Todo cidadão italiano já ouviu a palavra AIRE ao menos uma vez na vida. Muitos dos oriundi, ainda que não tenham reconhecido sua cidadania também. Mas afinal, o que é esse documento? Nesse texto falaremos um pouco sobre esse instituto que foi criado pela Lei nº 470 de Outubro de 1988! (:

O Cadastro que também é conhecido como Anagrafedegli Italiani Residentiall’ Estero, ou simplesmente, Cadastro de Italianos Residentes no Exterior. A partir de sua criação em 1988, todo cidadão italiano que residia ou pretendia residir fora do país, deveria dirigir-se a um consulado com toda a documentação exigida para protocolar seu cadastro.

Caso contrário, uma pena seria aplicada: o comprometimento de sua condição de cidadão italiano e privação de alguns direitos e deveres civis. Mas, ainda que, de certa forma, o AIRE tenha sido descrito aos italianos, não necessariamente fora explicado em sede de sua funcionalidade ou exigibilidade. Falemos sobre isso aqui abaixo.

TUDO SOBRE O AIRE

Em resumo, toda Comune e consulados italianos espalhados por todo o planeta possuem um setor de Uffício Anagrafe. Este é o setor responsável por registrar todos os passos do cidadão italiano, desde o seu nascimento até seu óbito, analisando dados pessoais e profissionais como nome, endereço, profissão, nível educacional e mais.

Esse aglomerado de informações permitem ao consulado italiano que defina o perfil populacional, o que possibilita a implementação de programas, concessão de benefícios, definição de prioridades, e muitas outras ações que dependem exclusivamente de um registro atualizado da população.

QUEM PRECISA SE REGISTRAR NO AIRE?

São obrigados a fazer o cadastro do AIRE todo e qualquer cidadão que resida ou pretenda residir fora da Itália. Quer seja ele profissional que devido às suas funções necessite fixar residência por mais de um ano em território estrangeiro ou mesmo indivíduos que residam fora do país quando houver alguma modificação em seus registros familiares, como casamento, nascimento de filhos, divórcio, adoção e outras situações semelhantes.

Se registrando, a obrigação de manter o cadastro atualizado se mantém até o momento que a pessoa passe a morar na Itália!

O QUE PRECISO NOTIFICAR O ESCRITÓRIO CONSULAR?

Aqui abaixo vamos esclarecer quais pontos de sua vida cível ensejam atualização de AIRE:

  • Transferência de residência ou moradia;
  • Mudança de estado civil de qualquer transcrição na Itália de atos estrangeiros (quer seja nascimento, casamento, divórcio, morte e afins);

Deverá também notificar imediatamente o escritório consular caso deseje voltar definitivamente para a Itália.

ESTEJA SEMPRE COM SEU AIRE EM DIA

Estar com o AIRE em dia significa poder votar e ser votado nas eleições, emitir e renovar seus documentos de identidade e viagem, assim como renovar a carteira de motorista italiana e outros direitos cíveis. Está com algum dado de seu cadastro desatualizado? Converse com nossa equipe da Cidadania4u e analisaremos seu caso!

Qualquer que seja o serviço burocrático relacionado aos Consulados Italianos e no lidar com as Comunes pode ser facilmente resolvido com um contato para com nossa empresa! Estamos esperando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br (:

Nos falamos em breve!