Sim, isso mesmo que você leu: Portugal é considerado o país mais seguro de toda a União Europeia, e o terceiro mais seguro de todo o mundo, ficando atrás apenas da Islândia e da Nova Zelândia.

Se você já visitou o país, certamente percebeu isso em suas caminhadas pelas ruas portuguesas, e é exatamente por essa sensação e por alguns outros indicativos que o Índice Global da Paz desse ano de 2020 (ou o GPI 2020) colocou Portugal em terceiro lugar na lista de países mais seguros do mundo.

Uma escalada surpreendente, uma vez que 6 anos atrás, Portugal estava em décimo oitavo lugar. No texto abaixo, confira mais detalhes a respeito dessa informação, e como Portugal conseguiu chegar nessa colocação!

UM PAÍS CADA VEZ MAIS SEGURO

Escalando 15 colocações em meia década, Portugal hoje é um dos países mais seguros do mundo, graças a uma administração interna consciente, que tem dado atenção à segurança e diminuindo a criminalidade no país, assim como garantindo a inclusão de famílias mais periféricas à trama social.

Em nota oficial, o Ministério da Administração Interna comentou: “Os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade, e consequentemente, a subida gradual e consolidada nesse ranking”.

De acordo ainda com a Economist Intelligence Unit, a pontuação de cada país vem de diversos fatores (23 para sermos mais exatos), que vão desde a segurança à militarização, quantidade de conflitos internos e externos, índices de criminalidade, crimes agressivos e assim por diante.

PORTUGAL SE TORNANDO MAIS SEGURO NUM MUNDO MAIS PERIGOSO

vista de Portugal
Foto por Ricardo Resende em Unsplash

De acordo com a mesma pesquisa, o mundo se tornou um local menos seguro pela nona vez recorrente nos últimos 12 anos. Ainda que o clima de segurança tenha melhorado em 81 países, em 80 deles piorou, e de uma forma a puxar a balança mais para o lado da insegurança.

Isso traz diversos questionamentos, quer seja para debates como a da criminalização de atos infracionais de menor potencial ofensivo, legalização do uso de armamento pela população civil e muitos outros pontos.

Talvez, tendo em vista a forma que Portugal tem se tornado um país cada vez mais seguro, devêssemos nos inspirar em nossos ancestrais, e refletir um pouco da atitude deles em nossos dias. Dando valor, então, aos ensinamentos de nossos ancestrais que vieram aqui para o Brasil fugindo dos perigos das guerras na Europa, e buscando novas oportunidades para os descendentes (tal qual nós fazemos hoje, ao procurar emigrar para países melhores).

MAIS E MAIS IMIGRANTES CHEGANDO EM PORTUGAL

E é com a promessa de encontrar um país melhor para se viver que muitos brasileiros estão fazendo o roteiro contrário das grandes navegações, voltando ao continente antigo.

Em verdade, Portugal tem se tornado um dos principais países para brasileiros que querem morar fora. Infindos são os motivos. Afinal de contas, além da segurança e da altíssima qualidade de vida, nós brasileiros ainda temos proximidade da língua, e em Portugal, contamos com uma temperatura bem parecida com diversas partes do Brasil.

VOCÊ É DESCENDENTE DE PORTUGUESES?

Se você é descendente de portugueses, você pode não somente tentar reproduzir algumas das atitudes de seus ancestrais, como também poderá reconhecer sua cidadania, se tornando um cidadão europeu!

Com a facilitação e maior acessibilidade do processo, hoje você pode começar o seu processo de reconhecimento da dupla cidadania de uma maneira muito mais célere e descomplicada.

Quer entender mais sobre isso? Fale conosco e entenda mais a respeito do processo de reconhecimento de cidadania portuguesa.