O programa chamado de “Renda Italiana”, foi celebrado pelo antigo governo da Itália, de Matteo Salvini, o ultranacionalista da Liga. Esse projeto prevê o pagamento de um benefício mensal para os cidadãos italianos de baixa renda ou desempregados. Hoje mais de 1 milhão de famílias já estão nesse projeto, e os índices de pobreza no país estão caindo imensamente.

O programa compreende as famílias que possuem uma renda menor que 12,6 mil euros por ano, ou 6 mil euros no caso de pessoas solteiras. Os interessados não podem ter patrimônio imobiliário – com exceção de uma casa própria, que não pode ser superior a 30 mil euros.

O pleiteante também não poderá ter mais que 6 mil euros em saldo no banco. Caso a família seja numerosa, é permitido ter até 10 mil euros guardados. É possível usufruir desse benefício por até 18 meses, podendo esse período ser renovado após uma pausa de um mês.

BRASILEIROS COM DUPLA CIDADANIA ITALIANA TAMBÉM PODEM USUFRUIR DA RENDA ITALIANA

Se você é brasileiro e reconheceu sua cidadania italiana, é possível usufruir desse mesmo programa. Enquanto beneficiário, se é inscrito em uma plataforma de empregos, e ofertas de emprego devem ocorrer dentro de um período de 12 meses, sendo estes em um raio de 100 quilômetros da residência.

Também existe a possibilidade de uma segunda oferta acontecer em um raio de 250 quilômetros, e por fim, a terceira oferta pode ser de qualquer ponto da Itália. Caso todas as três propostas sejam rejeitadas, o benefício é perdido.

A quantia mínima que se recebe mensalmente é de 500 euros por família, e no máximo, 1050 euros. Desde o início do projeto, de acordo com o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) foram aceitos 900.283 pedidos do Programa Renda de Cidadania. A Aposentadoria de Cidadania, que é a versão do programa para idosos, teve outros 120.327 aceites.

Com isso, vemos que o governo italiano está beneficiando mais de 1 milhão de pessoas no momento, frente a uma demanda de 1,5 milhão, são apenas 500 mil pessoas que foram negadas.

Num total, 4% das famílias de toda a Itália estão sendo beneficiadas!

GOVERNO ITALIANO MOSTRANDO QUE SE PREOCUPA COM SEU POVO

Essa medida é a prova que o Governo da Itália se preocupa imensamente com o seu povo, e está disposto a ajudar sua população a superar os problemas econômicos que possa vir a sofrer.

Afinal de contas, um bom governo é aquele que olha para a sua população, e sabe que sem ela, ele não existe. Orgulhemo-nos da Itália, e prezemos pelo seu desenvolvimento. Se você ainda não reconheceu sua cidadania italiana, as raízes de sua família e sua ancestralidade, fale conosco aqui da Cidadania4u e aproveite todos os benefícios de ser um cidadão europeu reconhecido.

Nossa equipe está esperando o seu contato no nosso e-mail: contato@cidadania4u.com.br! Pode tirar todas as suas dúvidas sobre a cidadania italiana e saber mais detalhes sobre como a nossa assessoria funciona!

Aguardamos o seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais!