ilegais!

Confira algumas notícias com casos de fraudes em cidadania italiana: 

Matéria do G1

Matéria da Uol

Mesmo que você não participe diretamente do esquema, infelizmente isso pode te afetar. Pela grande quantidade de pessoas, mesmo que sem querer, nesses esquemas, é muito difícil comprovar quem realmente está envolvido. Por isso, o governo italiano prefere cancelar todos os pedidos de reconhecimento de cidadania dentro do período no qual a fraude aconteceu, e isso acaba colocando o seu processo em risco também.

Ao escolher fazer o processo diretamente na Itália sem o interesse real de morar lá, você pode estar se submetendo a uma série de riscos. E ainda investindo seu tempo e colocando sua família em uma situação de estresse, para perder tudo no final. Isso tudo sem falar em todos os gastos com documentação, mudança e custo de vida em Euro!

Por isso é muito importante encontrar uma assessoria que faça seu processo do Brasil, de maneira segura e transparente. E é por esse motivo que a Cidadania4u existe! Conte com a gente para não cair em mãos erradas e perder dinheiro com riscos e processos ilegais!