Se você tem dupla cidadania italiana, e tem uma viagem marcada para o território americano, pode estar se perguntando se precisa do visto americano para entrar no país. Sendo essa uma dúvida recorrente, nós aqui da Cidadania4u resolvemos saná-la de uma vez por todas.

Caso você seja brasileiro e deseje visitar os Estados Unidos, por qualquer motivo que seja, deverá estar com seu visto americano em mãos. Turismo, trabalho ou estudo – todas essas razões de viagem exigem a apresentação de visto de turista aos brasileiros, mas não aos italianos.

Por isso, se você tem dupla cidadania italiana, não precisa de visto americano para entrar nos Estados Unidos. Isso porque a Itália se enquadra no rol de países que não solicitam visto, o VWP. Entenda mais logo abaixo.

SE VOCÊ É CIDADÃO ITALIANO NÃO PRECISA DE VISTO AMERICANO

Um dos benefícios de ser italiano é que, quem tem dupla cidadania não precisa de visto americano, e pode entrar livremente nos EUA. Essa é uma exceção bem específica – apenas 38 países no mundo gozam disso. O VWP, como falamos mais acima, é o Visa Waiver Program, ou, Programa de Isenção de Vistos.

ESTA VISTO PARA QUEM TEM DUPLA CIDADANIA ITALIANA

Na entrada nos Estados Unidos, entretanto, você precisa apresentar o ESTA, que é um documento de pré-autorização para viagem que fica pronto em meras 72 horas, e tem validade de 2 anos. Já falamos mais detalhadamente aqui no blog sobre os requisitos para conseguir esse documento. Você pode conferir o texto clicando aqui!

Além do ESTA, outros requisitos como – passagem de volta dentro de 90 dias, comprovante de reserva em hotel ou convite de um cidadão americano – podem ser solicitados no momento da imigração, ok? É importante ter isso em mente para que você não tenha surpresas quando chegar lá!

Caso você esteja interessado em fazer negócios, ou mesmo assumir uma vaga de emprego, ainda que temporária, realizar cursos, intercâmbios etc., pode ser necessário apresentar um documento específico, como qualquer outra pessoa em teor de imigração.

Lembramos, quem tem dupla cidadania italiana não precisa de visto americano para viagens de curta duração, mas é importante ter em mente que viagens que têm por foco a mudança ou realocação familiar, necessitam de uma atenção especial. Falamos exatamente sobre isso logo abaixo: confira só (;

E SE VOCÊ QUISER MORAR NOS ESTADOS UNIDOS – COMO FAZER?

Bem, nesse caso existe um processo bem simples e facilitado para descendentes de italianos. Estamos falando do E-2 um misto de visto americano com cidadania italiana. Uma vez que, esse visto americano é para cidadãos italianos que investem em território estadunidense.

A facilidade de conseguir o E-2 é concedida aos cidadãos italianos por conta de uma parceria entre o governo italiano e o governo americano. Com validade de 5 anos, esse visto de permanência se estende para a família do cidadão italiano (e por família, queremos falar da célula cônjuge e filhos, ok?).

Além do prazo poder ser ampliado indefinidamente, o E-2 ainda tem outro grande diferencial, quando comparado ao outro visto de residência e empreendimento nos EUA (que seria o E-5). Uma vez que, o E-5 tem um valor bem maior de investimento requerido, enquanto o E-2, o valor é bem menor.

Em alguns casos, para conseguir o E-2 o investimento para abrir o negócio precisa ser de apenas US $ 100.000.

Portanto, já pode começar a pensar nas ideias de negócios para abrir nos EUA, planejar-se financeiramente e partir para viver seu sonho americano uma vez que esteja com a sua cidadania italiana reconhecida.

Se te inspira, saiba que existem diversas famílias brasileiras com dupla cidadania americana investindo em solo estadunidense. Só em 2018, foram emitidos mais de 41.000 vistos E-2. O seu pode ser um deles!

TEM ALGUMA DÚVIDA? FALA COM A GENTE!

Se você tem mais alguma dúvida sobre essas questões que orbitam a dupla cidadania italiana, os respectivos benefícios e assim por diante, saiba que nossos profissionais estão no contato@cidadania4u.com.br esperando o seu contato para sanar todas as suas perguntas!

Lembre-se sempre que se você não tiver o seu AIRE e Registro Civil atualizados, você não conseguirá emitir o seu passaporte italiano, sendo assim, caso mude de endereço, estado civil ou tenha filhos, você deverá atualizar os seus dados.

Se você ainda não tem sua cidadania italiana, agora que sabe que brasileiro com cidadania italiana não precisa de visto americano, deve estar se coçando para iniciar seu processo, certo? Não precisa ficar nessa inquietação. Manda um e-mail e fala com a gente! Um grande abraço e até mais 😀